Bagé / RS, Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Sindicato avalia aprovação da adesão ao RRF

Presidente de entidade dos mineiros relata ação como prejudicial ao Estado
Presidente de entidade dos mineiros relata ação como prejudicial ao Estado
Crédito: Arquivo/FS

A aprovação da adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União, na quinta-feira, ainda gera grande repercussão. Depois de 11 horas de votação, os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram a matéria com 30 votos favoráveis e 18 contrários.
Com as contrapartidas, como a venda de estatais, o governo suspende o pagamento da dívida com a União pelos próximos três anos. Pelas contas do executivo estadual, isso possibilitará R$ 11 bilhões para investimentos.
A medida não é vista com bons olhos por muitos setores, entre eles sindicatos de trabalhadores, pois uma das contrapartidas para aderir ao plano é o governo estadual vender três estatais, embora os projetos que autorizem a privatização sem a realização de um plebiscito ainda não tenham sido votados.
O presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Wagner Lopes Pinto, acompanhou a votação na capital, junto a outros membros da diretoria. “Essa adesão é muito prejudicial ao Estado. Brigamos até o último instante porque acreditamos que será bastante danosa e não há nenhum benefício. Já estamos em uma situação grave e o Regime de Recuperação Fiscal deixa o governo do Estado refém, preso ao governo federal, além de empurrar e aumentar a dívida”, avalia,
O grupo esteve presente nas sessões extraordinárias convocadas no final de janeiro, para pressionar para a não aprovação da adesão e das PECs que propõem a retirada da necessidade de plebiscito para privatização de empresas estatais. “Nossa expectativa é de que as PECs entrem em votação para que não sejam aprovadas. Acreditamos que não serão e que será, sim, necessário o plebiscito, ficando a decisão a cargo da população”, diz.
O governo do Rio Grande do Sul já está com o pagamento das parcelas da dívida com a União suspensas desde o ano passado, por conta de uma liminar deferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Após a votação da madrugada de quinta-feira, o Legislativo ainda deve votar a redação final do projeto, prevista para acontecer antes do final do mês. Nenhuma das 21 emendas apresentadas foram votadas.
 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 10/02/2018 | Geral

  • Bagé, Terça-feira 10 de Fevereiro

    Daeb detalha medidas para manter abastecimento nos bairros

    O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) divulgou comunicado que elenca iniciativas para amenizar os efeitos do rodízio de abastecimento que iniciou nesta semana. Uma das ações é a reativação do poço artesiano localizado no bairro...

  • Bagé, Terça-feira 10 de Fevereiro

    Recuperação plena dos reservatórios pode acontecer somente a partir de março

    A queda gradativa dos níveis das barragens, açudes e outras reservas hídricas na região da Campanha se deve, principalmente, ao fenômeno conhecido como La Niña, que afeta o clima, causando estiagem, desde a segunda quinzena de outubro até o mês...

  • Bagé, Terça-feira 10 de Fevereiro

    Operações Verão e Carnaval do Crea-RS emitem 498 relatórios de fiscalização

    Visando preservar a segurança da população e o alto número de eventos que ocorrem durante a temporada de verão no Estado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) iniciou, em janeiro, duas operações importantes...

  • Bagé, Terça-feira 10 de Fevereiro

    Candiota decreta situação de emergência

    O município de Candiota confirmou situação de emergência, devido à estiagem, na quinta-feira. Na região, Hulha Negra e Bagé já tinham declarado a mesma condição. O racionamento de água no município inicia hoje e atingirá cinco bairros. Os...

  • Bagé, Terça-feira 10 de Fevereiro

    Estacionamento no cemitério já reverteu mais de R$ 2 mil à Santa Casa

    Desde que começou a cobrança por estacionamento no Cemitério Padre Germano, no início de dezembro, o assunto tem sido polêmico. Em prestação de contas, o administrador do local, Everton Vidart, informou que, até o momento, já foram repassados...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

RADIALISTA João Roberto Vasconcellos (leia-se  rádio Upacaraí – Dom Pedrito) promete presença na homenagem que o Imba fará ao “decano”dos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.