Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Banda do Imba celebra 60 anos de atividades com concerto

A banda do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba) comemorará os 60 anos de atividades dentro da programação da Semana de Bagé. A apresentação acontece neste sábado, a partir das 19h30min, na Paróquia do Crucificado. Com cerca de 30 componentes, o grupo conta com músicos em diversos instrumentos, como flauta transversa, clarinete, saxofone, trompete, trombone, contrabaixo e percussão. Segundo o coordenador e regente Lucas Barres, o repertório será aberto com a execução dos hinos de Bagé, Rio Grande do Sul e Brasil. Após, o conjunto exibirá ao público trilhas de filmes como Piratas do Caribe e Como Treinar seu Dragão, e canções de música popular brasileira (MPB). Um deles é Tom Jobim. O concerto tem duração de uma hora. O evento é uma realização do Imba, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Igreja do Crucificado.
Conforme o diretor do Imba, Flávio Dutra, a banda tem obtido várias premiações em concursos e festivais regionais. Inclusive, há quatro anos consecutivos, o grupo bageense fica em primeiro lugar no Festival de Bandas Gaúchas, na categoria de concerto. “A maioria dos componentes são alunos. Porém, muitos dos ex-alunos não perdem o vínculo e seguem ensaiando, na medida do possível. Os professores também integram o conjunto”, relata.
E nesse contexto dos ensaios, Dutra ressalta as modificações que foram adotadas em 2017. “Antes, fazíamos os ensaios internamente. Agora, abrimos as portas do Imba enquanto estamos tocando. E isso tem deixado bastante curiosas as pessoas que passam em frente ao prédio. Nossa ideia é tornar o Imba um local cada vez mais popular. Antigamente, a escola era dedicada para pessoas de classes média e alta. Porém, o cenário mudou”, enfatiza.
Os ensaios acontecem sempre aos sábados, às 15h. Para o verão, o diretor não descarta a possibilidade de ocorrerem a céu aberto, mais especificamente, em praças públicas. Outra característica destacada por Dutra é o fato de a banda se tornar cada vez mais itinerante, ou seja, tem focado em apresentações em eventos da cidade, bem como em escolas de diversos bairros.

Histórico registrado

Regente, Barres comenta que finalizou a graduação em Música, pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em 2016. E o trabalho de conclusão de curso (TCC) teve como temática a banda, numa perspectiva de evolução musical. E para que fizesse a produção, o músico conta que precisou fazer uma contextualização histórica sobre o grupo. “Nessa pesquisa, descobrimos que a banda tinha sido fundada em 1958, porém sem conhecimento de uma data exata. A idealizadora foi Rita Jobim Vasconcellos, diretora da época. Depois, nomeou Aline Dupont Teixeira como responsável pela banda”, relembra. Uma curiosidade é de que, inicialmente, o conjunto era formado apenas por mulheres. Todas as informações históricas, expostas por Barres tiveram como referência os materiais da professora Neiva Martinez, que foi responsável pela banda de 1960 a 1983.

Mudança de estilo

Barres ingressou na banda em 1996 e saiu em 2002. Posteriormente, retornou em 2007, onde permanece até os dias atuais. Nos últimos anos, além de ter se destacado no cenário de concursos e festivais, uma mudança significativa que ele observa é a definição do modelo de apresentação, ao estilo concerto. Na prática, a banda deixa de adotar o aspecto marcial e os integrantes passam a tocar sentados. “Marchamos apenas em momentos pontuais, como datas cívicas. Creio que essa foi a grande diferença nos últimos anos.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 10/07/2018 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Julho

    Recuperação dos reservatórios gera expectativa pelo fim do racionamento

    Com a atual situação das barragens, cujas leituras indicavam que a Sanga Rasa estava com 4,4 metros abaixo do nível normal; a do Piraí, a -1,5 m e a Emergencial cheia, a expectativa do Daeb é de pôr fim ao sexto racionamento desde 2000. Mas...

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Julho

    Inspeção alimentar é tema de seminário hoje

    Dentro da programação da Semana de Bagé, acontece, hoje, a partir das 18h, no salão nobre da Prefeitura de Bagé, o 1º Seminário Municipal de Agroindústria. O evento tem como tema “Benefícios da inspeção alimentar”, dividido em dois painéis com...

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Julho

    Novo aumento do gás de cozinha é registrado desde ontem

    O preço do gás de cozinha está mais caro desde ontem. O reajuste, dessa vez, foi de 4,4%, ou seja, algo em torno de R$ 3 no preço praticado em Bagé. Na cidade, nem todas as revendas repassaram o valor ainda, mas a tendência, em função dos...

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Julho

    Sejel abre 80 vagas para o Simplifica

    Estão abertas as inscrições para mais duas turmas do cursinho preparatório Simplifica, idealizado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). As aulas devem iniciar dia 14 de...

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Julho

    Bagé sedia Encontro de Gestores de Turismo na sexta-feira

    As mudanças previstas no Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur), que integra o Plano Nacional de Turismo, será um dos temas debatidos durante o 7º Encontro de Gestores de Turismo, que ocorre na sexta-feira, a...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.