Bagé / RS, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Vigilância Sanitária alerta para cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti

Serviço dos agentes de saúde é diário, durante todo o ano
Serviço dos agentes de saúde é diário, durante todo o ano
Crédito: Divulgação/FS

Nesta época do ano, além das altas temperaturas, Bagé enfrenta a estiagem e o racionamento de água. Por isso, uma das práticas mais comuns entre os moradores é armazenar o líquido em recipientes. No entanto, é preciso seguir alguns cuidados para não aumentar o risco de proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável por causar doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Marcelo Inchauspe Fernandes, os agentes de endemia estão encontrando muitas dificuldades na prevenção ao mosquito, dentre elas, as reservas em residências, muitas sem a manutenção adequada. “São encontradas, de forma recorrente, moradias com reservatórios sem cobertura e expostos por muitos dias, o que é muito perigoso”, relata.
Além desses casos, que aumentam com a restrição da distribuição de água, também são comuns residências abandonadas, com acúmulo de lixo ou piscinas sem assistência. Também há locais em que os residentes impedem a entrada do agente para fazer o controle apropriado.
Para auxiliar a eliminar o mosquito é importante que as casas permaneçam limpas, de forma a acabar com possíveis criadouros. Segundo a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), os cidadãos possuem papel fundamental na eliminação dos focos do mosquito, geralmente encontrados em recipientes com água parada.
Fernandes reforça a ideia de que a população precisa ajudar tomando medidas de prevenção à proliferação dos insetos e manter hábitos de precaução. “Com relação ao costume de guardar água em vasilhas, é importante que elas estejam sempre cobertas e não devem ser armazenadas por longos períodos”, salienta.
Neste ano, foram encontrados 12 focos com larvas dos insetos em Bagé, nos bairros São Judas e Getúlio Vargas e no centro. O coordenador mostra uma preocupação maior com a região central da cidade e pede a colaboração da população na eliminação de pontos favoráveis à reprodução do mosquito. Para aqueles que não permitem a entrada dos agentes de saúde nos imóveis, Fernandes adverte que a atitude não é permitida, sendo passível de multa, prevista em lei, para o morador.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 10/02/2018 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Fevereiro

    Daeb detalha medidas para manter abastecimento nos bairros

    O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) divulgou comunicado que elenca iniciativas para amenizar os efeitos do rodízio de abastecimento que iniciou nesta semana. Uma das ações é a reativação do poço artesiano localizado no bairro...

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Fevereiro

    Recuperação plena dos reservatórios pode acontecer somente a partir de março

    A queda gradativa dos níveis das barragens, açudes e outras reservas hídricas na região da Campanha se deve, principalmente, ao fenômeno conhecido como La Niña, que afeta o clima, causando estiagem, desde a segunda quinzena de outubro até o mês...

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Fevereiro

    Sindicato avalia aprovação da adesão ao RRF

    A aprovação da adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União, na quinta-feira, ainda gera grande repercussão. Depois de 11 horas de votação, os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram a matéria com 30 votos...

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Fevereiro

    Operações Verão e Carnaval do Crea-RS emitem 498 relatórios de fiscalização

    Visando preservar a segurança da população e o alto número de eventos que ocorrem durante a temporada de verão no Estado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) iniciou, em janeiro, duas operações importantes...

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Fevereiro

    Candiota decreta situação de emergência

    O município de Candiota confirmou situação de emergência, devido à estiagem, na quinta-feira. Na região, Hulha Negra e Bagé já tinham declarado a mesma condição. O racionamento de água no município inicia hoje e atingirá cinco bairros. Os...

Clique TV
Santa Edwiges Dia das Mães
Assista também:
Pé por Pé Dia das Mães
Clique Social

Coluna Social

“As belezas do pico estão resguardadas para aqueles que não temem a subida da montanha”.
MP
 
Encantos serranos com aroma de lavanda
Dia...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.