Bagé / RS, Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Opinião | Colunista: Niela Bittencourt

Comércio em foco

Crescimento do varejo é superior a 13%

Após três anos seguidos de estagnação e queda intensa, em 2017, as vendas do varejo gaúcho devem fechar com crescimento de 13,41%, se comparadas com o mesmo período de 2016. Outro dado positivo do ano é que o PIB gaúcho referente ao comércio cresceu 8,31%. As informações foram apresentadas em coletiva de imprensa pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS.
O PIB gaúcho total deve subir 0,45%, enquanto o brasileiro encerra o ano com crescimento de 0,86%. "A retomada do crescimento das vendas no varejo gaúcho é do início de 2017 e se acelerou a partir do segundo trimestre, com a influência da liberação das contas inativas do FGTS, da grande safra agrícola - a despeito da queda do preço da soja -, e da queda da Selic, incentivando os investidores em títulos públicos a consumir bens duráveis. Podemos destacar que o crescimento das vendas esteve concentrado nos artigos duráveis. Mesmo com o resultado positivo no ano, o consumo na maioria dos gêneros varejistas ainda está inferior aos padrões verificados há três anos (2014) e cinco anos (2012). Isto mostra que ainda existe um longo caminho para a plena recuperação do comércio lojista", destacou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Outro dado que demonstra uma retomada do crescimento, ainda segundo divulgação da entidade, é quanto à abertura de lojas no Estado: atualmente, há 99 328 estabelecimentos em funcionamento. Ao final de 2016, o número de lojas era de 99 307. Os postos de trabalho nas lojas gaúchas recuaram até outubro. Porém, em novembro e dezembro, a contratação de profissionais temporários fez com que o emprego do comércio varejista feche o ano com crescimento de 1,05%.
Vale destacar, ainda, que, segundo os dados da FCDL-RS, o total de salários pagos pelo varejo gaúcho deve aumentar 5,99%. 

Comente essa notícia
Clique TV
Novo Polo na Tterrasul
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“A vela propulsora dos sonhos é a luta. Coloque fé no trabalho e veja a sua vida navegar pelo mar transparente das realizações.”
MP
 
Pelas...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.