Bagé / RS, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
Siga-nos:

Notícia

Rural

Programa da Conexão Delta G destaca identificação de touros direrenciados

Associação apresenta resultados como o do exemplar Kibon
Associação apresenta resultados como o do exemplar Kibon
Crédito: Divulgação/FS

Com o objetivo de identificar, de forma mais precisa, reprodutores superiores que venham a ser contratados por centrais de inseminação e utilizados de forma intensiva na pecuária nacional, a Conexão Delta G, associação que reúne selecionadores das raças Hereford e Braford,  há anos promove o seu Programa Touro Jovem. Atualmente realizado em parceria com a Progen Inseminação Artificial, em Dom Pedrito, o programa consiste em identificar e selecionar, a cada ano, os melhores touros da Conexão Delta G, os quais são levados para coleta de sêmen na central.

As doses de sêmen desses touros são distribuídas aos associados, que as utilizam em seus rebanhos, gerando, através das análises de seus produtos, a avaliação genética desses touros. Dessa forma, é possível, a partir do desmame dos terneiros provenientes desse processo, avaliar a qualidade dos touros, identificando aqueles que produzem as melhores progênies. Esses são, então, contratados pela central para ter seu material genético comercializado, garantindo aos criadores em geral o acesso a uma genética realmente melhoradora. Segundo o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, por meio dessa seleção é possível identificar com mais segurança os animais superiores dentro de cada safra, e que, além de superiores, produzam os melhores resultados.

Processo

Em termos práticos, o processo se inicia submetendo os touros a uma forte pressão de seleção, devendo os candidatos estar entre o 1% melhores machos com Certificado Especial de Identificação e Produção (Ceip) da geração. Na sequência, é feita uma simulação de acasalamento desses candidatos previamente selecionados com todas as novilhas da mesma geração (que irão entrar em cria aos dois anos de idade), através do Programa de Acasalamento Dirigido (PAD). "Após, se filtram os animais que nesses acasalamentos simulados produziram os melhores resultados e, então, é criada uma relação final de candidatos, os quais são, primeiramente, revisados pelos criadores; após, pelo técnico da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford (ABHB), e, finalmente, pela central de inseminação, quando, então, é feita a escolha dos reprodutores que irão para coleta", ressalta Eichenberg.

O presidente da Conexão Delta G reforça a eficácia de todo esse processo de seleção de touros multiplicadores. "Muitos dos animais que lideram o Sumário de Touros da Conexão Delta G, nas suas várias edições, foram, nas suas respectivas safras, touros jovens, e, muitos desses são, também, filhos e netos de touros jovens. Se olharmos o Sumário 2017, o líder nos touros Braford, Capataz, foi touro jovem na sua safra, e, em 2017, um filho dele, de 2 anos, foi escolhido para o programa. Já o líder em 2016, Kibon, também foi escolhido para touro jovem em sua safra, e, em 2016, teve um filho escolhido para o programa. Isso mostra a consistência desse processo e coroa o trabalho que realizamos na entidade", afirma.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 10/02/2018 | Rural

  • Bagé, Sexta-feira 10 de Fevereiro

    Banco do Brasil prorroga as parcelas do custeio do arroz

    O Banco do Brasil, atendendo solicitação da Farsul e Federarroz, concordou em prorrogar as parcelas do custeio do arroz de 2017 vencidas no final de janeiro e as vincendas no final de fevereiro para junho próximo. A prorrogação é...

  • Bagé, Sexta-feira 10 de Fevereiro

    Emater demonstra preocupação com prejuízos nas áreas com soja

    A Emater/RS-Ascar mantém o alerta sobre a estiagem que atinge toda a Metade Sul do Rio Grande do Sul. Conforme a instituição de extensão rural, enquanto o panorama de culturas como a soja não apresentou diferenças significativas em relação à...

  • Bagé, Sexta-feira 10 de Fevereiro

    Mílton Brasil é reeleito como presidente da Regional Fronteira

    Foi eleito, em Dom Pedrito, no dia 7, para o terceiro mandato consecutivo na Regional Fronteira da Fetag, Mílton Brasil. A escolha se deu com chapa única, liderada por ele. Brasil estará à frente da entidade representativa dos trabalhadores e...

  • Bagé, Sexta-feira 10 de Fevereiro

    Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul participa de eventos na Nova Zelândia

    O pesquisador e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso, participa, até o dia 16 de fevereiro, na Nova Zelândia, de dois importantes eventos internacionais na área de melhoramento genético animal: o...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

“Você fixou metas compatíveis com suas capacidades? Se o fez, já deu o primeiro passo para o sucesso.”
Arthur Clark
 
Hereford & Braford in...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.