Bagé / RS, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Campanha busca arrecadar recursos para cirurgia de Laurinha

O nascimento de um bebê envolve, sempre, muita expectativa. Para os funcionários públicos Márcio Duarte Garcia, 39 anos, e Nimara Bitencourt Xavier, 30 anos, não foi diferente. Os dois já eram pais e viviam a experiência de ter o primeiro filho juntos. De acordo com Garcia, a gravidez da pequena Laura correu dentro da normalidade mas, logo após o parto, diversos problemas de saúde afetaram a menina, que hoje tem dois meses.
Por isso, uma campanha regional, disseminada pelas redes sociais, está angariando fundos para a cirurgia necessária para o restabelecimento da saúde do bebê e para as despesas e manutenção dos pais e da criança em Porto Alegre, onde ela faz tratamento. Diversas cidades estão envolvidas no auxílio, já que o casal é de Piratini, trabalha em Pinheiro Machado e Hulha Negra, mas têm amigos em Candiota e Bagé.
 
Complicações
Assim que nasceu, Laura já começou a apresentar problemas de saúde que levaram, já na mesma madrugada do nascimento, ao deslocamento para Pelotas. “Lá foram 32 dias com vários diagnósticos diferentes. Ela não conseguia respirar direito”, relembrou o pai.
A menina tem fenda palatina no céu da boca, que é um problema de certa forma comum e de fácil resolução. Mas não era só isso. Depois de ficar uma semana em casa, acabou tendo que voltar ao hospital, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “Até que se descobriu que ela tem Sequência de Pierre Robin. Há uma má formação do maxilar e base da língua, que obstrui a respiração”, explica. Por conta disso, a menina já esteve duas vezes entre a vida e a morte, chegando, quase, a uma parada cardíaca. “Por isso precisamos fazer esta cirurgia o mais rápido possível”, conta.
Garcia refere-se a uma cirurgia indicada pelo médico, que deve corrigir o problema, permitindo que Laura tenha um crescimento normal. Os pais ainda não sabem exatamente quanto vai custar o procedimento, mas já estão cientes de que, certamente, não terão como pagar o valor. “Está sendo difícil arcar com as despesas médicas. Meu salário está atrasado, apenas o da Nimara está em dia. Além disso, o plano de saúde não cobre metade dos procedimentos, muitas coisas precisamos pagar. Estamos contando com a ajuda da família. Essa campanha foi ideia dos nossos amigos e nos surpreendeu. É muito gratificante ter tantas pessoas nos ajudando”, conta.
Garcia e Nimara estão em Porto Alegre, no Hospital da Criança Santo Antônio, referência em atendimento infantil. Se optassem pela cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), precisariam recorrer por vias judiciais, o que demoraria mais ainda. “Quanto antes for operada, melhor, pois prejudica o desenvolvimento dela. Além da dificuldade de respiração, tem também a dificuldade de oxigenação do cérebro”, comenta, mostrando a gravidade do caso.
 
A síndrome
A Síndrome de Pierre Robin, também conhecida por Sequência de Pierre Robin, é uma doença rara que se caracteriza por anomalias faciais como mandíbula diminuída, queda da língua para a garganta, obstrução das vias pulmonares e fenda no palato. Essa doença está presente desde o nascimento.

Como ajudar
Estão sendo realizados bingos em Piratini, Pinheiro Machado e Hulha Negra. Mas quem não puder comparecer e quiser ajudar, há a opção de depositar qualquer valor na agência 4506, operação 001, conta 00021104-4, Caixa Econômica Federal, em nome de Nimara Bintencourt Xavier.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 07/03/2018 | Geral

  • Bagé, Quarta-feira 07 de Março

    Pagamento de cota única do IPTU garante desconto até 10 de março

    Última oportunidade para o contribuinte obter o desconto de 10% na quitação do carnê de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) vai até o dia 10 de março. Quem optou pelo pagamento fracionado, o vencimento da segunda parcela é o mesmo dia. A...

  • Bagé, Quarta-feira 07 de Março

    Smed promove debate no Dia D da Base Nacional Comum Curricular

    O salão nobre da Prefeitura de Bagé sediou, na tarde de ontem, um encontro de supervisores e diretores das escolas da rede municipal de ensino para debater o Dia D da Base Nacional Comum Curricular. De acordo com a secretária de Educação e...

  • Bagé, Quarta-feira 07 de Março

    Prefeitura e Unipampa iniciam projeto "Memorial de Pedro Wayne"

    A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Casa da Cultura Pedro Wayne, em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) iniciaram, nesta semana, o projeto “Memorial Pedro Wayne: traços literários de memória e ensino”, com o objetivo...

  • Bagé, Quarta-feira 07 de Março

    Centro do Idoso retoma atividades

    O Centro do Idoso, vinculado à Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, começou suas atividades do ano. Entre as oficinas matinais dos primeiros dias, os idosos puderam praticar exercícios físicos, além de participar de...

  • Bagé, Quarta-feira 07 de Março

    Município inicia obras de asfaltamento da avenida Attila Taborda

    As obras de pavimentação da avenida Attila Taborda chegam a uma nova etapa hoje. É que a Construbrás, empresa contratada pela Prefeitura de Bagé para o empreendimento, desde sábado, realiza o trabalho de usinagem do asfalto a ser aplicado na via,...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Os olhos do espírito só se abrem à luz quando atinge-se a maturidade adquirida na correção das rotas do viver”
MP
 
Minuano gelado; coração...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.