Bagé / RS, Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

“Se para desbloquear tiver que usar a força, vamos fazer”, afirma general

Exército e trabalhadores entraram em conflito no trevo de Hulha Negra

A situação desencadeada pela greve dos caminhoneiros passou a ter cenas de violência, com conflitos entre civis e Forças Armadas. Exemplo disso foi testemunhado, na manhã de ontem, próximo ao trevo que dá acesso a Hulha Negra, na BR-293. Desde as 8h, um grupo de aproximadamente 400 manifestantes - trabalhadores vinculados à Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM) e Usina Termelétrica Pampa Sul (UTE Pampa Sul) - bloqueou a via com a queima de pneus. Com exceção de veículos leves, os demais eram trancados por um determinado período na via. No entanto, por volta das 8h30min, tropas do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (3º RC MEC), do 3º Pelotão de Polícia do Exército (3º PEL PE), com apoio da Polícia Rodoviária Federal e Brigada Militar de Candiota iniciaram um processo de desobstrução da via, com confronto entre as partes. A medida teve amparo dos decretos 9382/18 e 9385/18, do presidente Michel Temer, que autorizam as Forças Armadas a fazerem o desbloqueio de vias federais e escoltarem veículos que prestam serviços considerados essenciais como a distribuição de alimentos e combustíveis. A medida ainda permite ao Exército avançar, se não houver êxito nas negociações, o que ocorreu, de fato, ontem pela manhã.
Conforme ponto de vista dos trabalhadores, em nenhum momento os militares teriam se proposto a dialogar. Segundo o presidente do Sindicato dos Mineiros, Wagner Pinto, o movimento era livre, ou seja, uma iniciativa exclusivamente de um grupo de trabalhadores, sem vínculos políticos ou sindicais. “Havia integrantes de sindicato, mas, naquele momento, estavam se manifestando como trabalhadores. Estávamos sentados no asfalto. Não tínhamos nenhum armamento. Sem nenhuma conversa, o Exército se aproximou e partiu para a agressão. Estive por 10 dias nos protestos em frente à Assembleia Legislativa, na questão das privatizações, fui agredido;  porém, o que presenciamos ontem foi muito pior”, relata. No confronto, dois manifestantes acabaram feridos, ambos encaminhados a Bagé em uma ambulância. “Um deles teve um sangramento bem grande na perna; outro foi na coxa. Tiros de borrachas causam hematomas. Não tenho como provar, mas acredito que um impacto desses seja causado por projéteis. E o conflito também ocorreu em áreas de propriedades próximas, e não só na estrada federal”, pontua.

Alerta sobre obstrução

O general José Ricardo Vendramin Nunes concedeu, ontem à tarde, uma coletiva de imprensa, no quartel general da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, para esclarecer sobre a operação realizada pelas tropas, no trevo de acesso a Hulha Negra. Ele aponta que cerca de 350 militares estiveram envolvidos no ato. “Estimamos que cerca de 400 pessoas e de 10 a 11 ônibus estavam no local. Na ordem de 40 bloqueavam com a queima de pneus. Inicialmente, procuramos uma negociação e advertimos que aquela área era federal. E, por ser federal, tínhamos um decreto que autorizava um desbloqueio”, comenta.
De acordo com Nunes, o diálogo não surtiu efeito e, por isso, agiram. “Fomos recebidos com gritos, ameaças e até pedras jogadas. Não tivemos outro recurso a não ser avançar com tropas e realizar a contenção para abrir o eixo. Houve confronto físico. Dois dos manifestantes foram presos. Os flagrantes foram caracterizados como crime militar. A operação durou entre três horas e três horas e meia. A grande maioria era formada por trabalhadores; algumas dessas pessoas é que causaram a obstrução”, adverte.
Nesse contexto dos manifestantes que estavam envolvidos no ato, o general destaca que não foi constatada a presença dos caminhoneiros. Ou seja, o movimento partiu de outras categorias. “Se para desbloquear tiver que usar a força, vamos fazer. Qualquer pessoa que se opuser será presa. O Exército tem que cumprir a tarefa do governo, de garantir o direito de ir e vir. Isso faz parte da Constituição. Ressalto que não temos posição política. Estamos alinhados com a defesa do Brasil”, salienta.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 31/05/2018 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 31 de Maio

    Lema da trezena de Santo Antônio chama atenção para realidade do país

    A trezena de Santo Antônio, que teve início ontem, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, quer conclamar os fiéis para reflexão acerca do atual momento de crise pelo qual passa o Brasil. O lema deste ano é “Com Santo Antônio sal da terra e luz...

  • Bagé, Segunda-feira 31 de Maio

    Força-tarefa conjunta de órgãos da segurança e defesa atua contra desabastecimento

    Na terça-feira, após encontro realizado entre o titular da 9ª Delegacia Regional, Luís Eduardo Benites, comandante do 6º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, tenente-coronel Sérgio Alex Laydner Medina, comandante da 3ª Brigada de...

  • Bagé, Segunda-feira 31 de Maio

    Escolas municipais retornam na segunda-feira

    A secretária Adriana Lara se reuniu com os diretores das escolas municipais, ontem à tarde, quando ficou definido o retorno às aulas, a partir de segunda-feira, em todas instituições de ensino. Adriana iniciou o encontro destacando que foi uma...

  • Bagé, Segunda-feira 31 de Maio

    Restaurantes começam a sentir impacto do desabastecimento

    O desabastecimento de itens de primeira necessidade nas prateleiras de alguns estabelecimentos já começa a surtir efeitos nos restaurantes locais. Um deles, inclusive, que tem sedes na Sete de Setembro e General Sampaio, não abrirá as portas...

  • Bagé, Segunda-feira 31 de Maio

    Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada

    A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país. A recomendação do Ministério da Saúde, enviada aos gestores locais na terça-feira, foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”
William Shakespeare
 
Punta & paz de espírito
Salve, salve amigos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.