Bagé / RS, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
Siga-nos:

Notícia

Caderno de Natal 2017 | Caderno: Caderno de Natal 2017

Liga do Bem: o trabalho voluntário que transforma rotinas

É Natal e a grande magia que envolve esta época do ano desperta dentro de alguns um potencial de solidariedade e compaixão. Surgem as campanhas contra a fome e renasce a esperança na humanidade e em sua generosidade. Em Bagé, um grupo denominado Liga do Bem, desenvolve esse trabalho não só no mês de dezembro, e sim durante todo o ano.
A presidente do grupo, Joseane Alves, comenta que o trabalho nos asilos (Vila Vicentina e Fundação Geriátrica José e Auta Gomes) da Rainha da Fronteira começou com um grupo familiar em 2016. “Fizemos no Natal o projeto ‘Adote um idoso’ e, em menos de 24 horas, conseguimos que todos fossem atendidos. Muitas pessoas aderiram à causa e nos procuraram para serem voluntários. Agora, temos os dias de voluntariado”, salienta.
Ela salienta que os dias de voluntariado são nas quintas-feiras e sábados na Vila Vicentina e no último sábado de cada mês na Fundação José e Auta Gomes. “Fizemos rodas de chimarrão, conversas, pintamos cabelos e unhas, caminhada no pátio. Levamos jogos para brincar com eles e estimular o raciocínio para que se mantenham ocupados. Inclusive, já os levamos nas praças, no Parque do Gaúcho e fizemos diversas outras ações durante o ano”, destaca.
O verdadeiro sentido do Natal é o amor, como define. “Hoje, somos em torno de 30 voluntários que ajudam como podem. Uns com materiais e outros estão disponíveis para ir aos locais. Ganhamos muito amor. Isso é uma troca de carinho. Às vezes, saímos cansados, mas com o coração cheio de sentimentos bons. Conseguimos fazer a diferença para eles”, disse Joseane.
A voluntária enfatiza que a realização vem em ver os olhos dos idosos brilhando a cada entrega de presente. “Esse foi o segundo ano que fizemos as entregas. Eles choram. O Natal é uma data bem difícil para eles. Relatam que passa pela mente a família. A coisa mais difícil para mim esse ano foi ouvir de uma idosa que o presente que queria era um abraço do filho”, completa.
Joseane comenta que relatou com os voluntários que “enquanto tiver um sorriso no rosto deles causado pelo nosso grupo, haverá motivo para existirmos”. Ela pondera: "Se nós estivéssemos nesse lugar como gostaríamos de ser tratados?". E ela destaca sobre o que percebem durante os encontros: "Percebemos que eles querem se superar. Eles se esforçam e nos mostram que gostam do nosso convívio. Eles dançam, cantam e demonstram que querem viver melhor”, pondera.

Mais ações
Em 2016, a Liga do Bem conseguiu doadores, reformou quartos da Vila Vicentina e adquiriu lençóis novos. “Pedimos quadros para alegrar os dormitórios e corredores. Isso deu um novo visual e eles adoraram. Estamos reformando as rampas. Isso tudo com ajuda da comunidade. Para 2018, queremos desenvolver uma área de lazer. Essa é uma de nossas metas. Um lugar confortável e agradável para que os idosos se sintam bem. Contamos com a comunidade para conseguirmos. São valores altos que só se consegue com apoio. No sábado anterior ao Natal será servido almoço para 200 cidadãos nos bairros Balança e Tiaraju, presentes para crianças, roupas, calçados e cestas básicas”, explica.
Toda a ajuda e colaboração é bem-vinda e certamente fará um ser humano feliz. O grupo está no Facebook com a página Liga do Bem e interessados podem entrar em contato pelos seguintes telefones: (53) 9 9943 5801, (53) 9 9961 9203 ou (53) 9 9964 4494.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 23/12/2017 |

  • Bagé, Sexta-feira 23 de Dezembro

    Grupo busca consolidar ações junto à comunidade

    Há quatro anos, 10 mulheres bageenses se uniram para fazer mais do que confraternizar: 10 funcionárias de consultórios médicos, que se reuniam regularmente para boas conversas de amigas e que perceberam que queriam mais que isso. Foi então que...

  • Bagé, Sexta-feira 23 de Dezembro

    Futebol e solidariedade: um verdadeiro gol de placa

    Por Yuri Cougo Dias O placar final é o que menos importa, pois todos saem ganhando, renovados pelo espírito natalino, de ajudar o próximo. No dia 17 de dezembro, cerca de 100 amigos se juntaram, na Toca do Branco, para um futebol, ou melhor,...

  • Bagé, Sexta-feira 23 de Dezembro

    Uma magia feita por ações

    O jornal Folha do Sul, a cada ano, imprime em suas páginas e divulga na internet, os fatos, os acontecimentos e os personagens que são notícia. Muitas vezes, elas não são aquelas que toda a equipe do periódico gostaria de divulgar à...

  • Bagé, Sexta-feira 23 de Dezembro

    Serenatas de Natal: a preservação de um sentimento por meio da música

    por Marcelo Pimenta e Silva A surpresa é sempre a mesma: não importa o lugar, a hora ou a ocasião, quando menos se espera surge uma melodia encantadora; letras que emocionam pela sensibilidade e um sentimento de nostalgia que faz com que,...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

“Você fixou metas compatíveis com suas capacidades? Se o fez, já deu o primeiro passo para o sucesso.”
Arthur Clark
 
Hereford & Braford in...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.