Bagé / RS, Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Greve dos Correios tem adesão de 10 funcionários em Bagé

Servidores se mantiveram na Praça de Esportes durante expediente
Servidores se mantiveram na Praça de Esportes durante expediente
Crédito: Francisco Bosco

A greve dos Correios, deflagrada às 22h de domingo, em âmbito nacional, gerou impactos no serviço em Bagé. Ontem, nas primeiras horas da manhã, 10 funcionários da agência local aderiram ao movimento. Destes, nove são carteiros e um exerce função administrativa. Como forma de manifestar apoio à mobilização do país, os servidores permaneceram sentados nos bancos da Praça de Esportes, durante o horário do expediente. Nos próximos dias, o grupo deve debater sobre quais ações serão tomadas, no que tange ao contexto local.
De acordo com o diretor-regional do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no RS, Henrique Torales, o serviço da Rainha da Fronteira apresenta números que exemplificam a atual situação da empresa. O sindicalista revela que 40 carteiros estão vinculados à agência local, enquanto o ideal seriam 50. Tal déficit, segundo ele, tem ocasionado um atraso constante na entrega das correspondências. Várias delas, inclusive, chegam às residências 30 dias após a data prevista. “Nossa greve será por tempo indeterminado. Não há negociação aberta. A empresa que deverá nos procurar. O último concurso realizado foi em 2011. E o pensamento do governo federal é de privatização. Se venderem, várias agências serão fechadas, pois essas multinacionais visam apenas ao lucro. O cenário é preocupante. Desde 8 de março, quase mil cidades passaram a ter entrega alternada, ou seja, sem carteiro fixo para uma determinada zona. No caso de Bagé, isso se tornou prática há muito tempo. Cada carteiro é responsável por três ou quatro zonas”, ressalta.

Pautas

São várias as reivindicações do movimento grevista. Porém, três delas se destacam. A primeira diz respeito à possibilidade de privatização, tema que é discutido há mais de cinco anos, conforme apontado pelos sindicalistas. A segunda é sobre as condições de trabalhos dos servidores, como o déficit de profissionais. E a terceira é o aumento da cobrança de mensalidade do plano de saúde, de 7% para 25%, além da retirada de pai e mãe como dependentes. O assunto, inclusive, foi pauta de julgamento, ontem à tarde, do Tribunal Superior de Trabalho (TST). “Estamos com déficit de mais de 13 mil funcionários no Brasil. Sem falar que as férias só estão sendo concedidas quando estão no limite do vencimento. Precisamos tomar medidas quanto a tudo isso”, pontua.

Contraponto

Em nota oficial à imprensa, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos afirma que o movimento grevista serve apenas para “agravar ainda mais a situação delicada pela qual passam os Correios e afeta não apenas a empresa, mas também os próprios empregados”. Em relação ao plano de saúde, umas das principais pautas da greve, o texto da nota aponta que o assunto foi discutido “exaustivamente com as representações dos trabalhadores, tanto no âmbito administrativo quanto em mediação pelo Tribunal Superior do Trabalho”. A empresa acrescenta que não “consegue sustentar as condições do plano, concedidas no auge do monopólio, quando os Correios tinham capacidade financeira para arcar com esses custos”.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 13/03/2018 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 13 de Março

    Município prevê conclusão de duas obras de asfaltamento hoje

    As comunidades dos bairros Alcides Almeida, Arvorezinha, Damé e Menino Deus, na região Norte; além do Morgado Rosa, na zona Leste, serão beneficiados com duas novas vias pavimentadas. É que hoje está prevista a conclusão das intervenções de...

  • Bagé, Segunda-feira 13 de Março

    Prefeitura lança edital para modernização da iluminação

    O Executivo divulgou, ontem, o aviso de licitação da concorrência pública 001/2018, que visa à contratação de concessão administrativa da operação, expansão, modernização, otimização, manutenção e gestão da rede de iluminação pública de Bagé....

  • Bagé, Segunda-feira 13 de Março

    Bayard cumpre agenda em Santa Catarina

    O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, cumpre agenda em Santa Catarina para contato com possíveis futuros investidores e empresa que já confirmou sua vinda para o município. De...

  • Bagé, Segunda-feira 13 de Março

    Focus será a principal atração do 16º Dança Bagé

    De 7 a 10 de junho, a Rainha da Fronteira recebe, mais uma vez, dezenas de companhias de dança, inclusive de fora do país, para o 16⁰ Dança Bagé. A atração principal já está confirmada. Será a Focus Cia. de Dança da cidade do Rio Janeiro, que...

  • Bagé, Segunda-feira 13 de Março

    Ministério Público busca acordo para salvar acervo de Pedras Altas

    Na semana passada houve reunião com o promotor de Justiça de Bagé, Everton Luís Resmini Meneses, e a coordenadora do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais – Nucam -, Anelise Grehs, para retomar os trabalhos de salvamento do acervo...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

“Humildade para pedir perdão é prova de grandeza. Quanto menos fardos de culpa carregamos, mais leves ficamos para subir até Deus”.
MP
 
Toca...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.