Bagé / RS, Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Implantação de novo sistema causa aumento no fluxo de atendimento do Daeb

Após a migração dos sistemas de gestão comercial do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a autarquia teve aumento no número de atendimentos ao público, solicitações de segunda via para pagamento e outros serviços. Isso porque, durante 10 dias, a autarquia suspendeu os serviços para realizar a atualização dos sistemas, o que tem causado reclamações entre os usuários. A reportagem esteve na sede do Daeb na manhã de ontem e conversou com responsáveis e clientes para esclarecer as dúvidas sobre os serviços.
 
Esclarecimentos
 
De acordo com o diretor financeiro, Jean Carlo Silva Santos, o acúmulo de pedidos foi uma das razões para o fluxo intenso de clientes. “Nas últimas quinta e sexta-feira, a sede atendeu 1,2 mil clientes na sede do Daeb. Isso representa praticamente o mesmo número da média semanal, que é de 1,3 mil atendimentos”, declarou. Conforme ele, a maioria dos pedidos foi para a emissão da segunda via, em torno de 50% do fluxo. “Na manhã de sexta-feira, o sistema de emissão através do site voltou a funcionar. Com isso, não é necessário vir ao Daeb para obter a fatura. Entretanto, recomendamos que os usuários utilizem a versão mais recente do navegador Google Chrome e de um aplicativo de leitura para arquivos no padrão PDF. Caso contrário, a solicitação pode não se efetivar”, explicou.
 
O autônomo Gilberto Nunes, 53 anos, aguardava atendimento e afirmou que, há quatro meses, percebe problemas na emissão da conta. “Mesmo sem ter solicitado parcelamento, a conta vem com esse indicativo. Essa é a quarta vez que preciso vir até o Daeb para resolver isso”, afirmou. O mesmo problema aconteceu com a dona de casa Marinei dos Santos, 38 anos, que esperava há uma hora para ser atendida. “A conta tem vindo com erro e essa também é a quarta vez que tenho problemas”, declarou. Na manhã de ontem, a sala de espera da autarquia permaneceu lotada até meio-dia.
 
O diretor financeiro esclareceu que os casos de parcelamento sem solicitação aconteceram por razão do antigo sistema ter vinculado matrículas de usuários a dois ou mais imóveis. “Isso aconteceu durante a migração de taxa para tarifa – cuja matrícula se vinculou ao cliente e não mais ao imóvel. Com isso, o mesmo cliente pode ter faturas de imóveis diferentes, o que pode ter ocasionado o parcelamento. Estamos corrigindo essa falha”, argumentou.
 
Orientações
 
Em relação aos horários, Santos disse que o Daeb disponibilizou o último sábado pela manhã para atender aos clientes, quando realizou 145 atendimentos. “Desde 4 de outubro, a sede permanece aberta para receber os usuários das 8h até as 17h, sem fechar ao meio-dia. São nove horas diárias e ininterruptas de atendimento durante a semana. Caso seja necessário acessar o espaço, orientamos os clientes a evitar os horários entre 9h e 11h, e 13h30min às 15h30min, pois são os períodos com mais fluxo”, complementou.
 
Para buscar solucionar os problemas dos clientes, Santos informou que a cada registro de falha, a autarquia tem pesquisado resultados semelhantes. “Sabemos que é trabalhoso, pois se trata de 122 mil habitantes e 40 mil clientes cadastrados. Nosso procedimento é de registrar todas as reclamações no sistema e buscar correlações para agilizar a resolutividade”, ponderou.
 
Modernização em andamento
 
Desde a quinta-feira, a empresa Atlantis Saneamento assumiu inteiramente os serviços de cadastros, medição, faturamento e cobranças, gestão e atendimento da autarquia. A expectativa, segundo o gerente de contratos, Daniel Cunha, é que, a partir de dezembro, as faturas de água e esgoto do Daeb sejam emitidas instantaneamente após a leitura. “O processo vai funcionar da seguinte maneira: o funcionário realiza a leitura com aparelho celular que possui o aplicativo do sistema. A partir da leitura, o resultado é enviado ao sistema da autarquia, que emite o boleto na hora – semelhante ao que é realizado pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Além disso, também é gerado um boleto on-line, que pode ser acessado através do site do Daeb e também pode ser enviado ao e-mail do cliente, em formato PDF”, explicou.
 
Segundo o gestor, a empresa terceirizada trouxe funcionários familiarizados com o sistema e realiza testes com os equipamentos de leitura e emissão de fatura instantânea em Bagé. “A partir dessas melhorias, o Daeb vai poder focar o trabalho e os investimentos em captação e tratamento, armazenamento, distribuição e obras de saneamento. Realizamos, em média, 500 atendimentos diários através de nossa plataforma e pretendemos colocar em funcionamento a fatura instantânea a partir do próximo mês”, comentou.
 
Uma das principais "dores de cabeça" para os clientes pode acabar no próximo mês. É que, atualmente, caso não pague a conta até a data de vencimento, o cliente tem que, obrigatoriamente, solicitar a segunda via com os valores atualizados. A partir da implantação da fatura instantânea, as contas podem ser pagas mesmo após o vencimento, com os juros e multa por atraso a serem incluídos na próxima. “Nossa expectativa é que as contas geradas em novembro sejam as últimas na modalidade de boleto”, encerrou Santos.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 14/11/2017 | Geral

  • Bagé, Sexta-feira 14 de Novembro

    Município realiza etapa decisiva para retomada da obra

    Na manhã de hoje, ocorre concorrência pública, tipo menor preço, para contratação de empresa especializada em consultoria para revisão e/ou complementação do projeto executivo da barragem da Arvorezinha. Tal licitação está agendada para acontecer...

  • Bagé, Sexta-feira 14 de Novembro

    Dia Mundial de Combate ao Diabetes ocorre hoje

      A data de hoje marca o Dia Mundial do Diabetes, criada pela Federação Internacional do Diabetes, com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1991, como resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnóstico no mundo. Em Bagé,...

  • Bagé, Sexta-feira 14 de Novembro

    Programa Líder discute ações para desenvolvimento das regiões da Campanha e Fronteira Oeste

    O Programa Líder  - Liderança para o Desenvolvimento Regional, realiza em Bagé, até hoje, evento com lideranças de 43 municípios que integram o programa nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Na ocasião, foram apresentados os projetos-piloto...

  • Bagé, Sexta-feira 14 de Novembro

    Cartas do Papai Noel dos Correios estarão disponíveis a partir do dia 27

    Realizada há 28 anos, os Correios preparam mais uma edição da campanha “Papai Noel dos Correios”. As cartas poderão ser adotadas  a partir do dia 27 de novembro até 15 de dezembro, em todo o Rio Grande do Sul. Ao todo serão 84 pontos. Entre eles...

  • Bagé, Sexta-feira 14 de Novembro

    Agência do Sine realiza palestra em escolas

    A primeira palestra em instituições de ensino que a Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social está promovendo em Bagé acontece na manhã de hoje, às 9h, na Escola Silveira Martins. A atividade, conforme o coordenado da agência, Marcelo...

Clique TV
Caminhos
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Saber ler as entrelinhas da simplicidade é atitude virtuosa característica dos nobres de espírito.”
MP
 
Parabéns, casa das letras!
A...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.