Bagé / RS, Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Hospital Universitário completa um ano de reabertura

O Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo completou, ontem, um ano de sua reabertura. Durante o ano, uma série de articulações resultou em acertos entre Fundação Attila Taborda (FAT), mantenedora do serviço, e o poder público municipal e o governo estadual. O jornal Folha do Sul fez contato com o gestor do HU, Eduardo Pizani. O profissional afirmou que, por estar em viagem, não poderia conceder entrevista. Contudo, as reportagens anteriores indicam uma série de ações que transcorreram desde 6 de dezembro de 2016.
Quando reaberto, após um novo acerto com o Estado, a primeira ação da FAT foi instalar o prontuário eletrônico de paciente (PEP). A nova tecnologia permitiu o acesso, em tempo real, de informações dos internados, como o histórico, laudos de outros médicos, exames indicados, medicamentos recebidos, o uso de materiais, datas de atendimentos, receitas, recursos e gastos financeiros, atestados e comprovantes de consultas.
Num segundo momento, a inauguração do tomógrafo, no dia 6 de abril, foi outro fato relevante, visto o contexto histórico. O impasse se arrastava desde 2009 quando, por meio do Orçamento Participativo, os bageenses definiram a compra do equipamento. Em 23 de agosto de 2014, o aparelho foi montado pelos técnicos da empresa fornecedora. Posteriormente, entraves financeiros e burocráticos impediram o início da operação. E numa terceira leva de ações, um dos destaques foi a implantação de 39 novos leitos pelo SUS, liberados em ato oficial, no dia 17 de julho (aniversário de Bagé).

Parceria com prefeitura

Entre os articuladores para retomada dos atendimentos, o prefeito Divaldo Lara foi um dos principais. Em agosto de 2016, quando o HU fechou, Lara, ocupava o cargo de presidente da Câmara de Vereadores. Hoje, o gestor municipal comemora não apenas a manutenção do serviço, mas, também, sua ampliação. “O apoio da prefeitura foi determinante. Esse foi um compromisso que assumi antes do início dessa gestão. É a primeira vez na história que o Hospital Universitário recebe recursos do orçamento do município. Nunca tinha sido feito nenhum convênio para compra de serviços”, destaca.
O discurso de Lara faz referência ao início da operação do tomógrafo e da disponibilização de exames. “Eles podem ser acessados pelo celular, proporcionando mais rapidez, laudos com mais qualidade e em menos tempo. Bagé é a única cidade que faz tomografia pelo SUS em 24 horas. Proporcionar o uso da tecnologia para a saúde é fundamental. Essa parceria tende a ser ampliada para oferecermos ainda mais serviços”, finaliza o chefe do Executivo.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 07/12/2017 | Geral

  • Bagé, Domingo 07 de Dezembro

    Projeto que prevê a municipalização da RSC-473 chega à Assembleia Legislativa

    Cumprindo agenda na capital, o prefeito Divaldo Lara encaminhou, no início da noite de ontem, o projeto de lei que prevê a municipalização de um trecho da RSC-473 à Assembleia Legislativa do Estado. Com a aprovação da matéria, ele deixa de ser de...

  • Bagé, Domingo 07 de Dezembro

    Secretaria solicita apoio de empresa de transporte coletivo

      O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cristian Becker, solicitaram o apoio institucional da empresária Maria da Graça Anversa Vargas...

  • Bagé, Domingo 07 de Dezembro

    Instituição ultrapassa metas estabelecidas pela Secretaria de Saúde estadual

    Em avaliação divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado e 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, a Santa Casa de Caridade de Bagé alcançou 100 pontos entre os 100 exigidos de metas estipuladas pelo Estado em número de atendimentos para o segundo e...

  • Bagé, Domingo 07 de Dezembro

    Vestibular de verão do IFSul ocorre no domingo

    Acontece, neste domingo, o vestibular de verão do IFSul. As provas ocorrem das 9h às 12h, para os cursos técnicos da forma subsequente e concomitante. No período da tarde, das 16h às 19h, serão feitas as provas dos cursos da forma integrada....

  • Bagé, Domingo 07 de Dezembro

    Trabalhadores contam com ferramenta para voltarem ao mercado de trabalho

      O Sine, agora, possui uma nova ferramenta para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. É possível baixar o Sine Fácil por meio da loja de aplicativos do celular. Isso de forma gratuita, ou no site cidadão.br ou pelo QR Code. O QR Code,...

Clique TV
Novo Polo na Tterrasul
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

MEMORIAL DA ÁGUA, outro espaço público para os bageenses usufruírem em momentos de festa e lazer. Vai receber visitantes nos fins de semana, aos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.