Bagé / RS, Domingo, 24 de Junho de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Semana do Meio Ambiente de Bagé inicia hoje

Atividades visam ressaltar conscientização e disseminação de conhecimentos
Atividades visam ressaltar conscientização e disseminação de conhecimentos
Crédito: Divulgação/FS

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) realiza, a partir das 19h de hoje, no Palacete Pedro Osório, a Semana do Meio Ambiente de Bagé, com diversas ações que têm o objetivo de incentivar a racionalização do uso dos recursos ambientais e conscientizar sobre a importância da reciclagem.
Com o tema “Aprender, agir e transformar”, o cronograma tem uma série de atividades referentes ao conteúdo, apresentações artísticas e palestras. “Teremos cursos, palestras e exposições. Contaremos, também, com a parceria das universidades Unipampa, Urcamp, Ideau e o instituto IFSul”, segundo a coordenadora de educação ambiental da Semapa, Milena Hecht.
Para o titular da pasta, Aroldo Quintana, muita coisa precisa ser feita, como forma de melhorar a qualidade de vida da humanidade e os gestos acontecem nas comunidades, nas vilas e nas cidades. “Cada morador tem que fazer sua parte, reciclando o lixo e o armazenando em locais próprios. É por meio dessas atitudes que vamos preservar nosso meio ambiente tão importante para a nossa sobrevivência”, comenta. A programação das atividades, que acontecem até sexta-feira, pode ser verificada no site do jornal Folha do Sul (www.jornalfolhadosul.com.br). 

Arborização urbana

O programa Arborização Urbana, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unipampa, é um dos organizadores da Semana do Meio Ambiente de Bagé, com a Semapa,  promove três palestras:
Hoje - "Criando futuros", com Tatiana Cavaçana, do Ipep
Amanhã - "Cada árvore importa: planejar a arborização de ruas para as cidades do séc. XXI", com o professor Ítalo Filipi Teixeira, da Unipampa do campus de São Gabriel
Sexta-feira - "Importância da vegetação no espaço urbano e os planos diretores", com o arquiteto Vinicius S. Borba, do IFSul campus Charqueadas
Toda a programação ligada ao projeto Arborização ocorrerá no palacete Pedro Osório, espaço esse ligado ao meio ambiente e à história por seu bosque, plantado pelas mãos daquele que nomeia hoje o prédio.
Além das palestras, que acontecem à noite, amanhã, às 14h, ocorrerá, no palacete Pedro Osório: "Entendendo a arborização: teoria e prática", com o biólogo Rodrigo Kanaan. Esse minicurso disponibilizará além do conhecimento técnico do biólogo sobre as espécies de árvores, como e onde plantá-las, quais são mais adequadas a determinado espaço, bem como realizar corretamente a poda. Será disponibilizado material impresso, para que os participantes possam recorrer, em caso de dúvidas, em sua casa.
Os organizadores destacam que todas essas palestras e o minicurso terão certificado de horas. Interessados devem acessar o formulário de inscrição disponível na página do Facebook do programa Arborização Urbana, ou mesmo na hora do evento. As vagas são limitadas.
Para conferir mais informações sobre a programação e os eventos, acesse a página no Facebook do projeto:. https://www.facebook.com/arborizacaobage



Confira a programação
 
Hoje
19h - Abertura da Semana do Meio Ambiente
Local: Palacete Pedro Osório
 
20h- “Criando Futuros”- Tatiana Cavacana
Local: Ipep
 
21h- “A sustentabilidade e as relações sociedade-natureza” – Doutor Marcos Borba – Embrapa Pecuária Sul
Local: Palacete Pedro Osório
 
Amanhã
14h “Oficina: Entendendo a arborização: teoria e prática” – Biólogo Rodrigo Kanaan – Semapa
Local: Palacete Pedro Osório
 
14h- “Oficina de filmagem” – Professor Jéferson Wayne – Urcamp
Local: Laboratório de Biologia – Urcamp
 
19h – “Cada árvore importa: planejar a arborização de ruas para as cidades do século XXI” – Professor Ítalo Filpi Teixeira – Unipampa campus São Gabriel
Local: Palacete Pedro Osório
 
20h – “A questão da água em Bagé no contexto da bacia hidrográfica do Rio Negro” – Dr. Alexandro Schafer – Unipampa campus Bagé
Local: Palacete Pedro Osório
 
Sexta-feira
14h- “Compostagem e vermicompostagem” – Doutora Denise Martins – IFSul
Local: Auditório IFSul
 
17h – Oficina: “Reaproveitamento do óleo de cozinha usado” – Doutora Ana Quadros – IFSul
Local: Auditório IFSul
 
19h- “Importância da vegetação no espaço urbano e os planos diretores” – Me. Vinícius Borba – IFSul Charqueadas
Local: Palacete Pedro Osório
 
20h- “Tecnologia e inovações para o processamento de resíduos” – Luigi Florian
Local: Palacete Pedro Osório
 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 13/06/2018 | Geral

  • Bagé, Domingo 13 de Junho

    Educação do Estado abre cadastro para contratos temporários de professores

    A partir de hoje até quarta-feira (20 de junho), estarão abertas inscrições para contratação temporária de professores da rede pública estadual. Os candidatos devem acessar o site educação.rs.gov.br e as vagas são destinadas a profissionais...

  • Bagé, Domingo 13 de Junho

    Pesquisa aponta intenção de consumo para a Copa do Mundo

    Faltando poucos dias para o início dos jogos na Rússia, pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada pelo Fecomércio, revela que 24,0% das famílias brasileiras têm intenção de consumir...

  • Bagé, Domingo 13 de Junho

    UPA recebe doações de empresários

    Nesta semana, o coordenador da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), José Floriano, recebeu diversas doações de empresários de Bagé. Foram recebidos 15 lençóis da loja Pompeia, 20 do Rotary Bagé Norte e um galão de 18 litros de tinta da Loja Casa...

  • Bagé, Domingo 13 de Junho

    Município anuncia aquisição de equipamentos para a Atenção Básica em Saúde

    Em breve, os agentes comunitários de Saúde de Bagé terão reforços no atendimento ao público. Isso porque o município recebeu, por meio de emenda do deputado Afonso Hamm (PP-RS), R$ 160 mil para a aquisição de 88 tablets que serão utilizados nos...

  • Bagé, Domingo 13 de Junho

    Católicos prestam reverência a Santo Antônio

    Para assinalar o dia de Santo Antônio, hoje, acontecem duas missas seguidas de procissão na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A primeira celebração eucarística ocorre às 15h e, a outra, às 19h. O pároco da Conceição, frei Álvaro Bordignon,...

Clique TV
Santa Edwiges Dia das Mães
Assista também:
Pé por Pé Dia das Mães
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

A CIDADE COMO OBRA DE ARTE, pelo menos na agenda cultural é assim. Com poucos recursos e muita eficiência, os eventos pipocam aqui e acolá, dia...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.