Bagé / RS, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Recuperação plena dos reservatórios pode acontecer somente a partir de março

Sanga Rasa está com 5,30 metros abaixo do volume normal
Sanga Rasa está com 5,30 metros abaixo do volume normal
Crédito: João A. M. Filho

A queda gradativa dos níveis das barragens, açudes e outras reservas hídricas na região da Campanha se deve, principalmente, ao fenômeno conhecido como La Niña, que afeta o clima, causando estiagem, desde a segunda quinzena de outubro até o mês de março. É o que apontam as estatísticas registradas desde 1956 sobre a região, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Conforme prognóstico apresentado pelo agrometeorologista da Embrapa, Gustavo Trentin à reportagem do jornal Folha do Sul, este mês ainda deve ter precipitações abaixo da média.
 
Fatores
 
Conforme Trentin, a faixa de municípios mais afetados pelo La Ninã, que causa estiagem no verão, vai de Dom Pedrito (limite oeste), Caçapava do Sul (limite norte), Bagé, Lavras do Sul, Hulha Negra, Candiota, Pedras Altas, Aceguá a Pinheiro Machado, em faixa que se estende até o litoral Sul e também Uruguai. “Durante o ápice do fenômeno, a região abrangida por essa faixa pode apresentar condições próximas ao semiárido nordestino, com média de chuvas abaixo dos 50 milímetros mensais. Segundo os registros da Embrapa, desde novembro, Bagé acumulou cerca de 140 milímetros de precipitação, muito menos que os 350 necessários para abastecer o meio rural e os reservatórios para consumo urbano”, destacou.
 
Entre os fatores que mais contribuem com a falta do hídrico estão as altas temperaturas, baixa umidade, pouca cobertura de nuvens e chuvas abaixo da média. “A última precipitação registrada na Embrapa Pecuária Sul data de 27 de janeiro, quando choveu nove milímetros. Em fevereiro, ainda não tivemos chuva no município, conforme os dados coletados. Para o solo saturar e proporcionar escoamento aos reservatórios, é necessário, ao menos, mais de 20 milímetros para recuperar as reservas”, detalhou.
 
Outro elemento que agrava a situação são as altas temperaturas constantes, que aumentam a evaporação. “Durante a influência de La Niña, os termômetros podem registrar até 4°C além da média para o período. Como os termômetros alcançam temperaturas entre 33°C a 36°C durante o dia, que dura em torno de 13h entre o nascer e o pôr do sol, a evaporação pode ser de até oito milímetros, ou mais, ao dia. Mesmo se a maioria das reservas hídricas não fosse utilizada nos últimos dias, os níveis teriam caído somente devido a esse fator”, comentou.
 
Conforme levantamento realizado pela Embrapa, nas duas últimas estiagens, ocorridas em 2010 e 2012, a recuperação das reservas aconteceu somente a partir do outono e se estendeu ao inverno. “A evaporação cai para dois milímetros ao dia durante o inverno e a ocorrência de mais chuvas, entre março e a primeira quinzena de outubro, tende a resultar na melhora do panorama”, complementou.
 
A recomendação de Trentin aos bageenses é de economizar o recurso, além de se proteger para o excesso de radiação solar. “Pouca cobertura de nuvens e alta insolação eleva os níveis dos raios ultravioleta que atingem a superfície. A recomendação é o uso constante de protetor e bloqueado solar antes de qualquer exposição ao sol”, explicou.
 
Previsão de tempo
 
Fevereiro ainda deve apresentar precipitação abaixo da média, segundo Trentin: “Nossa estimativa é que, neste fim de semana, a chegada de frente fria à região traga o volume de 30 milímetros de chuva, além da redução das temperaturas, com um período seco após a passagem da massa de ar. Não será suficiente para repor as reservas, mas pode indicar uma melhora gradativa nas condições do tempo para Bagé e região”.

Barragens

O rodízio de abastecimento, que divide Bagé em dois setores, recebendo água 12 horas por dia cada um, segue até a recuperação das barragens que sofrem com a estiagem. A da Sanga Rasa está 5,30 metros abaixo do normal; a do Piraí, por sua vez, está 1,80 metro aquém do ideal e a Emergencial está 0,50 centímetros negativos.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 10/02/2018 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Fevereiro

    Daeb detalha medidas para manter abastecimento nos bairros

    O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) divulgou comunicado que elenca iniciativas para amenizar os efeitos do rodízio de abastecimento que iniciou nesta semana. Uma das ações é a reativação do poço artesiano localizado no bairro...

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Fevereiro

    Sindicato avalia aprovação da adesão ao RRF

    A aprovação da adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União, na quinta-feira, ainda gera grande repercussão. Depois de 11 horas de votação, os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram a matéria com 30 votos...

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Fevereiro

    Operações Verão e Carnaval do Crea-RS emitem 498 relatórios de fiscalização

    Visando preservar a segurança da população e o alto número de eventos que ocorrem durante a temporada de verão no Estado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) iniciou, em janeiro, duas operações importantes...

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Fevereiro

    Candiota decreta situação de emergência

    O município de Candiota confirmou situação de emergência, devido à estiagem, na quinta-feira. Na região, Hulha Negra e Bagé já tinham declarado a mesma condição. O racionamento de água no município inicia hoje e atingirá cinco bairros. Os...

  • Bagé, Segunda-feira 10 de Fevereiro

    Estacionamento no cemitério já reverteu mais de R$ 2 mil à Santa Casa

    Desde que começou a cobrança por estacionamento no Cemitério Padre Germano, no início de dezembro, o assunto tem sido polêmico. Em prestação de contas, o administrador do local, Everton Vidart, informou que, até o momento, já foram repassados...

Clique TV
Santa Edwiges Dia das Mães
Assista também:
Pé por Pé Dia das Mães
Clique Social

Coluna Social

“As belezas do pico estão resguardadas para aqueles que não temem a subida da montanha”.
MP
 
Encantos serranos com aroma de lavanda
Dia...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.