Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Cidadãos começam a escolher demandas da Consulta Popular

A tentativa de conquistar recursos para a região, mediante orçamento do governo estadual, começou, ontem, com a Consulta Popular. Até amanhã, os cidadãos devem escolher um dos 10 projetos elencados pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha). No total são 28 regiões que representam os 497 municípios do Rio Grande do Sul. Para a Campanha, o Estado projeta uma liberação de pouco mais de R$ 3 milhões, a serem aplicados em 2019. Tal montante será dividido entre as quatro demandas mais votadas.
Em 2017, foram mais de 705 mil eleitores. Este ano, a expectativa é por mais de um milhão de votantes. Os projetos escolhidos serão incluídos no orçamento do Estado para 2019. Os projetos executados em 2016 e 2017 já foram pagos. Quanto aos novos, definidos na consulta de 2018, a previsão é de que sejam quitados em julho.
Entre os diversos pontos de votação espalhados, a praça Silveira Martins foi um dos que mais chamou a atenção, pelo fato de estar situado num dos locais com maior fluxo na cidade. O aposentado Jorge Pinto, 61 anos, conta que esta é a segunda vez que participa da Consulta Popular. “Soube dos projetos pela imprensa. Estou lutando pela área da segurança. Este pleito é muito importante, pois é a oportunidade de buscarmos verbas para nossa comunidade”, enfatiza. Por sua vez, a dona de casa Veridiane Barreto, 24 anos, votou pela primeira vez. “Estava passando pela praça e me informaram sobre a votação. Escolhi a área da segurança. Achei importante, pois é o momento de nós escolheremos o que queremos melhorar na nossa cidade”, salienta.

Como votar

Há três formas de votação: no site da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br); presencialmente, por meio do aplicativo disponibilizado aos representantes do Corede e Comude (na Universidade da Região da Campanha, Santa Casa, Hospital Universitário, IGP, Câmara de Vereadores, prefeitura e praça Silveira Martins) ou por SMS enviada para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(número do título de eleitor)#(número do programa, de 1 a 10).
Estão aptos a participar todos os cidadãos que possuem domicílio eleitoral fixado no Rio Grande do Sul. Vale ressaltar que é necessário o número do título de eleitor. Caso o cidadão não esteja com ele em mãos, a pesquisa pode ser feita pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

BOX

Projetos

1 – Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar
2 – Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS
3 – Reaparelhamento dos órgãos de segurança
4 – Promoção da paz e prevenção ao uso indevido de drogas no RS
5 – Políticas para as mulheres
6 – Mecanização rural
7 – Infraestrutura e equipamentos turísticos
8 – Laboratórios tecnológicos de aprendizagem para a educação profissional-técnica de nível médio
9 – Programa estadual de saneamento
10 – Apoio à recuperação de estradas vicinais

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 27/06/2018 | Geral

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Colheita de uva no RS totaliza mais de 663 milhões de quilos da fruta

    Neste ano, a vitivinicultura gaúcha apresentou uma das melhores safras de uva da década em termos de qualidade. A colheita 2018 contabilizou o ingresso de 663,2 milhões de quilos da fruta nas vinícolas gaúchas. O volume, considerado dentro da...

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Garupa completa um mês em Bagé com mais de 2,5 mil corridas

    Funcionando desde o dia 18 de maio, o aplicativo de mobilidade urbana Garupa já teve mais de 3,5 mil downloads em Bagé, completando a marca de cerca de 2,5 mil corridas em pouco mais de um mês. Mesmo sem ainda ser conhecido de boa parte da...

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Serviços têm horários alterados em decorrência do jogo do Brasil

    Um jogo decisivo, hoje, a partir das 15h, deve parar o país.A Seleção Brasileira entra em campo contra a Sérvia em busca da classificação e liderança do grupo E, para, assim, avançar na Copa do Mundo. Vários serviços terão seus horários alterados...

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Coleta de lixo eletrônico acontece na sexta-feira

    A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) realiza, na sexta-feira, um novo mutirão para recolhimento de lixo eletrônico. O local para deixar os equipamentos estragados ou em desuso é a praça Silveira Martins, pela...

  • Bagé, Domingo 27 de Junho

    Bageenses marcam presença em evento de carros antigos no Uruguai

    No último fim de semana, a cidade de Melo, a 120 quilômetros de Bagé, aconteceu o “12o Encuentro Internacional de Autos Clásicos”, também conhecido como “Reunión de Amigos”, que contou com a presença de aproximadamente 200 veículos clássicos...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.