Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Banda do Imba comemora 60 anos com concerto

Criada em 1958 no Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), a banda da instituição completa 60 anos em 2018. Para comemorar a data, o grupo apresenta um concerto, hoje, a partir das 19h30min, na Igreja Matriz do Crucificado. A atividade faz parte das comemorações de aniversário de 207 anos de Bagé. O ingresso é um produto de higiene ou limpeza, a ser destinado para a Fundação Geriátrica José e Auta Gomes. Conforme o regente e responsável pela banda, Lucas Barres, a exibição tem duração de uma hora, cuja temática envolve temáticas de filmes, como Piratas do Caribe; composições do maestro americano John Williams e canções da bossa nova.
Segundo Barres, a banda participa de concursos e festivais desde 1995. Regente desde 2008, ressalta que há quatro anos consecutivos o conjunto vence o festival estadual, pela categoria concerto. “Também ganhamos o título Banda de Ouro, que é dado para todas as bandas gaúchas que conseguem três títulos consecutivos. Entrei em 1996 na banda. Ela foi responsável por definir a profissão que escolhi para minha vida. Depois, comecei a estudar e me especializar, até fazer a licenciatura em Música, pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Creio que este momento é muito importante, pois não é fácil manter um trabalho de 60 anos sem interrupções”, enfatiza.
O diretor do Imba, Flávio Dutra, informa que a apresentação não terá atrasos e pede que o público chegue com antecedência, pois serão cerca de 200 lugares disponíveis. “A banda é um dos carros-chefes da casa, pois, além de ensinar os alunos como tocar um instrumento, também realiza apresentações no projeto ‘Imba Itinerante’, levando música para vários locais da cidade. Contudo, recentemente, resolvemos realizar os ensaios do sábado com as janelas do prédio abertas, chamando atenção de quem passa na rua e despertando a vontade, principalmente dos jovens, de participarem da banda”, relata.

Alunos viram professores
Assim como Barres, outros integrantes da banda também deram seu rumo na vida profissional e acadêmica na passagem pela banda. A professora Joicelene Batista, 33 anos, é um exemplo disso. Após integrar a banda da escola General Emílio Luiz Mallet, transferiu-se para o conjunto do Imba. “Em 2004, comecei a trabalhar no Imba com teoria musical. Fiquei 10 anos. Depois, participei de outros projetos e retornei. Agora, dou aula de flauta doce e teoria musical”, ressalta. Joicelene também estudou Música na Unipampa. “A participação na banda me instigou a buscar conhecimento. Descobri esse mundo e me apaixonei”, exalta.

Histórico
Em julho de 1958, a então diretora do Imba, Rita Jobim de Vasconcelos, decidiu criar uma banda do conservatório de música para apresentação na avenida Sete de Setembro, durante o desfile da Semana da Pátria. Para reger a banda, que no início era integrada só por meninas, a diretora escolheu a maestrina Alene Dupont Teixeira, que teve como apoiador, no ensino das cornetas, o sargento Rodrigues.
Os instrumentos que fizeram parte da primeira formação da banda foram cornetas, tubas, tambores, surdos, caixas, tarol e pratos. O grupo era considerado uma fanfarra e, no segundo ano, teve regência da professora Neiva Petry Martinez. Além da música, o curso de banda do Imba realizava ensaios de evoluções, coreografias de balizas e corpo de balé. Atualmente, é regida pelo professor Lucas Barres e atua na condição de conjunto marcial, com participação em vários concursos pelo Estado e conquistando vários prêmios.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 14/07/2018 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 14 de Julho

    Campanha do Agasalho de Hulha Negra já distribuiu mais de cinco mil peças de roupas

    A prefeitura municipal de Hulha Negra comemora a conquista da meta estabelecida em maio, no início da Campanha do Agasalho de Inverno, que previa a distribuição de cinco mil peças entre roupas e calçados. Na última contagem feita pela secretaria...

  • Bagé, Segunda-feira 14 de Julho

    Reunião nas Palmas discute demandas de moradores da localidade

    Como divulgado, durante a semana, a Associação de Palmas e Joca Tavares organizou, no Corredor dos Collares, para a manhã de ontem, uma reunião com representantes de instituições públicas e empresas, sobre demandas estruturais para a região....

  • Bagé, Segunda-feira 14 de Julho

    Encontro de Gestores do Turismo define alternativas para ampliar desenvolvimento

    A Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) realizou, ontem, em Bagé, o 7º Encontro de Gestores do Turismo, com representantes dos 10 municípios que integram a associação: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra,...

  • Bagé, Segunda-feira 14 de Julho

    Daeb destaca obra de setorização na Malafaia

    O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) está realizando a obra de setorização do sistema de abastecimento na Malafaia. Na rua 12, foram substituídos 120 metros de rede de diâmetro menor para maior. Já na rua 134 foram substituídos...

  • Bagé, Segunda-feira 14 de Julho

    Volumes expressivos de chuva são esperados para a próxima semana

    O Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Campanha e Inovação (Seapi) foi divulgado na quinta-feira e, nele, há indicação de que, boa parte do final de semana será de tempo bom, porém, com o regresso da chuva para a região...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.