Bagé / RS, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Caminhoneiros bageenses participam de protestos nacionais

Por melhores condições de trabalho

Grupo destacou reivindicações a favor da categoria e comunidade
Grupo destacou reivindicações a favor da categoria e comunidade
Crédito: Francisco Bosco

Quinze municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Bagé, iniciaram o dia de ontem com protesto. É que caminhoneiros autônomos realizaram manifestação por conta dos baixos preços pagos nos fretes, além do custo dos pedágios e o aumento sucessivo nos preços dos combustíveis, especialmente o diesel, que registrou alta por três vezes em cerca de duas semanas. Em Bagé, a mobilização começou por volta das 6h30min, na rótula da avenida Santa Tecla, e se estendeu durante o dia, com cerca de 100 adesões. As maiores concentrações no Estado aconteceram na BR-101, próximo à divisa com Santa Catarina.
De acordo com um dos mobilizadores do protesto, o caminhoneiro Adriano Camargo, 37 anos, a manifestação é pacífica, sem a intenção de bloquear a pista para o trânsito. “O que nós buscamos é conscientizar a comunidade. Nós somos os que mais sentem o peso dos aumentos nos preços, mas não estamos sozinhos. Todo bageense que precisa usar veículo para trabalhar e se deslocar está indignado com a situação”, declarou. Como exemplo, o motorista profissional falou sobre o valor recebido para o transporte da safra até o porto de Rio Grande. “Hoje, se paga R$ 43 por tonelada entre Bagé e o porto. Um caminhão que transporte 32 mil quilos de grãos rende ao motorista somente cerca de R$ 200. Não paga nem o custo da viagem. É uma vergonha”, protestou. Conforme Camargo, a manifestação, a qual garantiu não ter vínculo com entidades sindicais ou de classe, vai ter continuidade e pede a adesão dos bageenses. “Se cada caminhoneiro, taxista, motorista de van, ônibus, produtor rural e cidadão consciente do que se passa nesse país se mobilizar, nós acabamos com essa vergonha”, conclamou. No local, cerca de 30 manifestantes estavam espalhados nos quatro acessos da rótula da Santa Tecla com a BR-293, porém, Camargo disse que a ação teve o apoio de 100 motoristas, que se revezavam nas atividades durante o dia.
Conforme o chefe do posto da Polícia Rodoviária Federal de Bagé, Dorval Silva, a ação se restringiu a Bagé e não teve registro de ocorrências. “Nós acompanhamos a situação e, até o momento (pela manhã), está tudo tranquilo. Não teve bloqueio na BR-293. Nós conversamos com os manifestantes, que garantiram que a mobilização não vai interromper o trânsito. Somente os motoristas de caminhão serão convidados a aderir ao movimento”, relatou. Às 11h30min, Camargo disse que o núcleo do protesto em Bagé manteve contato com outros municípios da região e que caminhoneiros de Dom Pedrito também podem parar. “Eles estão se organizando para aderirem ao movimento”, comentou. Conforme informações divulgadas pelo grupo à reportagem, carros de passeio particulares, ambulâncias e ônibus têm trânsito livre. Somente veículos de carga e de serviços são abordados, com o propósito de aderirem à mobilização.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 22/05/2018 | Geral

  • Bagé, Quarta-feira 22 de Maio

    Executivo planeja uso do Mosquitão como Centro de Referência em Saúde

    Durante o mutirão que realizou ações de melhorias de infraestrutura nos bairros Prado Velho, Morgado Rosa e Habitar Brasil, na zona leste da cidade, o projeto Meu Bairro Melhor oportunizou que o governo municipal debatesse com as comunidades o...

  • Bagé, Quarta-feira 22 de Maio

    Folha do Sul é tema de análise em projeto escolar

    Na tarde de ontem, a jornalista Maritza Costa, da equipe do jornal Folha do Sul, participou do projeto "Profissões: o que vou ser quando crescer", realizado na Escola de Educação Infantil Turma do Pernalonga. O objetivo foi falar às crianças das...

  • Bagé, Quarta-feira 22 de Maio

    Diálogos ARI de Jornalismo acontecem nesta semana

    A Associação dos Diários do Interior (ADI), em parceria com a Universidade de Santa Cruz (Unisc), realiza o evento “Diálogos ARI de Jornalismo – Experiências e Inovações”. A atividade acontece nos dias 25 e 26 deste mês, em Santa Cruz do Sul, e...

  • Bagé, Quarta-feira 22 de Maio

    João Severiano da Fonseca aguarda há 10 anos por quadra coberta

    O conforto de uma quadra coberta com vestiários é o que a direção da escola municipal João Severiano da Fonseca, situada no bairro Casto Alves, busca há mais de 10 anos. Atualmente, a prática da Educação Física ocorre numa quadra interna, com...

  • Bagé, Quarta-feira 22 de Maio

    Gerente de expansão da Havan visita Bagé

    O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, informa que, entre os dias 16 e 18 de maio esteve, em Bagé, o gerente de expansão da rede Havan, Moacir Oliveira, que foi recebido pelo prefeito...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Os olhos do espírito só se abrem à luz quando atinge-se a maturidade adquirida na correção das rotas do viver”
MP
 
Minuano gelado; coração...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.