Bagé / RS, Domingo, 23 de Setembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Secretaria inicia ação para combater carrapatos

Em espaços públicos

Pulverização em áreas da Praça da Estação
Pulverização em áreas da Praça da Estação
Crédito: Patrícia Leal/ Especial FS

A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência iniciou, ontem, o trabalho de pulverização nas praças de Bagé, para combater carrapatos que estavam se proliferando nesses espaços públicos. A ação foi acompanhada pelo secretário Mário Mena Kalil.    Nos últimos dias, em virtude das temperaturas mais quentes, algumas praças da cidade tiveram a incidência de carrapatos e, com isso, houve reclamação por parte da população. Logo que tomou conhecimento da situação, Kalil solicitou a compra imediata de produtos de combate ao ácaro para realizar a aplicação do produto de forma ágil.    Com a presença também de técnico e veterinário, foram realizadas dosagens seguras no solo com aplicação correta (como distância e verificação do vento) de carrapaticida à base de cipermetrina associado a organofosfato; nos animais de rua foi colocado fipromil.  O veterinário Mário Pokulat informa que os carrapatos se alimentam do sangue dos animais e, após caírem, colocam cerca de três mil ovos. A infestação ocorreu dessa forma.   Mostras também foram coletadas para serem analisadas na Secretaria de Saúde do Estado para verificação de doenças como febre maculosa. Conforme o secretário: “Trabalhamos de forma ágil para resolver a situação. Assim que fomos notificados e informados do problema, realizamos a compra dos produtos e já estamos realizando a pulverização, por meio da Vigilância Sanitária”.  A vigilância solicita que os locais que receberem pulverização não sejam utilizados pelo público pelo período de 24h após a aplicação, principalmente os bancos. As próximas praças a receberem o carrapaticida serão: das Carretas, Catedral, Silveira Martins, Carlos Gomes e Esporte.   

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 14/09/2018 | Geral

  • Bagé, Domingo 14 de Setembro

    Chama crioula abre Festejos Farroupilhas

    Dezessete cavalarianos tiveram a missão de buscar, em São Gabriel, a centelha da chama crioula, um dos principais símbolos da Semana Farroupilha. Após 13 dias e 353,1 quilômetros, a Associação de Cavalarianos da Rainha da Fronteira, liderada por...

  • Bagé, Domingo 14 de Setembro

    Prefeitura efetua, hoje, pagamento de parcela de dívida milionária em dólar

    Vence, amanhã, uma parcela superior há R$ 1 milhão da dívida contraída na gestão do Partido dos Trabalhadores no município. Conforme a Coordenadoria de Comunicação, o empréstimo aconteceu em 2008, no último ano de mandato do ex-prefeito Luiz...

  • Bagé, Domingo 14 de Setembro

    Novena da Conquistadora começa no Dia do Gaúcho

    Os preparativos para maior festa católica da diocese de Bagé – a Romaria de Nossa Senhora Conquista -, já movimentam voluntários no santuário de mesmo nome. Nos três dias que antecedem o evento do dia 30 de setembro, em torno de 150 pessoas estão...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.