Bagé / RS, Domingo, 15 de Julho de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Escritor José Francisco Botelho é escolhido patrono da 21ª Feira do Livro

Evento acontece de 7 a 11 de novembro

Jornalista, cronista e literato destacou honraria concedida pela terra natal
Jornalista, cronista e literato destacou honraria concedida pela terra natal
Crédito: Divulgação/FS

Na tarde de ontem, ocorreu o lançamento da 21ª Feira do Livro de Bagé, no salão nobre da prefeitura, onde a comunidade de escritores conheceu as novidades desta edição, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc Bagé) e Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Para este ano, tema e patrono foram definidos por meio da indicação de 12 ex-patronos e patronas. “Identidade e Memória” foi o tema escolhido e o escritor bageense José Francisco Botelho, conhecido como Chico Botelho, foi indicado como patrono da edição, que acontece de 7 a 11 de novembro.
 
Reconhecimento no Brasil e exterior
 
A escolha do tema foi proposta pelo jornalista Orlando Carlos Brasil e aceita pelos colegas, com seis votos. Participaram da votação os patronos e patronas Márcia Duro Melo, Yara Botelho, Brunna Ayres – representando Cláudio Lemieszeck-, Orlando Carlos Brasil, Rafaela Ribas, Gladis Deble, Eliézer Moura, Cláudio Boucinhas, Sônia Alcalde, Elvira Nascimento, Elizabeth Fagundes e Ana Maria Delabary. Entre os nomes citados para concorrer estavam os escritores João Aveiro, Eron Vaz Matos, José Carlos Teixeira Giorgis (Juca Giorgis), Rodrigo Tavares e Sarita Barros. Com sete indicações entre os presentes, Botelho foi o escolhido.
Contactado pela reportagem por telefone, o patrono da 21ª Feira do Livro de Bagé destacou: “É uma grande honra receber esse abraço da comunidade cultural da cidade. Espero responder à altura da honraria que meus conterrâneos gentilmente me estenderam. Bagé é uma terra de cultura. Qualquer arbusto, qualquer bronze de praça está cheio de história, literatura e arte. Receber essa distinção da Rainha da Fronteira seria uma honra para qualquer escritor do mundo. Imagine para mim”.
Botelho é natural da Rainha da Fronteira, onde nasceu em 1980. “Sou jornalista, escritor e tradutor. Minha coletânea de contos 'A árvore que falava aramaico' foi indicada ao prêmio Açorianos de 2012”, disse. Botelho traduz poesia e literatura para a Companhia das Letras e outras editoras. Foram as traduções de Shakespeare e Chaucer que colocaram o bageense entre os destaques da literatura nacional e internacional. As obras receberam dois prêmios Jabuti – considerado o mais tradicional prêmio literário do Brasil. “Tive a honra de levar um pouco de nossa cultura para o exterior e creio ter sido a primeira pessoa a declamar uma pajada gaúcha em Washington, DC, capital dos Estados Unidos. Além disso, colaboro há anos com várias revistas nacionais, como a Veja, onde sou colunista mensal”, relatou.
 
Programação
 
Neste ano, a feira acontece de 7 a 11 de novembro, das 9h às 22h, no largo do Centro Administrativo, na rua Caetano Gonçalves, 1151. De acordo com a gerente do Sesc Bagé, Liziane dos Santos Lucas, a programação da 21ª Feira do Livro está aberta e ficará disponível para sugestões de escolas, universidades, bibliotecas e todas entidades que queiram contribuir ou inscrever trabalhos. “Nesta edição será realizada uma homenagem ao escritor Luiz Coronel, em comemoração aos seus 80 anos”, destacou.
Para a responsável pela Secult, Anacarla Flores, a proposta do município, para esta edição, é valorizar o patrimônio material e imaterial de Bagé. “Nosso compromisso como gestores é formar a nova geração de crianças e jovens leitores. A Feira do Livro une turismo, cultura e é parte da tradição consolidada de Bagé como celeiro de artistas de grande qualidade”, frisou.
 
Lançamentos
Os escritores interessados em lançar ou relançar seus trabalhos na Feira do Livro devem entrar em contato pelo e-mail: fgasparoni@sesc-rs.com.br, até 10 de agosto. Neste ano, será reservada uma noite para lançamentos e relançamentos - em  9 de novembro -, quando será organizada uma mesa com os autores e cada escritor terá 10 minutos para realizar a apresentação da obra.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 11/07/2018 | Geral

  • Bagé, Domingo 11 de Julho

    Casa do Mel é reinaugurada

    A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) e a Associação dos Apicultores de Bagé reinauguraram, ontem, a Casa do Mel. Segundo o vice-presidente da associação, Flávio Mena Barreto, os produtores estão muito...

  • Bagé, Domingo 11 de Julho

    Seminário Municipal de Agroindústria acontece hoje

    Diferente do que foi repassado pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Bagé, o 1º Seminário Municipal de Agroindústria não ocorreu ontem, como havia sido divulgado neste impresso, mas deverá acontecer hoje, a partir das 18h. A atividade...

  • Bagé, Domingo 11 de Julho

    Publicação oficializa destinação de recursos para Santa Fé

    Anunciada em maio deste ano, a verba destinada à reconstrução da cidade cenográfica de Santa Fé, por meio de emenda do deputado federal Afonso Hamm, foi oficializada, ontem, em publicação no Diário Oficial da União. Segundo o documento, o...

  • Bagé, Domingo 11 de Julho

    Moradores promovem reunião nas Palmas

    Na sexta-feira, às 9h, na encruzilhada do Corredor dos Collares com a Estrada da Pedra Grande, nas Palmas, ocorre reunião dos moradores da localidade. O ato discutirá diversas pautas condizentes com a realidade dos produtores e moradores...

  • Bagé, Domingo 11 de Julho

    Papo de elevador

    A ideia é bagunçar Quem pensa que o PT perdeu com o “solta” e “deixa preso” de Lula no último domingo está enganado. A campanha de descrédito da Justiça, patrocinada pelos petistas e outros “partidos puxadinhos” de esquerda, está dando...

Clique TV
Santa Edwiges Dia das Mães
Assista também:
Pé por Pé Dia das Mães
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

ARTE NA VITRINA, proposta simpática e inteligente da Associação Comercial, parceria com a prefeitura. Na noite de abertura, Casa de Cultura, o...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.