Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Rural

Cabanhas da região divulgam expectativas para participação na Expointer

  Faltam poucos dias para iniciar, em Esteio, a 41ª Expointer, considerada a principal mostra de animais e de máquinas e implementos agrícolas da América Latina. Para este ano, conforme números divulgados pelo governo do Estado, a exposição terá um aumento de 32% de representatividade no tocante à participação de exemplares das mais variadas raças. Serão, ao todo, 4 247 animais durante a exposição que acontece de 25 de agosto a 2 de setembro. Ovinos, bovinos, zebuínos, bubalinos, equinos, caprinos e pequenos animais integram as mais de 70 raças  que estarão em exposição. Uma das novidades da mostra é o retorno das aves, que ficaram de fora da edição de 2017 devido aos riscos da Influenza aviária (gripe). 
  Tradição na exposição Como é tradição a cada ano, os criatórios de Bagé e região realizam os últimos ajustes para levar os principais destaques das cabanhas para Esteio. Um principais estabelecimentos da história da raça Crioula no Brasil, a Estância São Francisco, manterá o seu histórico de não faltar a uma Expointer. Conforme o criador Manuel Luís Benevenga Sarmento, como de costume, a São Francisco levará exemplares para a mostra de cavalos crioulos e de ovinos Romney Marsh. Na morfologia do cavalo crioulo, a estância estará presente com a égua Demora Chico, filha de Zona Secreta Chico com Faceiro do Recanto Crioulo, que foi campeã égua menor, grande campeã e melhor exemplar da raça na exposição Passaporte de Bagé, realizada em maio. "Acreditamos muito na Demora e esperamos que ela se saia muito bem, qualquer prêmio que ela traga da Expointer, para a cabanha, já é uma grande satisfação, pois, hoje, o nível da morfologia da raça Crioula, em Esteio, está muito alto, e só os melhores animais do país têm condições de participar. Os que são premiados é porque, realmente, são animais diferenciados", frisa Sarmento. Nos ovinos, a São Francisco levará 12 exemplares. São oito borregos e duas borregas Romney Marsh; e um casal de animais Romney Naturalmente Coloridos. "A expectativa, para este ano, é grande tendo em vista o crescimento da raça nos últimos anos. Em relação ao ano passado, o número de inscritos na raça Romney cresceu 175% e em cabanhas participantes, 200%, mesmo assim, temos certeza de que traremos prêmios para Bagé, como ocorre todos os anos", afirma Sarmento. 
  Avanços em genética Já nos bovinos, um exemplo da participação das cabanhas da região está com a Agropecuária São Jorge, de Aceguá, que participará da Expointer de dois a quatro trios da raça Hereford. No ano passado, o estabelecimento recebeu inúmeras premiações com exemplares na mostra Polled Hereford. A avaliação, conforme o produtor rural, Élio Jorge Coradini Filho, é que, para a edição 2018, novamente, os resultados sejam positivos. "Foi um ano em que conseguimos preparar bem os animais e, com o avanço da qualidade genética investida, temos confiança em uma excelente participação", declara.
  Projeções para Corriedale Expectativa positiva que também norteia os trabalhos da Estância Santa Cecília, de Dom Pedrito. O estabelecimento  levará para a exposição quatro exemplares machos e quatro fêmeas da raça ovina Corriedale. O proprietário da Santa Cecília, Luiz Cláudio Pereira, reforça que, para a mostra em Esteio, serão apresentados animais muito competitivos, o que gera otimismo para os representantes do criatório. "Entendemos que, nos momentos de crise, as oportunidades de bons negócios se multiplicam para quem quer investir", ressalta sobre a importância da exposição como vitrine para comercialização de animais. 
  Jersey e negócios No gado leiteiro, a Cabanha Cinco Salsos, de Aceguá, levará para Esteio cerca de 12 animais. São exemplares especializados na produção de leite que irão participar de exposição morfológica, onde são avaliados as características que mais valorizam sua capacidade de produção. "Ainda participarão do concurso leiteiro, onde, em diversas ordenhas controladas pelo responsáveis técnicos, serão disputadas a quantidade produzida de leite produzida por competidora e a qualidade do produto", detalha o proprietário, Cláudio Nery Martins. Questionado sobre as expectativas para a mostra, Martins reitera que se espera um reflexo da retomada de investimentos na produção, nas mais variadas atividades do agronegócio. "Acredita-se que os negócios acertados durante a mostra serão superiores à última edição, quando as expectativas eram muito negativas em relação às atividades econômicas no Brasil", conclui o produtor rural.   

Comente essa notícia
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.