Bagé / RS, Terça-feira, 18 de Setembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Política | Colunista: Márcia Sousa

Ex-prefeito e secretários são condenados por improbidade administrativa

Colombo vai recorrer da decisão

Objeto da ação é o aterro sanitário
Objeto da ação é o aterro sanitário
Crédito: Francisco Bosco

Atendendo pedido do Ministério Público em ação civil pública, a Justiça condenou o ex-prefeito Dudu Colombo (PT) e os ex-secretários do Meio Ambiente Carlos Alberto Gularte Fico e Amaro Dias Robaina por improbidade administrativa ambiental.
Conforme o promotor de Justiça Everton Resmini Menezes, autor da ação, os condenados permitiram que o aterro sanitário de Bagé se transformasse em um lixão a céu aberto, atualmente, um local de poluição ambiental e risco à saúde pública.
O promotor explica, na ação, que a licença de operação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) ficou suspensa entre 2013 e 2015 e tanto o prefeito na época quanto os ex-secretários permaneceram inertes. “Mesmo com o esgotamento da quinta célula de recebimento de resíduos sólidos, o aterro sanitário de Bagé continuou em funcionamento normal, ocasionando dano ambiental de significativo impacto local”, contou ele.
Colombo terá que pagar multa no valor correspondente a 25 vezes a remuneração do cargo de prefeito. Os demais, 25 vezes o cargo de secretário municipal do Meio Ambiente, valor corrigido pelo IPCA desde a data da sentença, acrescidos a juros de 1% ao mês. Todos estão impedidos de contratar com o poder público e receber incentivos ou benefícios fiscais e creditícios, direta ou indiretamente, ainda por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos, a partir do trânsito em julgado.
Tal decisão é informação pública, divulgada no site do ministério.

Contraponto
O ex-prefeito Dudu Colombo informou que ainda não foi comunicado oficialmente pela Justiça sobre a decisão. Porém, adiantou ao Jornal Folha do Sul que vai recorrer da decisão, porque, segundo ele, cabe recurso com toda fundamentação.
Colombo afirmou que, durante sua gestão, adotou todos os procedimentos administrativos e legais em relação ao aterro sanitário.

Comente essa notícia
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

NESTA temporada de propaganda eleitoral, nada melhor do que reler Patrick Charaudeau, professor de Ciências da Linguagem na Universidade de Paris...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.