Bagé / RS, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Menina de 8 anos precisa de apoio financeiro para consulta em São Paulo

Viagem está marcada para o dia 3
Viagem está marcada para o dia 3
Crédito: Divulgação/FS

A menina Kettley Acunha Dias, de oito anos, tem uma doença vascular congênita rara, chamada Klippel-Trenaunay. O tratamento do qual precisa é disponibilizado somente em São Paulo, onde atua o único médico, no Brasil, especializado na área.
Conforme Yara Maria Botelho Ustarroz, voluntária que está auxiliando a família a conseguir o valor da primeira consulta - R$ 10 mil -, a viagem para Porto Alegre está garantida por meio do município. “Seis mil nós já conseguimos, mas ainda faltam quatro”, aponta. Contudo, ainda há um montante a ser arrecadado para dar continuidade à viagem. 
De acordo com Yara, após a consulta, tentará recurso do Estado para que o tratamento tenha sequência. “Lá, ela será atendida por três médicos, que farão os exames necessários para saber o que está comprometido. Aqui em Bagé, um dos exames acusou que o fígado já está ”, explica.
Yara salienta que a doença causa dor, queimação, edema e inflamação do sistema linfático, dentre outros sintomas. A embolia, para a voluntária, é a pior das reações que pode ocorrer, pois mata na hora. “Em Porto Alegre, houve, nesta semana, dois óbitos por conta da doença”, relata.
 A voluntária ainda elucida que a criança usa meia de alta compressão há alguns anos. “A Secretaria de Saúde, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), disponibilizou as passagens, que já estão compradas para o dia 3 de dezembro. Hoje, se ela fizesse a cirurgia, ficaria oito meses em observação”, destaca.
A mãe de Kettley, Gelciara da Silva Cunha, comenta que a menina foi diagnosticada aos 3 anos. Desde então, estava sendo acompanhada por médicos, contudo, durante os anos, o problema se agravou. “Conheci um especialista através do grupo KT Brasil. Já fizemos os exames  laboratoriais aqui a pedido do médico de São Paulo; deu alterações”, explica.
A mãe pede que a população ajude. “Quem puder colaborar, que nos ajude, qualquer valor é bem-vindo”, salienta.

Pedágio
Mesmo após a ida da menina e sua mãe será realizado um pedágio, das 9h às 12h, e das 13h30min às 18h, na sinaleira da esquina da Câmara de Vereadores. Yara comenta que está circulando uma lista, no poder público, para arrecadar a verba. “Pedimos à população que participe. Caso queiram depositar algum valor, a Gelciara criou uma conta: agência 0456, conta corrente 169079-7, operação 013, na Caixa Econômica Federal”, ressalta. O contato com a família pode ser feito pelo telefone (53) 9 9992 3760.

Síndrome
A síndrome de Klippel-Trenaunay é a desordem dos vasos sanguíneos combinada com angioma capilar cutâneo, ou seja, crescimento excessivo de tecido mole, ossos e veias varicosas. Os casos variam de leves a severos com várias complicações possíveis. O início geralmente ocorre antes do nascimento ou durante a primeira infância.
 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 01/12/2017 | Geral

  • Bagé, Quarta-feira 01 de Dezembro

    IFSul está entre os cinco institutos federais com melhor avaliação no país

    Entre as 40 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica avaliadas pelo Índice Geral de Cursos (IGC), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) ocupa o quinto lugar no Brasil. Os dados foram divulgados,...

  • Bagé, Quarta-feira 01 de Dezembro

    Começa a 10ª edição do MotoEncontro

    A 10ª edição do Bagé MotoEncontro começa hoje e prossegue até domingo. A estrutura para receber a programação e visitantes está montada no largo do Centro Administrativo. Conforme o vice-presidente da Associação Bageense de Motociclistas, que...

  • Bagé, Quarta-feira 01 de Dezembro

    Prefeitura define empresa para coleta e transporte de resíduos sólidos por 180 dias

    A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), por meio de dispensa de licitação, definiu a empresa Lupi Soluções Ambientais, de Bagé, para efetuar os serviços de coleta e transporte do lixo urbano, no município, pelos próximos...

  • Bagé, Quarta-feira 01 de Dezembro

    Quarta edição da Noite de Campo acontece segunda-feira

      Na próxima segunda-feira, às 19h30min, no salão nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé, ocorre a 4ª edição da Noite de Campo. O evento promovido pela comissão jovem do Sindicato Rural de Bagé, a Rural Jovem, terá como palestrantes os...

  • Bagé, Quarta-feira 01 de Dezembro

    Candidato à presidência do Crea-RS visita região

    Na tarde de quarta-feira, a redação do jornal Folha do Sul recebeu o engenheiro Luiz Alcides Capoani, candidato à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS). Bagé fez parte do roteiro de Capoani, que...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Os olhos do espírito só se abrem à luz quando atinge-se a maturidade adquirida na correção das rotas do viver”
MP
 
Minuano gelado; coração...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.