Bagé / RS, Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Caderno de Natal 2017 | Caderno: Caderno de Natal 2017

Futebol e solidariedade: um verdadeiro gol de placa

Por Yuri Cougo Dias

O placar final é o que menos importa, pois todos saem ganhando, renovados pelo espírito natalino, de ajudar o próximo. No dia 17 de dezembro, cerca de 100 amigos se juntaram, na Toca do Branco, para um futebol, ou melhor, uma “pelada” de final de ano. Nesta segunda edição, o FutNatal Solidário contou com duas partidas: Consulado do Grêmio de Hulha Negra/Bagé X Emaús e um confronto entre músicos x jogadores locais. O evento foi a fusão de outros dois: FutNatal e Natal Solidário. Como ambos tinham o mesmo enfoque, as organizações optaram por unir forças, em prol de um 25 de dezembro mais feliz para milhares de crianças bageenses. Até o fechamento deste caderno, não havia uma estimativa de quantos brinquedos tinham sido arrecadados.

Legado de Dener
Um dos organizadores do evento é Jesse Leonel. Ele conta que, sempre nos finais do ano, jogadores de futebol, de âmbito profissional e amador, se reuniam para uma confraternização. Entre eles, o lateral-esquerdo Dener Assunção Braz, que foi vítima do acidente da Chapecoense, em 2016. “Sempre nos juntávamos para jogar bola, no final do ano. Chegou um momento em que o Dener pensou na ideia de transformar em evento beneficente. E por ele estar na Chapecoense, acreditou que teria influência para arrecadar vários brinquedos. Nessa primeira vez, a campanha foi às pressas. Arrecadamos 300 brinquedos”, salienta.
Para 2016, a organização estabeleceu que a campanha seria feita com antecedência. Para ampliar o trabalho, FutNatal e Natal Solidário se uniram. Porém, Dener, um dos responsáveis por estabelecer o enfoque social para o evento, não pôde estar presente. “Como ele estava envolvido com a fase final da Sul-Americana, Dener nos avisou que talvez não pudesse vir para participar. Daí, pediu que organizássemos da melhor forma possível. Infelizmente, não veio por outro motivo, o acidente. A edição do ano passado foi bem complicada, pela falta dele, mas seguimos em frente, para seguir o legado que deixou. Arrecadamos três mil brinquedos”, ressalta Leonel.

Adesão à causa
No duelo entre músicos e atletas, alguns jogadores profissionais aderiram à causa. É o caso dos meio-campistas bageenses Diego Saraçol e Alex Sander. Saraçol relata que participa desde a primeira edição. “É um prazer participar de um evento como esse, ajudando pessoas que necessitam de um brinquedo. Eu participei de todas as edições e era muito amigo do Dener. Surgiu num final de ano em que ele estava aqui e conversamos sobre isso. Unimos mais uns conhecidos e o evento cresceu”, salienta. Com maiores proporções, Saraçol diz se sentir satisfeito ao contribuir para uma causa de cunho social. “A cada ano que passa, pensamos bastante sobre o que fazer para o evento crescer. Infelizmente, Dener não está mais conosco”, frisa.
Para Alex Sander, a confraternização entre amigos e a oportunidade de ajudar o próximo é o que rege o trabalho desenvolvido no FutNatal Solidário. “Para muitos é um simples brinquedo, mas não imaginam o tamanho do sorriso e da gratidão que é ver uma criança feliz, na hora da entrega. Fico na torcida para que se fortaleça, cada vez mais, não só esse evento, mas todo que visam ajudar o próximo”, enfatiza. Para isso, o jogador pede o apoio dos empresários  e da comunidade bageense. “A ideia principal é juntar os amigos de todas as áreas e fazer uma ação social bacana. Aproveito o espaço e já convido os empresários, em geral de Bagé, a estarem juntos, ano que vem. Bagé tem potencial para fazer um megaevento. Feliz Natal a todos e um próspero ano novo. Que seja um Natal regado do sentimento de amor e um ano novo com muita luz e paz no nosso caminho”, conclui.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 23/12/2017 |

  • Bagé, Terça-feira 23 de Dezembro

    Grupo busca consolidar ações junto à comunidade

    Há quatro anos, 10 mulheres bageenses se uniram para fazer mais do que confraternizar: 10 funcionárias de consultórios médicos, que se reuniam regularmente para boas conversas de amigas e que perceberam que queriam mais que isso. Foi então que...

  • Bagé, Terça-feira 23 de Dezembro

    Uma magia feita por ações

    O jornal Folha do Sul, a cada ano, imprime em suas páginas e divulga na internet, os fatos, os acontecimentos e os personagens que são notícia. Muitas vezes, elas não são aquelas que toda a equipe do periódico gostaria de divulgar à...

  • Bagé, Terça-feira 23 de Dezembro

    Liga do Bem: o trabalho voluntário que transforma rotinas

    É Natal e a grande magia que envolve esta época do ano desperta dentro de alguns um potencial de solidariedade e compaixão. Surgem as campanhas contra a fome e renasce a esperança na humanidade e em sua generosidade. Em Bagé, um grupo denominado...

  • Bagé, Terça-feira 23 de Dezembro

    Serenatas de Natal: a preservação de um sentimento por meio da música

    por Marcelo Pimenta e Silva A surpresa é sempre a mesma: não importa o lugar, a hora ou a ocasião, quando menos se espera surge uma melodia encantadora; letras que emocionam pela sensibilidade e um sentimento de nostalgia que faz com que,...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

CANCELADO concertos do “Grupo Pianistas de Bagé”, novembro,em Bagé. A sugestão foi da diretora Lúcia Antônia Bezerra de Melo e todos os pianistas...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.