Bagé / RS, Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Executivo garante legalidade de contratos em entrevista coletiva

O salão nobre da Prefeitura de Bagé ficou lotado, na tarde de ontem, em razão da entrevista coletiva concedida pelo prefeito, Divaldo Lara, além do procurador-geral do município, Heitor Gularte, e do secretário interino da pasta de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Nael Abd Ali, relativos aos contratos investigados pelo Ministério Público estadual, que foram alvo, na terça-feira, da operação Factotum, que apreendeu documentos e eletrônicos pertencentes à municipalidade, além de afastar por 180 dias os titulares das pastas de Economia, Finanças e Recursos Humanos (Sefir) e Semapa. A coletiva teve duração aproximada de 40 minutos.
No ato, Lara foi taxativo ao declarar que a prefeitura está à disposição da Justiça para esclarecimentos, e afirmou não ser conivente com mau uso dos recursos públicos, além de comentar que a ação teria sido orquestrada por denúncias com clara motivação política e partidária de governos anteriores. Por sua vez, Gularte comentou que a investigação restringiu-se à apreensão de documentos: “A operação não tinha um alvo e destaca-se que não se apontou nenhuma lesão ao erário. Não há problema nenhum na liberação de documentos. Várias vezes nos foram solicitados documentos e a procuradoria acolheu. É de livre acesso”, frisou.
Lara iniciou a apresentação com a exposição de slides relacionados aos processos de contratação de empresas para prestação de serviços de coleta e transporte de lixo em Bagé. “Tudo aquilo aconteceu para levantar documentos, que estão à disposição da população. Conforme certidão fazendária, não existe pagamento em duplicidade para nenhuma das três empresas”, afirmou. Será também realizada auditoria nos três contratos apontados como suspeitos de irregularidades pelo MP. Em relação às empresas, Lara esclareceu que das três que foram alvo da apuração, somente duas possuem contratos vigentes e um dos vínculos é datado de 2016 – limpeza de postos de saúde, avaliado em R$ 13 mil mensais. “Todas essas denúncias são requentadas e foram respondidas pela Procuradoria Jurídica ao Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público local e do Estado”, pontuou. 
 
Ações e denúncia de cartel

Lara  comentou que o regime emergencial de contratação para os serviços sob investigação são heranças da administração anterior, que teve processo licitatório barrado pelo TCE. “No período em que estamos na administração, por três vezes nós publicamos licitações e fomos impedidos por ações movidas por empresas ligadas ao cartel do lixo do Rio Grande do Sul”, argumentou. Chamado pelo prefeito, o interino da Semapa declarou: “Enfrentamos um cartel de empresas que estão ligadas à firma que prestava o serviço anteriormente em Bagé, que atuam como ‘laranjas’”, afirmou.
 
Questionamentos
 
As denúncias que desencadearam a ação do MP em Bagé, de acordo com Lara, foram motivadas por denúncias anônimas com viés político e partidário. O gestor informou que a Semapa e a Sefir serão comandadas, interinamente, por Nael Abd Ali e Cristiano Nunes Ferraz, respectivamente. À Justiça, Lara expressou: “Todos os meus sigilos, seja telefônico ou bancário, estão à disposição e também de todos os secretários”. Desde que a atual gestão assumiu o Executivo, conforme exposto, foram abertos 62 processos contra o município, e, para o prefeito, a “grande maioria possui motivação política de adversários que, ao perderem as eleições, levam informações caluniosas. Governar é solucionar problemas antigos e contrariar interesses antigos. Uma raiz de 16 anos não sai da administração pública com pouca força”.
Com a suspensão dos contratos do lixo via MP, Lara confirmou que, em até 28 dias, será divulgada a nova empresa que vai assumir a coleta em Bagé. Por sua vez, Ali explicou que as impugnações dos processos licitatórios aconteceram devido à natureza complexa da operação, na qual as empresas concorrentes se concentram nas especificidades para forçar a obstrução. Ao encerrar, Lara enfatizou: "Estamos prontos para dar continuidade aos projetos e conquistas destes 20 meses de governo”.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 11/10/2018 | Geral

  • Bagé, Terça-feira 11 de Outubro

    Sábados Azuis é transferido para o dia 3 de novembro

    Em virtude da possibilidade de mau tempo e pela realização já programada de outros eventos na mesma data, o programa Sábados Azuis, que aconteceria neste dia 13, foi transferido para o dia 3 de novembro. De acordo com o titular da pasta, Bayard...

  • Bagé, Terça-feira 11 de Outubro

    Associação e Sindicato Rural repassa acervo histórico para Arquivo Público

    Em solenidade realizada, na manhã de ontem, no Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda, o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Moglia, fez a entrega do acervo da instituição contendo documentos, livros e troféus,...

  • Bagé, Terça-feira 11 de Outubro

    Centro histórico destaca programação da Semana de Santa Thereza

    Começou, ontem, a programação da 10ª edição da Semana de Santa Thereza. Uma sessão de cinema reuniu estudantes da E.M.E.I. Ana Móglia e da E.M.E.F. Fued Kalil. Hoje, ocorre a bênção das crianças, com a participação de alunos da escola Ana Móglia....

  • Bagé, Terça-feira 11 de Outubro

    Sesc/Bagé divulga programação da 21ª Feira do Livro

    Com uma semana e 13 horas diárias de atividades, a 21ª edição da Feira do Livro, de 7 a 11 de novembro, está confirmada com várias atrações. Neste ano, o evento tem um novo local: o largo do Centro Administrativo. Os detalhes foram apresentados à...

  • Bagé, Terça-feira 11 de Outubro

    Quinto polo regional do CRPRS começa a funcionar no município

    O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) inaugurou, no sábado, mais um polo regional, dentro da política de descentralização proposta pela entidade. O polo Bagé, que congrega profissionais da Psicologia de toda a região da...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

RADIALISTA João Roberto Vasconcellos (leia-se  rádio Upacaraí – Dom Pedrito) promete presença na homenagem que o Imba fará ao “decano”dos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.