Bagé / RS, Sábado, 23 de Junho de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Unidos da Estrela d'Alva e Mimosas do Jacaré são as campeãs do carnaval 2018

O carnaval de 2018 teve um gostinho especial, e não só por ser a retomada das competições entre as agremiações - depois de três anos sem desfiles competitivos -, e pelo retorno para a Avenida Sete de Setembro, berço inicial da folia bageense, mas pelo sucesso de público. Isso depois de duas décadas em que a população, em sua maioria, pedia o retorno para a avenida principal: cerca de 10 mil pessoas, entre os dois dias, prestigiaram o evento, segundo estimado pela Secretaria de Cultura.
Na manhã de ontem, por cerca de uma hora, representantes das escolas de samba e dos blocos burlescos que desfilaram, reuniram-se com a direção das associações que representam as agremiações para acompanhar a apuração dos votos dos jurados vindos de Santa Maria. Com diferença de apenas seis décimos, a Escola de Samba Unidos da Estrela d'Alva sagrou-se campeã, com o total de 104.4 pontos. A escola homenageou a artista Maria Luísa Teixeira da Luz, a Marilu Teixeira.
Na segunda colocação, ficou a Império da Zona Leste, com 103.8 pontos. A escola, que desfilou pela primeira vez, contou a história e origens do prefeito Divaldo Lara.
As duas escolas sofreriam punições pelo regulamento. Uma por apresentar excedente no número de camisetas estipulado e outra por atraso ao entrar na avenida. As duas direções, porém, entraram em acordo e optaram por ignorar e anular as punições de ambas, deixando a decisão unicamente para a avaliação dos jurados. Ainda que as punições fossem aplicadas, o resultado permaneceria com a Estrela d'Alva como grande campeã.
No pátio do Palacete Pedro Osório, integrantes da escola vibravam a cada item e já começaram a festa da vitória ali mesmo. “Sempre estivemos confiantes. Nosso trabalho é humilde, mas com muita dedicação e carinho. Há algum tempo queríamos fazer essa homenagem a Marilu e agora conseguimos”, declarou um dos presidentes da escola, Luiz Carlos Parodes.
O presidente da Império da Zona Leste, Émerson do Cavaco, disse que são todos campeões. “Foi um carnaval difícil. Por isso todos somos vencedores só em colocar a escola na rua. Reconhecemos o trabalho da Estrela d'Alva e que no ano que vem possamos abrilhantar mais uma vez o carnaval”, disse.
Por telefone, a homenageada se disse muito emocionada. “Custei a aceitar o convite porque acho que havia outras pessoas a serem homenageadas. Mas posso dizer, com toda certeza, que foi a maior homenagem que já recebi, me tocou muito. Desfilei muito emocionada, em alguns momentos não consegui conter o choro”, disse. Ela agradeceu a todos que desfilaram e que trabalharam dia e noite para colocar a escola na rua. A presidente da Associação Pró-Santa Thereza também agradeceu ao marido, Sapiran Brito e ao filho, Zeca Brito, autores do samba-enredo. “Foi uma declaração de amor”, resumiu.
 
Blocos burlescos
Na categoria blocos burlescos, concorreram Mimosas do Jacaré, Da Zebra e Os Gatões. Na terceira colocação, com 27.2 pontos ficou o Da Zebra; o segundo lugar foi pra Os Gatões, com 27.8, e o grande campeão foi o tradicional bloco Mimosas do Jacaré, com 28.6 - diversas vezes campeão do carnaval bageense nessa categoria.
Para a entidade, a vitória é especial. Isso porque as Mimosas homenagearam o ex-presidente do bloco, José Antônio Corrêa, que morreu no final do ano passado. “Há três anos queremos homenageá-lo e, infelizmente, ele não conseguiu ver essa homenagem. Toda nossa família se empenhou para sair no bloco”, disse o neto William Correa, atual presidente da entidade.
O secretário municipal de Cultura, Fabiano Marimon, avalia positivamente a festa. “Foi um sucesso incontestável, graças ao empenho de todos. Sozinhos não conseguiríamos fazer nada. É preciso que se tenha mais otimismo, que se pense positivamente o nosso município”, afirmou.
 
Box
Notas
Escolas de samba
 
Estrela d'Alva
Abre-alas – 9.8
Comissão de frente – 9.8
Casal de passistas – 9.9
Enredo – 8.5
Evolução – 9.8
Alegorias e adereços – 9.8
Bateria – 9
Samba-enredo – 9.5
Harmonia – 9.5
Fantasia – 9.8
Porta-bandeira/mestre-sala - 9
 
Império da Zona Leste
Abre-alas – 9.6
Comissão de frente – 9.7
Casal de passistas – 9.8
Enredo – 9
Evolução – 9.5
Alegorias e adereços – 9.2
Bateria – 9.4
Samba-enredo – 9
Harmonia – 9.1
Fantasia – 9.5
Porta-bandeira/mestre-sala - 10
 
Blocos burlescos
Mimosas do Jacaré
Alegorias e adereços - 10
Humor – 9.7
Bateria – 8.9
 
Da Zebra
Alegorias e adereços - 9
Humor – 9.5
Bateria – 8.7
                    
Os Gatões
Alegorias e adereços – 9.5
Humor – 9.3
Bateria – 9
 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 13/03/2018 | Geral

  • Bagé, Sábado 13 de Março

    Município prevê conclusão de duas obras de asfaltamento hoje

    As comunidades dos bairros Alcides Almeida, Arvorezinha, Damé e Menino Deus, na região Norte; além do Morgado Rosa, na zona Leste, serão beneficiados com duas novas vias pavimentadas. É que hoje está prevista a conclusão das intervenções de...

  • Bagé, Sábado 13 de Março

    Prefeitura lança edital para modernização da iluminação

    O Executivo divulgou, ontem, o aviso de licitação da concorrência pública 001/2018, que visa à contratação de concessão administrativa da operação, expansão, modernização, otimização, manutenção e gestão da rede de iluminação pública de Bagé....

  • Bagé, Sábado 13 de Março

    Bayard cumpre agenda em Santa Catarina

    O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, cumpre agenda em Santa Catarina para contato com possíveis futuros investidores e empresa que já confirmou sua vinda para o município. De...

  • Bagé, Sábado 13 de Março

    Focus será a principal atração do 16º Dança Bagé

    De 7 a 10 de junho, a Rainha da Fronteira recebe, mais uma vez, dezenas de companhias de dança, inclusive de fora do país, para o 16⁰ Dança Bagé. A atração principal já está confirmada. Será a Focus Cia. de Dança da cidade do Rio Janeiro, que...

  • Bagé, Sábado 13 de Março

    Ministério Público busca acordo para salvar acervo de Pedras Altas

    Na semana passada houve reunião com o promotor de Justiça de Bagé, Everton Luís Resmini Meneses, e a coordenadora do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais – Nucam -, Anelise Grehs, para retomar os trabalhos de salvamento do acervo...

Clique TV
Santa Edwiges Dia das Mães
Assista também:
Pé por Pé Dia das Mães
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

A CIDADE COMO OBRA DE ARTE, pelo menos na agenda cultural é assim. Com poucos recursos e muita eficiência, os eventos pipocam aqui e acolá, dia...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.