Bagé / RS, Domingo, 21 de Outubro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Esportes

Pedritense integra seleção da Guiné Equatorial

São vários os atletas formados na região que alcançaram expressivos resultados no futebol. Contudo, nenhum tinha tomado caminhos tão alternativos como Diouzer da Cruz dos Santos, 31 anos, conhecido como “Dio”. Nascido em Dom Pedrito, o meia-esquerda tem no currículo mais de 20 convocações pela seleção de Guiné Equatorial, a contar eliminatórias para a Copa do Mundo e amistosos. Entre as partidas, a que mais o marcou foi o confronto diante da Espanha, garimpada por ter, no elenco, craques como Iniesta, Piqué, Busquets, Xabi Alonso, Pedro e Sérgio Ramos.
A oportunidade de vestir a camisa do país africano surgiu em 2013, numa passagem pelo Gabes, da Tunísia. “Recebi o convite de um treinador brasileiro para me naturalizar. Ele me mostrou o projeto e eu aceitei. Joguei eliminatórias para copa de 2014, no Brasil, mas não nos classificamos. O que mais me marcou foi atuar contra a seleção da Espanha, em 2014, contra vários jogadores de alto nível”, salienta.
A última convocação de Dio foi um amistoso, em junho de 2017, contra a seleção de Benin. O intercâmbio com a Guiné Equatorial fez com que o pedritense conhecesse lugares que jamais imaginaria visitar, como Serra Leoa, Camarões, Costa do Marfim, Cabo Verde e Nigéria.

Malária e pobreza

A convocação não trouxe apenas felicidade para a vida de Dio. O ano de 2013 foi marcado por impasses. Após participar de alguns jogos pela Guiné Equatorial, o pedritense contraiu malária. Ele e outros dois brasileiros – Danilo e Rincón que, inclusive, morreu posteriormente. Ao voltar de viagem, sentiu uma série de sintomas originados pela doença. Com o diagnóstico confirmado, o meia precisou ficar afastado das “quatro linhas”. Em 2014, Dio retorna aos gramados e passa a vestir a camisa 10 do país, número reverenciado por ser o do craque da equipe.
Outro impasse vivenciado por Dio foram as condições de vulnerabilidade social, por grande parte da população africana. “Tenho a experiência de conhecer outras culturas e realidades de vida, como a pobreza de muitas pessoas nos países africanos. Tem muita diferença em relação ao Brasil. Quando falamos em passar fome é porque nunca vimos a real situação, principalmente das crianças de lá (África) que já nascem, muitas delas, infelizmente, desnutridas e sem expectativas de vida”, frisa.

Currículo

Sobre a carreira nos clubes, Dio começou a trajetória profissional no Camboriú, de Santa Catarina, entre 2004 e 2007. Após, passou por Guarani de Palhoça (2007), Atibaia (2007), Itapirense (2008), Coruripe (2009 e 2010), Red Bull Brasil (2009), CRB (2010), CSA (2011), Anapolina (2011), Campinense (2012), Mixto (2012), Águia Negra (2013), Gabes, da Tunísia (2013), Quindío, da Colômbia (2013), Maghreb Fes, Tunísia (2014 e 2015), 7 de Setembro (2016) e Bahia da Feira (2017). Em 2018, acertou com o Rio Preto, para a série A-3 do Paulistão. “Meus planos são fazer um bom campeonato, abrir mercado aqui em São Paulo e conquistar o acesso para a série A-2”, pontua.

Irmão inicia carreira

Se por um lado Dio tem uma trajetória consolidada no esporte, o irmão, Diego Cruz dos Santos, 21 anos, conhecido como “Pulguinha”, começa a traçar sua carreira. Ele conta que fechou seu primeiro contrato profissional, em 2016, no clube 7 de Setembro, de Dourados (Mato Grosso do Sul), onde foi campeão estadual, junto a Dio. Em 2017, atuou pela Águia Negra, no mesmo Estado. Para 2018, permaneceu na equipe para o campeonato sul-matogrossense.
Com residência fixada em Dom Pedrito, os irmãos carregam o desejo do pai, Aírton César dos Santos, de proporcionar um futuro melhor aos jovens que vivem em vulnerabilidade. “Nosso pai morreu inesperadamente em 2017. Ele tinha um projeto em que levava ações culturais e a prática de futebol e futsal para as crianças mais pobres. O Diouzer abraçou a causa. Quando não estamos em Dom Pedrito, tem um amigo que dá andamento ao projeto”, relata Diego. E assim prossegue a jornada dos irmãos, que vai dos campos da Capital da Paz até os gramados africanos.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 12/01/2018 | Esportes

  • Bagé, Domingo 12 de Janeiro

    Construindo um Futuro participa da 13ª Copa Cidade Verde

    Os atletas do projeto Construindo um Futuro, da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), viajam, hoje, para a 13ª Copa Cidade Verde. Cerca de 60 jovens disputam, nas categorias sub-11, 13 e 15, contra vários times, dentre eles, o Grêmio...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

SONHOS e realizações, título do texto que  Ana Maria de Souza Delabary escreveu para saudar a sua amiga e professora Lia Rejane Mendes Barcellos,...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.