Bagé / RS, Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Paralisação dos caminhoneiros permanece e afeta prestação de serviços

Instituições de saúde e estabelecimentos avaliam crise

Mesmo depois de diversas reuniões ocorridas durante o domingo no alto escalão governamental em Brasília, a categoria dos caminhoneiros continua paralisada em todo o país. Em Bagé, não é diferente. Caminhões continuam estacionados no trevo de acesso à cidade. Inácio Martins Schwanck, de 28 anos, é proprietário de caminhão e participa da movimentação. “A manifestação permanece como está desde o início, com os caminhões totalmente paralisados. Não somos obrigados a deixar os caminhões parados, mas convidamos os demais a aderirem e 99% está ao nosso lado. Por enquanto não há nenhum acordo com o governo e se o movimento tiver que continuar por mais alguns dias estamos mobilizados para continuar a greve”, afirmou.
 
Hospitais mantém atendimento
Em algumas cidades, hospitais já manifestam cancelamentos de procedimento em função do desabastecimento. Em Bagé, porém, a situação permanece normal. O provedor do maior hospital local, que atende toda a região, a Santa Casa de Caridade de Bagé, informou que hoje deverá ocorrer uma reunião, pela manhã, para avaliar os estoque de insumos e medicamentos. “Existe a possibilidade de suspender cirurgias eletivas, mas, até o momento, o atendimento permanece normal. Temos estoque suficiente de anestésico e estamos conseguindo suprir a demanda. Não sabemos como vai ser durante a semana”, comentou.
Já no Hospital Universitário, a situação é tranquila. Isso porque o estoque de oxigênio não deve acabar, pois é a própria unidade de saúde que produz seu oxigênio, por meio de sua usina. O estoque de farmácia deve durar cerca de 90 dias. “Estamos com atendimento pleno, passando bem por este momento. As atividades estão normais, com a capacidade máxima”, garantiu o diretor técnico Henry Ritta. Apenas no caso de exames contrastados pode haver alteração de oferta, já que o estoque de contraste deve durar mais 10 dias.
 
Farmácias
No final da manhã de ontem, a reportagem ligou para algumas farmácias locais. A maior parte delas informou que não há falta de medicamentos, mas que, se a situação permanecer inalterada, poderá ocorrer desabastecimento. “Não recebemos medicamentos há quatro dias. Por isso, os mais consumidos, como remédios para pressão e anticoncepcionais, se não forem repostos podem faltar, já que não estão sendo feitas novas entregas”, explicou Ronaldo Robaina, balcofarmacista de um dos estabelecimentos.
Outro atendente, João Hamilton, de outra farmácia, conta que há previsão de chegada de novos produtos hoje ou amanhã. “Porém, não sabemos se vai ocorrer. Por enquanto está normal, mas pode ter reflexo nos próximos dias”, argumentou.

Postos de combustíveis
Na manhã de sábado, o pouco de combustível que ainda tinha nos postos da cidade acabou. Alguns bageenses optaram por ir até Aceguá abastecer, onde ainda havia gasolina. Muitos postos sinalizaram com cones e fitas, impedindo o acesso dos veículos. Em alguns, apenas as lojas de conveniência continuam em funcionamento. 

Outros serviços reduzidos
Os reflexos continuam no corte e redução de serviços. O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) informa que de segunda a quarta-feira (28 a 30/05), excepcionalmente, a autarquia funcionará das 8h às 14h, devido à crise do combustível. Haverá plantão para consertos emergenciais de água e esgoto.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 28/05/2018 | Geral

  • Bagé, Quarta-feira 28 de Maio

    Manifestantes vão às ruas em apoio aos caminhoneiros

    Um número expressivo de pessoas foi às ruas no início da tarde de ontem, após mobilização organizada pelas redes sociais. O objetivo principal foi prestar apoio à paralisação dos caminhoneiros, iniciada na semana passada e realizada em todo o...

  • Bagé, Quarta-feira 28 de Maio

    Licitações para construção de paradas de ônibus e revitalização de campos do Militão

    A prefeitura de Bagé divulgou no final de semana, o edital para licitação que escolherá a empresa de engenharia que implantará abrigos de ônibus para transporte coletivo urbano. A apresentação dos envelopes no dia 14 de junho, às 9h30min, na sala...

  • Bagé, Quarta-feira 28 de Maio

    Espetáculo celebra 150 anos da Sociedade Espanhola

    A sociedade Espanhola de Bagé ficou lotada, no sábado à noite, durante recital de canto promovido pelo Instituto Municipal de Belas Artes (Imba). Segundo o diretor da instituição, Flávio Dutra, a apresentação foi articulada por uma proposição do...

  • Bagé, Quarta-feira 28 de Maio

    Internado há cerca de um mês em Santa Maria, bebê tem doença rara

    Os pais do menino Eliezer Trindade Chaves Medeiros, de 1 ano e 7 meses, lançaram recentemente uma campanha na internet para angariar recursos para o sustento da família, além de doações de sangue para o bebê. Isso porque, há quase um mês, o...

  • Bagé, Quarta-feira 28 de Maio

    Coleta de sangue tem bom resultado

    A coleta de sangue deste mês, realizada, no sábado, no Hospital Universitário, teve o melhor resultado dos últimos três meses. Depois de não alcançar a meta nas edições anteriores, a equipe efetuou um total de cadastros (130), que resultou em 90...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“A morte é simples mudança de veste. Somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraíso ou o inferno criados por nós mesmos”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.