Bagé / RS, Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Município abre ano letivo e prefeito anuncia novidades

Aulas começam na segunda-feira

Equipe receberá quase 13 mil alunos
Equipe receberá quase 13 mil alunos
Crédito: Divulgação/FS

A partir de segunda-feira, quase 13 mil alunos começam as aulas na rede municipal de ensino. A abertura do ano foi realizada na noite de quinta-feira, no Ginásio Auxiliadora, e contou com a presença de centenas de professores que ouviram novidades para 2018, anunciadas pelo prefeito Divaldo Lara. Ele informou que será enviado, na próxima semana, para a Câmara de Vereadores, o projeto de lei  que efetiva reajuste aos professores, cumprindo o pagamento do piso nacional do magistério: “Ainda no mês de março, os professores receberão esse aumento e o retroativo a janeiro e fevereiro”.
Os uniformes escolares também foram garantidos pelo chefe do Executivo. “Só quem passou frio sabe como é difícil quando 'entra' o inverno. Por isso, vamos disponibilizar jaquetas estofadas para as nossas crianças”, destacou Lara. Ele falou, ainda, que está em estudo um reajuste para todas as merendeiras que estiverem na função.

Vagas e avaliações
Vale destacar que 724 novas vagas foram oferecidas pelo município desde o ano passado até agora. Isso representa, segundo divulgou a coordenadoria de comunicação, 100% de vagas para alunos de pré 1 e 2, "atendendo um indicativo do Plano Nacional de Educação que era previsto para 2020".
O prefeito salientou, também por meio de sua assessoria, que a Constituição exige que os municípios invistam 25% da receita em educação e que, em Bagé, este índice é de 30%.
Na solenidade, Lara destacou vários fatores que contribuíram para a melhoria da educação em Bagé, como o simulado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Idep), que visa melhorar as notas na Rainha da Fronteira, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e o livro escrito pelos alunos da rede municipal, a 1º Antologia. A criação do Centro de Educação Mélanie Granier, "que será a melhor e maior estrutura em uma escola de toda região, atendendo os alunos da Marianinha Lopes e da creche Corujinha", onde as crianças da Educação Infantil participarão de aulas de artes, musicalização, informática, inglês e esportes.
A secretária de Educação, Adriana Lara, falou do empenho da equipe da pasta: “Sou uma entusiasta da área, por isso trabalhamos de forma intermitente para a abertura do ano letivo. Realizamos ajustes, adequações e reorganizações para que nossos alunos, professores e funcionários da rede sejam todos bem recebidos e bem atendidos nas suas necessidades. Faremos um 2018 ainda melhor que 2017. Vamos criar novos projetos e melhorar os já existentes”, disse.  

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/02/2018 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Fevereiro

    Leitores comemoram fim do horário de verão

    O horário brasileiro de verão encerra às 24h de hoje. Com isso, os relógios devem ser atrasados em uma hora – para as 23h. Para a estação de 2018-2019, o presidente Michel Temer assinou um decreto que encurta em duas semanas a duração do próximo...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Fevereiro

    Assistência Social abre inscrições para cursos

    A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso,por meio da Coordenação de Cidadania e Trabalho, abre o período de inscrições para as atividades na Casa de Cursos, Centro de Panificação e Centro Social Urbano a partir...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Fevereiro

    As rotineiras filas no INSS

    Filas extensas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não são novidade. Contudo, ontem pela manhã, o aglomerado de cidadãos que buscava o serviço chamou atenção de quem transitava nas proximidades do prédio da autarquia. Vale lembrar que o...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Fevereiro

    Sindicatos e Marfrig marcam primeira reunião de negociação

    A primeira reunião de negociação entre os sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação de Bagé, Pelotas e São Gabriel com representantes do Marfrig Group sobre o acordo coletivo de trabalho da categoria já tem data marcada. O...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Fevereiro

    "Um abraço ao maestro Ivonleo Monteiro" acontece hoje

    Como forma de homenagear e também ajudar o músico bageense Ivonleo Monteiro, amigos realizam hoje, a partir das 21h30min, no Velho Capitão, um couvert artístico intitulado "Um abraço ao maestro Ivonleo Monteiro". A iniciativa é de Manuel Belmiro...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

“Humildade para pedir perdão é prova de grandeza. Quanto menos fardos de culpa carregamos, mais leves ficamos para subir até Deus”.
MP
 
Toca...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.