Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Garupa completa um mês em Bagé com mais de 2,5 mil corridas

Funcionando desde o dia 18 de maio, o aplicativo de mobilidade urbana Garupa já teve mais de 3,5 mil downloads em Bagé, completando a marca de cerca de 2,5 mil corridas em pouco mais de um mês. Mesmo sem ainda ser conhecido de boa parte da população do município, os números são avaliados positivamente pelos gerenciadores locais.
Um fenômeno tecnológico, a exemplo do pioneiro Uber, o aplicativo oferece corridas em carros, transportando passageiros 24h por dia, com preços bem abaixo dos oferecidos pelo tradicional serviço de táxi.
A exemplo do que aconteceu com  o Uber, o serviço não é bem visto pelos taxistas, que alegam concorrência desleal. “Desde que tivessem as mesmas obrigações que a gente, como curso para condução de passageiros; carteira com função remunerada; curso de primeiros socorros; alvará; carro próprio e outras exigências, aí tudo bem. Mas Bagé já tem carro suficiente e com pessoas qualificadas para esse tipo de transporte. Somos a cidade com maior número de carro zero”, disse o taxista Nélson da Costa, de 60 anos, que atua no setor desde a década de 80.
“A nossa corrida é medida pelo taxímetro, fiscalizado pelo Inmetro, não somos nós que estipulamos o preço. Além disso, para clientes de confiança fazemos ‘fiado’ e aceitamos cartão de crédito”, comentou Jeberson Silva, de 44 anos, taxista há 17. Os dois profissionais e o colega Marconi Martins, de 58 anos, há 35 na profissão, conversaram com a reportagem na manhã de ontem e desaprovam a ação do aplicativo, classificando-o como uma concorrência desleal e desqualificada.
Já os mototaxistas dizem que, ainda, não houve reflexo significativo. “Na verdade, ainda não teve mudança. Não tenho nada contra esse serviço porque, com a crise, as pessoas estão buscando formas de gerar renda e sobreviver. Foi assim que eu entrei neste ramo também. É um trabalho como outro qualquer e o público que escolhe o que ele quer usar. Acredito até que um percentual seja o mesmo público, que pode andar tanto de moto quando de Garupa, de acordo com a situação e a necessidade do momento”, avaliou Ricardo Pacheco, de 39 anos, mototaxista há 12.
O colega Vagner Moreira, de 39 anos, mototaxista há oito, relatou que a queda de passageiros no serviço já acontece há muito tempo, independente do surgimento do aplicativo. “Muitos ainda nem sabem desse serviço novo e, mesmo assim, já vínhamos perdendo clientes. Isso porque tivemos que gastar bastante para nos legalizar com curso, colete e outras exigências e a fiscalização não ocorre, facilitando que outros mototaxistas ofereçam o serviço mesmo sem estarem legalizados. Ficou muita tele trabalhando, muitas ilegais”, reclamou.
 
Como funciona
Para utilizar o Garupa, basta baixar o aplicativo no celular. Para se cadastrar, é necessário que o carro tenha, no máximo, 10 anos, quatro portas e ar-condicionado. O motorista deve possuir Exercício de Atividade Remunerada (EAR) na carteira de habilitação, além de possuir os seguros previstos em lei no automóvel. Além disso, é requisitada a ficha de antecedentes criminais. Hoje, 25 motoristas aguardam a aprovação, com a ficha em análise.
Um dos sócios operadores do serviço em Bagé, Lucas Figueiredo, explica que o Garupa já atua em mais de 30 cidades da região sul, entre elas Santa Maria, Uruguaiana, Erechim, Gramado, Caxias do Sul, Chapecó e Foz do Iguaçu. A previsão é de que, até o final do ano, mais de 60 cidades também sejam contempladas com a expansão do aplicativo para a região Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.
Figueiredo salienta que a lei 13 640/2018 regulamenta como os aplicativos de transporte privado de passageiros como Uber e Cabify devem funcionar no país.⠀
Requisitos como pagamento de tributos aos municípios pela prestação de serviços e motoristas contribuindo para a Previdência fazem parte da legislação.⠀
 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 27/06/2018 | Geral

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Colheita de uva no RS totaliza mais de 663 milhões de quilos da fruta

    Neste ano, a vitivinicultura gaúcha apresentou uma das melhores safras de uva da década em termos de qualidade. A colheita 2018 contabilizou o ingresso de 663,2 milhões de quilos da fruta nas vinícolas gaúchas. O volume, considerado dentro da...

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Serviços têm horários alterados em decorrência do jogo do Brasil

    Um jogo decisivo, hoje, a partir das 15h, deve parar o país.A Seleção Brasileira entra em campo contra a Sérvia em busca da classificação e liderança do grupo E, para, assim, avançar na Copa do Mundo. Vários serviços terão seus horários alterados...

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Coleta de lixo eletrônico acontece na sexta-feira

    A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) realiza, na sexta-feira, um novo mutirão para recolhimento de lixo eletrônico. O local para deixar os equipamentos estragados ou em desuso é a praça Silveira Martins, pela...

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Bageenses marcam presença em evento de carros antigos no Uruguai

    No último fim de semana, a cidade de Melo, a 120 quilômetros de Bagé, aconteceu o “12o Encuentro Internacional de Autos Clásicos”, também conhecido como “Reunión de Amigos”, que contou com a presença de aproximadamente 200 veículos clássicos...

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Cidadãos começam a escolher demandas da Consulta Popular

    A tentativa de conquistar recursos para a região, mediante orçamento do governo estadual, começou, ontem, com a Consulta Popular. Até amanhã, os cidadãos devem escolher um dos 10 projetos elencados pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.