Bagé / RS, Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Rural

Emater demonstra preocupação com prejuízos nas áreas com soja

Instituição alerta para possibilidade de quebra devido à falta de chuvas
Instituição alerta para possibilidade de quebra devido à falta de chuvas
Crédito: Francisco Bosco

A Emater/RS-Ascar mantém o alerta sobre a estiagem que atinge toda a Metade Sul do Rio Grande do Sul. Conforme a instituição de extensão rural, enquanto o panorama de culturas como a soja não apresentou diferenças significativas em relação à semana passada, com áreas do Norte do Estado apresentando bom potencial produtivo, entrando com mais rapidez na maturação, as áreas do Sul seguem enfrentando problemas em relação à deficiência hídrica que se acentua a cada dia, com as lavouras atingindo o ponto de inviabilizar o retorno a uma condição normal, mesmo que chova a partir de agora.
 
Prejuízos
 
A Emater salienta que o cenário torna-se preocupante porque, nos últimos anos, a parte Sul do Estado teve um incremento muito forte no plantio da oleaginosa. A possível “quebra” na produção esperada poderá ter reflexo negativo, em escala significativa, na produção total do Rio Grande do Sul. Vale lembrar que, juntas, as regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Pelotas e Bagé tiveram áreas plantadas de cerca de um milhão de hectares, 18% do total estimado de 5,5 milhões cultivados nesta safra.
 
Pecuária leiteira
 
Em relação à bacia leiteira da região Sul, a estiagem assola várias localidades, impactando drasticamente a cadeia produtiva do leite, prejudicando a regeneração das pastagens, criando dificuldade de acesso à água para os animais, implicando, assim, na redução da produção de leite e carne e no aumento de custo da alimentação animal em função da necessidade de uso de ração; além disso, a estiagem prejudica a implantação e o desenvolvimento das pastagens de verão e do milho para silagem, com baixa qualidade de grãos. As pastagens cultivadas apresentam desenvolvimento reduzido, sendo que algumas áreas nem proporcionaram pastoreio. Boa parte das aguadas naturais já não fornece água com qualidade para a dessedentação dos animais, e, em algumas localidades, já secaram completamente, aponta a Emater em seu informativo conjuntural.
 
Levantamento da Fetag
 
A direção da Fetag também divulgou documento em que reforça a preocupação com a estiagem e seus prejuízos para as atividades agropecuárias, em especial as realizadas por pequenos agricultores e pecuaristas. A federação está orientando as lideranças dos sindicatos dos trabalhadores rurais para que se reúnam com prefeituras, Emater e demais entidades municipais para que elaborem levantamentos de perdas e que sejam emitidos os respectivos laudos.
 
O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, explica que o passo seguinte, com os números em mãos, é criar uma pauta de reivindicações e ir aos governos do estado e federal em busca de soluções aos problemas. Joel explica que, além das perdas na produção, a população já sofre com a falta de água para consumo humano e para tratar os animais. “Todos esses problemas são recorrentes e não se buscam soluções. Portanto, temos que atacar essas questões. Tão logo os dados sejam levantados, a Fetag chamará os coordenadores regionais para dar os devidos encaminhamentos”, justificou o dirigente.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 10/02/2018 | Rural

  • Bagé, Terça-feira 10 de Fevereiro

    Banco do Brasil prorroga as parcelas do custeio do arroz

    O Banco do Brasil, atendendo solicitação da Farsul e Federarroz, concordou em prorrogar as parcelas do custeio do arroz de 2017 vencidas no final de janeiro e as vincendas no final de fevereiro para junho próximo. A prorrogação é...

  • Bagé, Terça-feira 10 de Fevereiro

    Mílton Brasil é reeleito como presidente da Regional Fronteira

    Foi eleito, em Dom Pedrito, no dia 7, para o terceiro mandato consecutivo na Regional Fronteira da Fetag, Mílton Brasil. A escolha se deu com chapa única, liderada por ele. Brasil estará à frente da entidade representativa dos trabalhadores e...

  • Bagé, Terça-feira 10 de Fevereiro

    Programa da Conexão Delta G destaca identificação de touros direrenciados

    Com o objetivo de identificar, de forma mais precisa, reprodutores superiores que venham a ser contratados por centrais de inseminação e utilizados de forma intensiva na pecuária nacional, a Conexão Delta G, associação que reúne selecionadores...

  • Bagé, Terça-feira 10 de Fevereiro

    Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul participa de eventos na Nova Zelândia

    O pesquisador e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso, participa, até o dia 16 de fevereiro, na Nova Zelândia, de dois importantes eventos internacionais na área de melhoramento genético animal: o...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

CANCELADO concertos do “Grupo Pianistas de Bagé”, novembro,em Bagé. A sugestão foi da diretora Lúcia Antônia Bezerra de Melo e todos os pianistas...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.