Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Social | Colunista: Gilmar de Quadros

Coluna Social

EUROPA. O jornalista Fábio Schaffner conversou, segunda-feira, direto da Suíça, com a jornalista Andrea Gallo. Ele quis saber qual a repercussão, na cidade, daquela reportagem que fez com titulo: “O império abandonado de Zuleika Torrealba, mulher que gravou seu nome na história de Bagé”, publicada domingo (20), em caderno especial ZH.  Schaffner entrevistou pessoas que trabalharam para dona Zuleika; o texto dele é bom demais. Em alguns momentos diz: “ Benemérita da saúde, construiu uma unidade de alta complexidade para tratamento de câncer. Mecenas das artes, financiou festivais de cinema, música e literatura, restaurou casarões históricos, criou um centro cultural, patrocinou exposições e montou uma orquestra infantil com 68 instrumentistas. Devota do conforto e da boa mesa, fez uma pousada e um restaurante que se tornaram sinônimo de requinte hoteleiro e gastronômico. Ruralista temporã, fundou uma cabanha e, aliando animais premiados com avançadas pesquisas genéticas, proporcionou a primeira clonagem bovina da raça Jersey no país”.
FÁBIO Schaffner continua: “Poucas pessoas restaram incólumes à passagem de Zuleika por Bagé. De temperamento mercurial e adepta do desapego financeiro, distribuiu cheques nababescos com a mesma volúpia com que desfiava impropérios. Deu carros, casas e montou negócios para pessoas de quem gostava, mas não abria mão de desancar políticos e autoridades, constranger convidados e humilhar empregados sempre que julgasse adequada uma reprimenda pública”. São todos incompetentes” — resumiu ao demitir 27 empregados do complexo cultural de uma só vez. Ou  “Vocês em Bagé pensam que nem bois” - costumava dizer”.
 
CONSTRANGER CONVIDADOS é muito feio, diminui quem o pratica e ponto final. Sabem que uma das antas do viveiro Da Maya é vista frequentemente circulando pelos arredores do campo de golfe do Cantegril Clube. Talvez o que  faltou na matéria do Fábio Schaffner foi destacar a beleza dos brincos de brilhantes, muitos pontos, algo em torno de 15 a 18, que não saem das orelhas da senhora Torrealba; assim como o chapéu panamá, meus queridos!
 
NESTE feriado em Bagé, Nossa Senhora Aparecida, a novidade são as mil ave-marias que serão rezadas a partir das 7h. Ao cair da tarde, às 17h, o bispo dom Gílio Felício preside a procissão com tema: “ Maria Auxiliadora dos Cristãos”; o Coral Auxiliadora vai se apresentar. Depois, durante a procissão, em frente ao Imba, apresentação do grupo de choro. No repertório, “Ave-maria no morro”:  Barracão de zinco sem telhado, sem pintura, lá no morro. Barracão é bangalô. Lá não existe felicidade de arranha-céu, pois quem mora lá no morro já vive pertinho do céu. Tem alvorada, tem passarada, alvorecer, sinfonia de pardais, anunciando o anoitecer. E o morro inteiro no fim do dia reza uma prece ave-maria. [...]. Aplausos!
SÁBADO (26), às 20h, Sociedade Espanhola, “Árias, duetos e canções”, evento do Imba, que leva ao palco o contratenor  José Artigas Lemos, os tenores Flávio Leite, Fabian Bassi, e Getúlio Vares; as  sopranos Raquel Fortes e Tânia Marion Saralegui. Pianistas: Liliana Michelsen, Magali Nocchi Collares e Renato Paim. Os ingressos, no Imba,  R$ 20. Aplausos!
EMPREENDEDORES de fato, Gélson e  Hanie Brum expandem o restaurante Quitanda, que iniciou pequenininho, agradou tanto aos clientes e, agora, vai mudar de endereço, instalando-se na Bento Gonçalves, oba!...LABORATÓRIO Examinare atende aos sábados pela manhã, isso é ótimo! Além da obra de ampliação da área de atendimento do laboratório, Daniel Severo e Carla vão abrir filial do Examinare  na rua Barão do Upacaraí, em Dom Pedrito. Aplausos!
FOI Nélson Sonaglio quem me contou que neste sábado (26), o voluntariado da Sociedade Espírita Chico Xavier, de Hulha Negra, sob a coordenação da Josane Sonaglio, vai vender pastéis e panquecas congeladas. Para isso basta ligar para Regina Loguércio (9 9952 5253) ou Josane (9 9979 6495)... CAVALGADA DO VINHO na Campanha, realiza-se neste domingo (27), às 8h, saída da Pousada do Sobrado; coordenação de Cátia Souza. Aplausos!
 
 COLUNA do  Fernando Albrecht , JC: “Os gaúchos entre 25 e 34 anos são os que mais fumam. De acordo com pesquisa da Sociedade de Cardiologia do RS, 30% dos porto-alegrenses são fumantes, seguidos por moradores do Noroeste (19,2%) e da região Metropolitana (13,9%). O tabagismo será pauta conjunta das sociedades de Pneumologia e de Cardiologia no próximo domingo, no Parque da Redenção. Por falar em cigarro, nada mais desagradável do que caminhar atrás de um fumante mesmo na rua. Fumante passivo não é só em recinto fechado, não. Sem falar na fumaça da cannabis. Essa está onipresente”.

Comente essa notícia
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.