Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Colheita de uva no RS totaliza mais de 663 milhões de quilos da fruta

Na região da Campanha, falta de chuvas ajudou em qualidade
Na região da Campanha, falta de chuvas ajudou em qualidade
Crédito: Francisco Bosco

Neste ano, a vitivinicultura gaúcha apresentou uma das melhores safras de uva da década em termos de qualidade. A colheita 2018 contabilizou o ingresso de 663,2 milhões de quilos da fruta nas vinícolas gaúchas. O volume, considerado dentro da normalidade histórica, é 12% menor que a vindima anterior. Do total, 597 699 541 foram de uvas americanas e híbridas e 65 540 421 de Vitis viniferas. Nesta safra, 113 variedades de uva foram colhidas em 129 municípios do Rio Grande do Sul, com processamento realizado em 64 cidades do Estado. Assim como nos últimos seis anos, 50% da produção foi destinada à elaboração de suco. O vice-presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Márcio Ferrari, explica que a queda na produção já era esperada, devido, principalmente, à supersafra de 2017 – a maior da história –, quando foram colhidos 753,2 milhões de quilos de uva para processamento. “Naturalmente, depois de uma colheita muito grande a parreira fica debilitada, sofrendo uma redução na produção. Também tivemos poucas horas de frio no inverno de 2017, o que fez com ela brotasse menos e, consequentemente, diminuísse o volume”, assinala. O dirigente ressalta, ainda, a importância de uma boa matéria-prima para que os rótulos brasileiros continuem se destacando no mercado interno e no Exterior. “A qualidade desta safra se mostrou muito superior, tanto para os viticultores, que vendem a uva para o processamento, como os que a comercializam in natura. Quando falamos em qualidade é importante ressaltar que não levamos apenas em consideração a graduação de açúcar (brix), mas a sanidade e a cor da fruta. São esses três fatores que irão resultar em produtos de excelência”, pontua. Na região da Campanha gaúcha, a vitivinicultora e presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, Clori Peruzzo, destaca que houve pouca produção, mas com muita qualidade nas uvas. "A falta de chuvas na época da maturação ajudou muito para que atingíssemos uma qualidade alta. Todas as castas superaram as expectativas, o que fará com que tenhamos vinhos ainda melhores do que os dos últimos anos", informa.       

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 27/06/2018 | Geral

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Garupa completa um mês em Bagé com mais de 2,5 mil corridas

    Funcionando desde o dia 18 de maio, o aplicativo de mobilidade urbana Garupa já teve mais de 3,5 mil downloads em Bagé, completando a marca de cerca de 2,5 mil corridas em pouco mais de um mês. Mesmo sem ainda ser conhecido de boa parte da...

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Serviços têm horários alterados em decorrência do jogo do Brasil

    Um jogo decisivo, hoje, a partir das 15h, deve parar o país.A Seleção Brasileira entra em campo contra a Sérvia em busca da classificação e liderança do grupo E, para, assim, avançar na Copa do Mundo. Vários serviços terão seus horários alterados...

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Coleta de lixo eletrônico acontece na sexta-feira

    A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) realiza, na sexta-feira, um novo mutirão para recolhimento de lixo eletrônico. O local para deixar os equipamentos estragados ou em desuso é a praça Silveira Martins, pela...

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Bageenses marcam presença em evento de carros antigos no Uruguai

    No último fim de semana, a cidade de Melo, a 120 quilômetros de Bagé, aconteceu o “12o Encuentro Internacional de Autos Clásicos”, também conhecido como “Reunión de Amigos”, que contou com a presença de aproximadamente 200 veículos clássicos...

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Cidadãos começam a escolher demandas da Consulta Popular

    A tentativa de conquistar recursos para a região, mediante orçamento do governo estadual, começou, ontem, com a Consulta Popular. Até amanhã, os cidadãos devem escolher um dos 10 projetos elencados pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.