Bagé / RS, Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Ópera O Quatrilho foi atração em Bagé

Enredo retrata imigrantes italianos no início do século XX
Enredo retrata imigrantes italianos no início do século XX
Crédito: Gilberto Perin/ Especial FS

Baseado em um livro de José Clemente Pozenato, publicado em 1985, e posteriormente adaptado para o cinema, em 1995, com direção de Fábio Barreto, a ópera O Quatrilho foi apresentada, ontem à noite, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza. Composto por Vágner Cunha, a apresentação contou com sete cantores e atores, aliados a uma orquestra com 12 músicos. O enredo retrata a realidade dos imigrantes italianos no Sul do Brasil, no início do século XX. A história gira em torno de dois casais, em que a mulher de um passa a se interessar pelo marido da outra. Os “amantes” fogem e iniciam um novo relacionamento.
O título da obra faz analogia ao jogo de cartas em que os parceiros se trocam ao longo da partida. “Vemos Bagé com grande potencial para ser um polo cultural nesta região fronteiriça. A cidade, estratégica e culturalmente, em minha opinião, é muito importante na história do Rio Grande do Sul. A produção da ópera tem uma preocupação de abrangência do Estado todo, e sempre vimos Bagé com um grande potencial”, aponta Cunha.
Um detalhe é o tenor Flávio Leite. Bageense, ele relata que saiu da cidade em 1998. Sua formação foi em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. Em Barcelona, atuou como bolsista no Conservatori del Liceu. “Participei da ópera a convite do compositor Vagner Cunha, que é um querido parceiro de muitos anos de trabalho. Desde o início do projeto, ele pensou em mim para ser um dos solistas e um dos maridos dos casais de personagens da história”, relata.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 10/08/2018 | Geral

  • Bagé, Terça-feira 10 de Agosto

    Prefeitura adianta pagamento do vale alimentação

    O pagamento do vale alimentação dos servidores da prefeitura, geralmente pago no dia 15 de cada mês, será adiantado para amanhã, em celebração ao Dia dos Pais. De acordo com a oficial fazendária da Secretaria de Economia, Finanças e Recursos...

  • Bagé, Terça-feira 10 de Agosto

    Única morte por H1N1 na região é de Bagé

    Nesta semana, foi confirmada, pela 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, a única morte, até o momento, por gripe A na região. Diferente do que havia sido averiguado pelo órgão de saúde, a vítima não era de Aceguá e sim de Bagé. “Aprofundamos a...

  • Bagé, Terça-feira 10 de Agosto

    Quatorze segundos-sargentos atuarão na região

    Na tarde de ontem, o comandante do 6° Regimento de Polícia Montada (RPMon), tenente-coronel Sérgio Alex Laydner Medina, recebeu 14 novos sargentos oriundos do curso superior de Tecnologia em Gerenciamento Auxiliar de Polícia Militar. Dos 14...

  • Bagé, Terça-feira 10 de Agosto

    Novo titular da 3ª Vara Cível é apresentado à comunidade

    O Foro da comarca de Bagé tem um novo titular para a 3a Vara Cível. Natural de Tenente Portela, o magistrado Leandro Preci assumiu as funções em 23 de julho. O juiz ficará responsável pelos julgamentos de processos relacionados ao Direito Civil e...

  • Bagé, Terça-feira 10 de Agosto

    Inscrições abertas para Feira Estadual de Artesanato do Pampa

    A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), está, desde ontem, com inscrições abertas para a 1ª Feira Estadual de Artesanato do Pampa. São 80 vagas para artesãos divulgarem e...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

RADIALISTA João Roberto Vasconcellos (leia-se  rádio Upacaraí – Dom Pedrito) promete presença na homenagem que o Imba fará ao “decano”dos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.