Bagé / RS, Domingo, 23 de Setembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Chama crioula abre Festejos Farroupilhas

Dezessete cavalarianos tiveram a missão de buscar, em São Gabriel, a centelha da chama crioula, um dos principais símbolos da Semana Farroupilha. Após 13 dias e 353,1 quilômetros, a Associação de Cavalarianos da Rainha da Fronteira, liderada por Mirabeau dos Santos, chegou ao galpão de eventos do Parque do Gaúcho, ontem à tarde, por volta das 17h20min. Para recepcionar os integrantes, a prefeitura realizou uma cerimônia que marcou a abertura dos festejos, que se encerram na quinta-feira que vem, com o tradicional desfile na avenida Sete de Setembro. Ao todo, 51 entidades tradicionalistas participaram do ato e levaram com elas uma “parte” da chama e o compromisso de honrar as tradições gaúchas.
Para muitos, o culto aos costumes antigos é uma virtude. No caso do Grupo Tradicionalista Carlos Coradini, a tradição proporcionou a aproximação entre trabalhadores. Acontece que um grupo de aproximadamente 20 funcionários da Coradini Alimentos decidiu, em 2017, refundar um piquete, constituído, exclusivamente, por trabalhadores da empresa. “O piquete estava fechado há 10 anos. Este é o segundo ano em que participamos da busca da chama. A empresa funciona 24 horas. Por isso, há funcionários para diferentes turnos. Têm muitos que nem acabavam se conhecendo. Então, decidimos, além de cultuar as tradições, aproximar esses funcionários. Apresentamos a ideia para os diretores e eles autorizaram”, conta o capataz e tesoureiro do piquete, Carlos Barbosa.
Outro aspecto valorizado por quem cultiva as tradições é o legado familiar. Filho do capataz do CTG Pampa e Minuano, Murilo dos Santos, 18 anos, foi o responsável por buscar uma centelha da chama crioula. “Este é o quarto ano seguido que fico encarregado de buscar. Há cinco, faço parte do CTG. Para mim, a tradição gaúcha é tudo de bom e que há valor. A gente vive o tradicionalismo e, para mim, é seguir o caminho da minha família”, enfatiza.

Integração com a sociedade

Responsável por presidir a comissão especial dos Festejos Farroupilhas, o coordenador do Parque do Gaúcho, Orsay Azambuja (Xiru), comemora o trabalho desempenhado pela organização da Semana Farroupilha. No ato de ontem à tarde, destaque para o momento em que os cavalarianos e o general Ramires, responsável pela 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, unificaram a chama crioula e a chama da pátria. “Esta ação simboliza a paz. Neste ano, não podíamos deixar de homenagear Paixão Côrtes, por ter sido o precursor do movimento, e Diogo Madruga Duarte, tradicionalista que nos deixou, em 2018, e que sempre esteve envolvido no segmento”, ressalta.
Neste ano, Xiru relata que o Parque do Gaúcho desenvolverá atividades em parceria com  a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), comandada por Adriana Lara. O diferencial desta edição dos festejos é que as escolas irão até o parque. “Queremos que os alunos da rede municipal tenham contato com as tradições, os costumes, as lidas do campo, sobre como funciona tudo isso”, afirma.
Essa integração e o contato com a sociedade é o que pauta o trabalho do município. Conforme a secretária de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, o poder público diversificou as atividades no parque. Ou seja, trouxe outros segmentos para o espaço. “Agregamos outros grupos às tradições. Um exemplo é a mostra ‘Arte do Sul’, organizada pela artista Vone Garcia. Com isso, fomentamos ainda mais a tradição pela arte. Outra preocupação que temos é tornar o ambiente aberto para todos os públicos, independente da classe social. A entrada é gratuita. Também não podemos deixar de destacar o trabalho das Brigada Militar, essencial para o auxílio na segurança”, relata.

Recepção em Candiota

Na quarta-feira, Candiota recebeu a centelha farroupilha. A recepção aos cavalarianos ocorreu no marco da Batalha do Seival, situado na BR-293. O espaço foi revitalizado recentemente. Ontem pela manhã, o grupo seguiu até Seival, no PTG Combate do Seival, onde a centelha foi distribuída para outras entidades tradicionalistas. Até o dia 20, a prefeitura prepara uma série de atividades, cuja programação pode ser visualizada no site www.candiota.rs.gov.br.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 14/09/2018 | Geral

  • Bagé, Domingo 14 de Setembro

    Secretaria inicia ação para combater carrapatos

    A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência iniciou, ontem, o trabalho de pulverização nas praças de Bagé, para combater carrapatos que estavam se proliferando nesses espaços públicos. A ação foi acompanhada pelo secretário Mário...

  • Bagé, Domingo 14 de Setembro

    Prefeitura efetua, hoje, pagamento de parcela de dívida milionária em dólar

    Vence, amanhã, uma parcela superior há R$ 1 milhão da dívida contraída na gestão do Partido dos Trabalhadores no município. Conforme a Coordenadoria de Comunicação, o empréstimo aconteceu em 2008, no último ano de mandato do ex-prefeito Luiz...

  • Bagé, Domingo 14 de Setembro

    Novena da Conquistadora começa no Dia do Gaúcho

    Os preparativos para maior festa católica da diocese de Bagé – a Romaria de Nossa Senhora Conquista -, já movimentam voluntários no santuário de mesmo nome. Nos três dias que antecedem o evento do dia 30 de setembro, em torno de 150 pessoas estão...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.