Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Planetário da Unipampa comemora um ano de intensa programação

Amanhã, o planetário da Universidade Federal do Pampa comemora seu primeiro ano com sessões abertas. Isso às 14h, às 15h e às 16h. A estrutura foi entregue à comunidade no dia 18 de agosto de 2017, mas foi no primeiro dia da primavera, 21 de setembro, que ocorreu a programação oficial de abertura das atividades. O professor e coordenador do projeto Astronomia para Todos, Guilherme Marranghello, comenta que os primeiros meses do espaço foram para experimentação. A programação se estendeu, em 2017, até novembro. "Foi o período para verificar se nossos planos para este espaço estavam adequados. Recebemos escolas, fizemos visitas abertas para toda a comunidade bageense, palestras, noites de observação", explicou. E foram muitas as visitas, sobretudo as escolares: "Nossas expectativas foram amplamente alcançadas. Os professores e professoras têm nos procurado para trazer as turmas. Recebemos visitas, inclusive, de outras cidades, como Dom Pedrito, Candiota, Hulha Negra e até Livramento".
Ele comenta que, no ano passado, o planetário estava abertos também aos finais de semana. Porém, não houve uma grande procura. "Então, decidimos abri-lo apenas um final de semana por mês em 2018. O resultado é que, como pudemos investir mais na divulgação dessas atividades, o público tem, quase sempre, lotado a sessão de sábado; e, como nosso lema é astronomia para todos, quando a sessão lota, fazemos uma extra, para ninguém ficar de fora".
Atualmente, a equipe do planetário conta com três servidores da Unipampa. Também com 10 alunos de diversos cursos da instituição de ensino superior. "Todos com bolsas, que atuam como monitores e planetaristas", completa Marranghello. Ele também comenta sobre como ocorre o agendamento para visitações e a recepção. Também elucida como os conteúdos são adaptados. "As turmas agendam uma visita por meio do nosso site porteiras.s.unipampa.edu.br/planetario e, no dia marcado, são recebidos por nossa equipe, que apresenta uma sessão, previamente combinada com a professora responsável pela turma. Essa sessão pode falar sobre o sistema solar, sobre a lua ou sobre o universo. Pode ser para crianças da pré-escola, do fundamental, médio, EJA ou algum grupo específico, como já temos atendido, tais como de apoio social e idosos", pondera. "Após a sessão, temos uma área de exposição, onde são apresentados alguns experimentos, histórias e cartazes", acrescenta.

Números impressionam
Marranghello garante que, por semana, em média, são atendidas sete escolas. Mas há períodos em que esse número chega a uma dezena. "O que resulta em cerca de 10 mil visitantes por ano", detalha. A essa conta também são consideradas as visitas de professores, que passam por formação no espaço. "Aliás, temos realizado constantemente, em parceria com a Secretaria de Educação do município, e isso desde 2009, quando iniciamos as atividades do projeto Astronomia para Todos", informa.
No final de julho, a equipe do planetário, junto a professores do município, viajou até Londrina, no Paraná, em um ônibus fretado pela Unipampa, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da instituição, para participar da quinta edição do Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, um evento voltado para o estudo e troca de experiências sobre o ensino da Astronomia na sala de aula. "Fomos 26 participantes do município, mostrando o quanto os professores têm aderido a essa ideia, que é parte integrante do currículo escolar, e está fortemente inserida nos documentos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)", avalia.
Marranghello ainda comenta que, em tal oportunidade, apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Bagé. "E foi muito elogiado. Um trabalho voltado para as escolas da região, que é feito com muito amor e dedicação, porque acreditamos que é por meio da educação que podemos mudar a situação de muitas pessoas", pondera. Por fim, o professor lembra que o projeto Astronomia para Todos já atendeu mais de 50 mil pessoas. Ele propõe uma reflexão: "Será que já não atendemos a 15 jovens que decidiram se dedicar mais aos estudos porque sonham em ser astronautas, engenheiros ou cientistas?". E enfatiza: "O planetário trouxe um universo de possibilidades para os jovens de Bagé e região".  

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 20/09/2018 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 20 de Setembro

    Hospital garante manutenção da filantropia até dezembro de 2021

    Foi publicada, na edição de ontem do Diário Oficial da União, renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) pela prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Santa Casa de Caridade de Bagé. Com isso, a...

  • Bagé, Segunda-feira 20 de Setembro

    Desfile Farroupilha deve mobilizar mais de mil cavalarianos

    O ápice dos Festejos Farroupilhas é o tradicional desfile de 20 de setembro, previsto para hoje. A programação inicia às 9h30min, na avenida Sete de Setembro, com apresentação da escola Cavalinho de Pau. Às 10h, é a vez do Pelotão Mirim da...

  • Bagé, Segunda-feira 20 de Setembro

    Executivo obtém liminar e reduz índice de despesa com gastos de pessoal

    Conforme a assessoria de comunicação do Executivo, em texto encaminhado ontem à tarde,  a Procuradoria-Geral do município, com a Secretaria da Fazenda, obteve importante vitória com a concessão de liminar por parte do conselheiro Estilac...

  • Bagé, Segunda-feira 20 de Setembro

    Prazo para cadastro para moradias encerra no município

    Encerrou, ontem, o prazo para cadastramento de famílias que buscavam participar do sorteio de 1164 unidades habitacionais que estão sendo construídas em Bagé. A viabilização de residências ocorre por meio do programa Minha Casa, Minha Vida do...

  • Bagé, Segunda-feira 20 de Setembro

    Manutenção em reservatório poderá afetar abastecimento

    Amanhã, será realizada manutenção no reservatório do bairro São Martim. O serviço faz parte da programação de limpeza rotineira realizada pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). As caixas, que fazem parte do sistema público...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.