Bagé / RS, Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Restaurantes começam a sentir impacto do desabastecimento

Adaptação no cardápio e menor oferta de horti são algumas das consequências

O desabastecimento de itens de primeira necessidade nas prateleiras de alguns estabelecimentos já começa a surtir efeitos nos restaurantes locais. Um deles, inclusive, que tem sedes na Sete de Setembro e General Sampaio, não abrirá as portas hoje. Isso porque o estabelecimento precisou optar por funcionar hoje ou no final de semana, uma vez que há estoque apenas para uma dessas datas.
Na maioria dos restaurantes, os horários de funcionamento estão inalterados, mas os proprietários são unânimes em dizer que não sabem o que pode acontecer na semana que vem, se a greve permanecer.
Com estoque considerável, outro estabelecimento, situado na Bento Gonçalves, diz que precisou fazer apenas pequenas adaptações no oferecimento de saladas e itens específicos como a batata. “No lugar de maionese de batata, fizemos de mandioca, por exemplo. Acreditamos que essa situação deva se resolver na próxima semana, pois é uma bola de neve”, comentou a proprietária, Eloni Monteiro.
Segundo a empresária, o fluxo de clientes já diminuiu um pouco, pois muitos iam de carro e, sem combustível, pararam de frequentar restaurantes. “Agora mesmo, no feriado, quando muitas pessoas viriam para a cidade, com certeza não virão”, lamentou.
Em outro local, a nutricionista responsável, Ângela Nicoloso, conta que o abastecimento é feito de 15 em 15 dias pela Ceasa de Porto Alegre. Com a greve dos caminhoneiros, não está vindo nada da capital. “Já não tem mais nada lá, então estamos priorizando a compra dos produtores locais, em nossa feira da cidade. Estamos utilizando nosso estoque e consumindo desses produtores. Ainda temos folhas e estamos modificando algumas opções, adaptando. Já estamos, por exemplo, diminuindo a utilização de ovo e as guarnições (acompanhamentos). Na verdade, estamos usando a criatividade”, diz a profissional. Alguns itens, como peixe, por exemplo, não poderão ser repostos quando acabarem. “Hoje foi nosso último dia de recebimento de peixe. Brócolis e couve-flor não temos mais. Para esta semana ainda temos mantimentos. Na segunda, fechamos e reavaliamos para ver como vai ser semana que vem”, explicou Ângela.
Se em grandes restaurantes os reflexos já começam, nos pequenos não é diferente. Um estabelecimento, que tem a maior parte das vendas feita por entrega, na General Osório, já precisou fazer mudança no cardápio semanal, diminuindo as saladas. “No feriado não abriremos, mas na sexta já precisaremos reduzir as saladas. Até então não tínhamos sentido, porque assim que começaram as informações de que poderia faltar mercadoria nos preparamos, adquirindo, inclusive um gás reserva”, conta o proprietário, Jouber Farias. Segundo ele, já dá para perceber aumento do preço de produtos no mercado, além da falta de itens. Como faz a maior parte das entregas na área central, a falta de gasolina ainda não afetou tanto. “Ainda estamos fazendo tele-entrega em outras áreas, mas logo não será possível, em função da gasolina”, prevê.
 
 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 31/05/2018 | Geral

  • Bagé, Quarta-feira 31 de Maio

    Lema da trezena de Santo Antônio chama atenção para realidade do país

    A trezena de Santo Antônio, que teve início ontem, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, quer conclamar os fiéis para reflexão acerca do atual momento de crise pelo qual passa o Brasil. O lema deste ano é “Com Santo Antônio sal da terra e luz...

  • Bagé, Quarta-feira 31 de Maio

    Força-tarefa conjunta de órgãos da segurança e defesa atua contra desabastecimento

    Na terça-feira, após encontro realizado entre o titular da 9ª Delegacia Regional, Luís Eduardo Benites, comandante do 6º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, tenente-coronel Sérgio Alex Laydner Medina, comandante da 3ª Brigada de...

  • Bagé, Quarta-feira 31 de Maio

    Escolas municipais retornam na segunda-feira

    A secretária Adriana Lara se reuniu com os diretores das escolas municipais, ontem à tarde, quando ficou definido o retorno às aulas, a partir de segunda-feira, em todas instituições de ensino. Adriana iniciou o encontro destacando que foi uma...

  • Bagé, Quarta-feira 31 de Maio

    “Se para desbloquear tiver que usar a força, vamos fazer”, afirma general

    A situação desencadeada pela greve dos caminhoneiros passou a ter cenas de violência, com conflitos entre civis e Forças Armadas. Exemplo disso foi testemunhado, na manhã de ontem, próximo ao trevo que dá acesso a Hulha Negra, na BR-293. Desde as...

  • Bagé, Quarta-feira 31 de Maio

    Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada

    A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país. A recomendação do Ministério da Saúde, enviada aos gestores locais na terça-feira, foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“A morte é simples mudança de veste. Somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraíso ou o inferno criados por nós mesmos”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.