Bagé / RS, Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Taxistas e mototaxistas se adaptam à escassez de combustíveis e apoiam mobilização

Bagé amanheceu, ontem, em clima de feriado. É que o desabastecimento ocorrido em razão da paralisação nacional dos caminhoneiros causou redução ou suspensão nos horários de funcionamento de instituições públicas e privadas da cidade. Contudo, para outras duas categorias de motoristas profissionais - mototaxistas e taxistas -, a jornada seguiu o padrão. O trânsito tranquilo contrastava com a movimentação de motos e táxis no centro, que era igual ao de um dia normal de trabalho. 
Mesmo com as dificuldades enfrentadas com a falta de combustíveis nos postos, todos os trabalhadores entrevistados manifestaram apoio ao movimento dos transportadores de cargas. É o que conta José Aílton Veloso, 61 anos, mototaxista desde 2004. Ele enfrentou filas para abastecer na quinta-feira, encheu o tanque da moto, mas disse ainda ter reserva para somente dois dias de trabalho: “Nossa demanda aumentou por ter menos ônibus rodando. Essa greve é bem-vinda, pois só assim pode-se ter controle nos preços. Cada vez que se vai ao posto, tem um preço diferente. Não tem como trabalhar assim. Estamos pagando o preço da roubalheira”, relatou.
Há 18 anos atuando com táxi, Misael Malaguez, 40, trabalha durante o dia e economiza o que pode para continuar sua rotina. “Rodo 10 dias com o tanque cheio e, por enquanto, a semana tá garantida. Por causa da época (fim de mês), o movimento está calmo”, explicou. 
No calçadão, o mototaxista Jéferson Ramires, 35, destacou que metade dos colegas não foi trabalhar porque ficaram sem gasolina: “Dos 13 colegas, somente sete vieram hoje”. Ramires, que trabalha há seis anos no ramo, disse que o fluxo seguia o ritmo normal, porém, afirma que alguns colegas sobretaxaram clientes: “Infelizmente, alguns tentaram tirar proveito da situação, por isso, é sempre bom que o cliente pesquise antes de contratar o serviço”. Ele abasteceu a moto na quinta-feira e declarou que, se não conseguir gasolina, pode parar. “Um tanque cheio dura até cinco dias de trabalho. Como abasteci na última quinta-feira, se não conseguir hoje (ontem), vou ter que parar também”, disse. 
O taxista Dionatan Coelho Machado, 34, contou que tem reserva até quinta-feira para trabalhar e ressaltou apoio à paralisação: “O governo tinha que sofrer a reação. Por mim, pode ter mais uma semana de greve. Quem sabe assim muda alguma coisa”. Machado tem 12 anos de profissão e destacou que o anúncio do governo federal relativo à redução nos preços ao consumidor ficou somente no papel: “Ninguém baixou um centavo no preço dos combustíveis”. Aliás, essa foi a reclamação de todos os entrevistados. Segundo eles, nos poucos postos onde se conseguia abastecer, ainda não se percebeu diminuição nos valores cobrados.
Ânderson Arruda, 43, mototaxista há cinco anos, defendeu a mobilização dos caminhoneiros: “Eles estão fazendo a parte deles e de muitos outros que não estão participando”. Arruda contou à reportagem que tirou gasolina do carro da família para trabalhar. “Nunca tinha presenciado movimento com tamanho impacto. Tá difícil para quem não conseguiu vir trabalhar, mas a greve é necessária. Muita coisa tem que mudar”, sustentou.
Para o integrante da comissão provisória do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários (Sincaver), Rafael Feres, os taxistas têm poupado combustível para manter o trabalho em funcionamento: “Evito trânsito pesado das vias principais e não ligo o ar -condicionado. Alguns colegas tiveram que trabalhar em horário reduzido para não ficar sem reservas. Considero justa a manifestação dos caminhoneiros, porque o governo quer jogar o rombo da Petrobras nos ombros da população”.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 29/05/2018 | Geral

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”
William Shakespeare
 
Punta & paz de espírito
Salve, salve amigos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.