Bagé / RS, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Segurança

Bagé aparece entre as 10 cidades da região com mais acidentes

Detran

O Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) realizou, no dia 7, uma audiência pública em Pelotas para coletar, junto à comunidade daquela cidade e de outros 30 municípios do sul do estado, sugestões para a melhoria do trânsito. Na ocasião, o Detran/RS apresentou uma série de dados estatísticos inéditos da acidentalidade da região. A Escola Pública de Trânsito da autarquia aproveitou a oportunidade para oferecer aos municípios, escolas e entidades presentes suas palestras, materiais educativos e cursos, que podem ser solicitados gratuitamente e que municiam uma crescente rede de multiplicadores. O projeto do Ministério da Saúde, Vida no Trânsito, atuante em Porto Alegre há seis anos com bons resultados, também está sendo divulgado pelo órgão.
O diretor do Detran/RS,  Rodrigo Chies, enfatizou a importância da educação em todos os níveis como instrumento da mudança de comportamento. Comentou que, mesmo nas faculdades de Direito, o estudo do Código de Trânsito Brasileiro é restrito, quando não inexistente. Para ele, na medida em que o conhecimento e o debate das questões ligadas ao trânsito se tornarem mais amplos e disseminados na sociedade, maior será a consciência de todos de seu papel na construção de um trânsito mais seguro.
Esteve presente, ainda, o ex-deputado Beto Albuquerque, proponente da lei federal 13 614/18, que deu origem ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Ele lembrou que o Brasil é signatário da proposta da ONU para reduzir à metade o número de mortos até 2020, e, a apenas três anos desse prazo, o país se encontra muito atrasado na efetivação até mesmo do estabelecimento de metas. Acrescentou que não apenas países desenvolvidos, como França e Espanha, já estão adiantados nesse propósito, mediante a aplicação das abordagens de veículos, como também países da América Latina estão tendo sucesso. Exemplo disso é a Colômbia: “Bogotá criou uma campanha e ações em torno do lema 'A vida é sagrada', que combatiam tanto a criminalidade quanto a acidentalidade. Precisamos lembrar que perder um filho é uma tragédia, seja por arma de fogo, seja por atropelamento", disse Albuquerque.
O capitão Robinson Garcia, do Comando Rodoviário da Brigada Militar apresentou os programas de educação e de fiscalização. Ele falou dos formatos adotados para maximizar os recursos disponíveis através da ampla malha viária de circunscrição estadual. “É uma questão aritmética simples: se temos somente 730 policiais em regime de escala para os seis mil quilômetros de rodovias federais no Estado, teremos, no máximo, uma dupla a cada 100 quilômetros”, destaca.
Para o superintendente da PRF daquela região, João Francisco Oliveira, a conta da acidentalidade não deve ser creditada somente ao condutor. Ele considera que a infraestrutura viária é primordial e demanda investimentos consideráveis, e o mesmo se aplica aos recursos humanos. Daí o foco da PRF nas infrações que mais matam – excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, álcool e falta de uso de cinto de segurança.  “É importante lembrar que  os agentes atendem tanto questões de criminalidade quanto de trânsito.Se após uma abordagem for necessário levar um infrator à delegacia de polícia, o trecho ficará desprotegido”, completa. Ele lembrou ainda que o combate à acidentalidade passa por toda a sociedade, ambiente acadêmico, atendimento pré-hospitalar e hospitalar, por um melhor ciclo judiciário e chega na rejeição social do cidadão aos comportamentos de risco.
A Rainha da Fronteira aparece nos gráficos do Detran/RS entre os 10 municípios da região com mais acidentes e vítimas no trânsito. A BR-153 e a avenida Santa Tecla são os locais com mais acidentes e a BR-293 aparece como a terceira com mais ocorrência de sinistros.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 13/06/2018 | Segurança

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

TODO evento social ou corporativo precisa de constante atualização, de apresentar novidades que encantem os participantes. Isso impõe certos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.