Bagé / RS, Terça-feira, 26 de Maro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Caderno de Natal 2017 | Caderno: Caderno de Natal 2017

Serenatas de Natal: a preservação de um sentimento por meio da música

por Marcelo Pimenta e Silva

A surpresa é sempre a mesma: não importa o lugar, a hora ou a ocasião, quando menos se espera surge uma melodia encantadora; letras que emocionam pela sensibilidade e um sentimento de nostalgia que faz com que, por instantes, possamos voltar a ser crianças e nos emocionarmos com a magia do Natal.

A descrição acima tenta demonstrar as sensações que um grupo de pessoas traz todos os anos à comunidade local e de outras cidades, tornando-se uma tradição a cada Natal.

Quando se fala no grupo Serenatas de Natal evoca-se tanto a dedicação de dezenas de voluntários à manutenção do espírito natalino, quanto à emoção de todos aqueles que, por momentos, são presenteados com as canções executadas pelo grupo. Formado em 2009 e composto por cidadãos dos mais variados segmentos da comunidade bageense e de diversas gerações, o Serenatas de Natal já é uma atividade consolidada no calendário de eventos e ações natalinas de Bagé.

O grupo está inserido no Movimento Familiar Cristão, e o coordenador Antônio Augusto Gomes Saraiva destaca que as apresentações são feitas por cerca de 40 a 60 pessoas, porém, já foram apresentadas canções com 10 a 15 integrantes. O surgimento do Serenatas de Natal vem do período em que o grupo Estrela Guia, ligado ao movimento da Igreja Católica – Emáus, deixou de realizar apresentações. “As pessoas nas ruas pediam a continuidade das apresentações. Como fazíamos parte do Grupo Estrela Guia surgiu ai o Serenatas de Natal”, recorda. Atualmente, além dos participantes originais, os organizadores contam com o apoio de integrantes dos movimentos Emaús, Eterna Semente, Nazaré e voluntários.

No calendário de apresentações do Serenatas de Natal estão as visitas a bairros, praças, ruas, condomínios, creches, asilos e hospitais da cidade. No entanto, Gramado, Pelotas, Hulha Negra, Piratini, Canela, Nova Petrópolis, Sant'Ana do Livramento, Rio Grande, Curitiba e Morretes (Paraná), já receberam apresentações do grupo. A apresentação quase sempre é descontraída, alegre e tocante porque os voluntários dançam, cantam e convidam quem estiver assistindo a fazer o mesmo, contagiando a todos para a alegria do Natal, possibilitando, que a música possa ir até aquelas pessoas que, muitas vezes, não tem como se deslocar para ver o grupo. “Somos um coletivo e, nesses oito anos de equipe, o que nos move é a alegria no rosto das pessoas, o sorriso das crianças e ver os doentes nos hospitais mesmo no momento de dor, sorrirem e cantarem conosco”, salienta.

Perguntado sobre o significado do espírito natalino, Saraiva destaca que: “Cristo é o maior significado, vamos levar os ensinamentos que ele nos deixou acima de tudo”, enfatiza. Para este ano, como de costume, os bageenses receberão canções com temas natalinos e com um ritmo alegre, com percussão, destaca o músico. Entre tantas visitas do Serenatas de Natal, uma das mais marcantes se dá na véspera de Natal, quando os voluntários rumam à Estação Rodoviária e recebem todos os passageiros que chegam à cidade. “Vemos muitas pessoas emocionadas, que nos acompanham durante nossa apresentação. É uma ação gratificante para mim e para todos do Serenatas”, reitera.

Para este ano, o grupo iniciou a agenda das serenatas na sexta-feira, 15, no Salão Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila Damé. No dia seguinte, a apresentação ocorreu no CRAS do bairro Prado Velho e, no domingo, 17, os voluntários visitaram o hospital da Santa Casa de Caridade de Bagé e asilo José e Auta Gomes, além do Clube Cantegril. Na quarta-feira, a programação contava com uma apresentação na Escola Julinha Costa Taborda. Na quinta-feira, o grupo tocou na Galeria Glória. Já na sexta-feira, as serenatas aconteceram na Casa da Menina e na Escola Conceição Moreira, no bairro Solar Espanha. Hoje, o Serenatas de Natal participam de programa na rádio Difusora de manhã; às 17h, tocam na Vila Vicentina e na Hulha Negra, encerrando a programação a partir das 22h, na Estação Rodoviária de Bagé.
 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 23/12/2017 |

  • Bagé, Terça-feira 23 de Dezembro

    Grupo busca consolidar ações junto à comunidade

    Há quatro anos, 10 mulheres bageenses se uniram para fazer mais do que confraternizar: 10 funcionárias de consultórios médicos, que se reuniam regularmente para boas conversas de amigas e que perceberam que queriam mais que isso. Foi então que...

  • Bagé, Terça-feira 23 de Dezembro

    Futebol e solidariedade: um verdadeiro gol de placa

    Por Yuri Cougo Dias O placar final é o que menos importa, pois todos saem ganhando, renovados pelo espírito natalino, de ajudar o próximo. No dia 17 de dezembro, cerca de 100 amigos se juntaram, na Toca do Branco, para um futebol, ou melhor,...

  • Bagé, Terça-feira 23 de Dezembro

    Uma magia feita por ações

    O jornal Folha do Sul, a cada ano, imprime em suas páginas e divulga na internet, os fatos, os acontecimentos e os personagens que são notícia. Muitas vezes, elas não são aquelas que toda a equipe do periódico gostaria de divulgar à...

  • Bagé, Terça-feira 23 de Dezembro

    Liga do Bem: o trabalho voluntário que transforma rotinas

    É Natal e a grande magia que envolve esta época do ano desperta dentro de alguns um potencial de solidariedade e compaixão. Surgem as campanhas contra a fome e renasce a esperança na humanidade e em sua generosidade. Em Bagé, um grupo denominado...

Clique TV
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Assista também:
IMPOSTO DE RENDA | DICAS, MITOS E VERDADES
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

INTERESSANTE observar as atuais transformações na sociedade brasileira. Esses processos mutantes servem de aprendizado, é claro. Não há como negar...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.