Bagé / RS, Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Folha Sabores | Caderno: Folha Sabores

Cardápio farroupilha

Confira abaixo uma receita muito saborosa de "vaca atolada” e, para a sobremesa, uma receita de ambrosia.
Bom apetite!

Vaca atolada
A receita é muito conhecida na culinária gaúcha e catarinense. No entanto, a origem desse prato possui diversas versões e nenhuma delas é reconhecida como “oficial”, mas toda chegam a um ponto em comum. Acredita-se que a receita é tradicionalmente feita com costelas de boi, por se tratar de carne que não era aproveitada para compor a comida dos viajantes e nem servia para fazer o charque ou carne seca. Também se tem a ideia de que era uma comida preparada após o abate do gado, cozinhando as costelas e sua gordura com pedaços de aipim e cebolas.

Ingredientes
2 kg de costela de boi bem carnudas
2 kg de aipim descascado
500 g de cebola em cubos
500 g de tomate sem sementes em cubos
200 g de pimentão em cubos
20 g páprica doce
20 g de alho picado
1 maço de cheiro verde picado
Coentro picado (a gosto)
100 g manteiga temperada ( faça uma mistura de manteiga com orégano, manjerona e manjericão)
Sal
3 folhas de louro

Preparo

Cozinhe o aipim, amasse levemente e reserve. Ferva a costela para tirar o excesso de gordura junto com as folhas de louro. Retire as crostas que irão ficar por cima da água (não ferva por muito tempo). Refogue a manteiga temperada com a cebola, o tomate, o pimentão e o alho. Junte a páprica doce e a costela.
Cubra com água e pouco sal. Cozinhe na panela de pressão por cerca de 30 minutos até a carne da costela desgrudar do osso. Adicione o aipim e ferva até estar um creme grosso.Tempere com pimenta-do-reino, coentro, cheiro verde e corrija o sal. Sirva quente.

Ambrosia

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1/2 litro de leite
4 ovos
Canela-da-china em pó para polvilhar

Feitura
Em uma panela de fundo largo, dilua o leite condensado no leite e leve para ferver. Enquanto isso, bata as claras em neve e acrescente as gemas uma a uma. Acrescente ao leite e deixe cozinhar. Quando você perceber que a parte de baixo está firme, corte em pedaços com a ajuda de uma escumadeira e vire para que cozinhe dos dois lados. Desligue o fogo e coloque numa compoteira com tampa, decorando com canela em pó.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 15/09/2018 |

  • Bagé, Terça-feira 15 de Setembro

    Outros pratos de dar água na boca...

    Para se inspirar na hora de reunir a família e os amigos naquele almoço ou jantar no feriado farroupilha. Arroz de carreteiro Popularmente conhecido como “carreteiro”, é um dos mais populares pratos do Rio Grande do Sul. Surgiu quando os...

  • Bagé, Terça-feira 15 de Setembro

    Comida tipicamente gaúcha

    Por pensar em toda a tradição que envolve os gaúchos, com a proximidade do aniversário da Revolução Farroupilha, em 20 de setembro, o Sabores apresenta duas receitas típicas do Estado. 

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

NA PROVA DE REDAÇÃO da FUVEST – Fundação Universitária para o vestibular –  USP, dia 6 de janeiro, a redação trouxe o seguinte tema: “De que...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.