Bagé / RS, Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Dia Mundial de Combate ao Diabetes ocorre hoje

 
A data de hoje marca o Dia Mundial do Diabetes, criada pela Federação Internacional do Diabetes, com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1991, como resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnóstico no mundo. Em Bagé, todas as unidades de saúde realizarão ações de conscientização. Na noite de ontem, ocorreu uma palestra com a nutricionista, Luciana Cerveira, sobre a importância da alimentação no diabetes - uma palestra com oficinas culinárias e orientações nutricionais, além da participação de uma técnica de enfermagem que realizou o teste HGT, entre outras atividades. A programação aconteceu no Centro do Idoso, com organização do Lions Clube Bagé Solidariedade.
O jornalista Emanuel Müller salienta que faz parte de um grupo, no Facebook, chamado “Grupo de apoio e orientação aos diabéticos de Bagé”. Lá, esclarece Müller, a principal intenção é sanar dúvidas e falar sobre novidades referentes à doença. Ele acrescenta que, se existe uma coisa que o portador não pode ficar sem, é o tratamento.
No entanto, o jornalista reitera que o principal problema para o diabético são as tiras de HGT - o chamado Haemo Gluco Teste, que verifica a taxa de glicose por meio de uma gota de sangue da ponta dos dedos. “Passamos, só neste ano, por quase três meses sem receber as fitas. Agora, a situação foi normalizada”, aponta.
Müller destaca que, a cada final de ano, é um "suspense" para os diabéticos, pois nunca se sabe se a licitação será feita a tempo. “E se há uma única coisa que um diabético não pode é interromper o tratamento. Os exames de HGT são fundamentais, principalmente para os diabéticos tipo 1, mas também para os tipo 2”, argumenta.
Quando as tiras não são disponibilizadas, relata Müller, os necessitados precisam arcar com os custos. “O valor de uma caixa com 50 tiras custa cerca de R$ 100. Em média, um diabético tipo 1 precisa realizar de quatro a cinco verificações de glicose por dia, ou seja, cada caixa, racionando, dura 10 dias”, destaca.
Ele frisa que, agora, houve uma mudança na sistemática. “Cada diabético tinha que apresentar um atestado de diabetes e uma receita com a quantidade de fitas necessária; a Secretaria Municipal de Saúde agora exige que o diabético passe por um posto de saúde do município para ter acesso às tiras", comenta. “O lado bom é que vai ser possível verificar quantos diabéticos existem em Bagé. O ruim é que, muitas vezes, não se consegue a ficha rapidamente, pois é necessária uma triagem, um histórico do paciente, e o tratamento do diabetes é 'para ontem'”, complementa.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 14/11/2017 | Geral

  • Bagé, Sexta-feira 14 de Novembro

    Município realiza etapa decisiva para retomada da obra

    Na manhã de hoje, ocorre concorrência pública, tipo menor preço, para contratação de empresa especializada em consultoria para revisão e/ou complementação do projeto executivo da barragem da Arvorezinha. Tal licitação está agendada para acontecer...

  • Bagé, Sexta-feira 14 de Novembro

    Programa Líder discute ações para desenvolvimento das regiões da Campanha e Fronteira Oeste

    O Programa Líder  - Liderança para o Desenvolvimento Regional, realiza em Bagé, até hoje, evento com lideranças de 43 municípios que integram o programa nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Na ocasião, foram apresentados os projetos-piloto...

  • Bagé, Sexta-feira 14 de Novembro

    Implantação de novo sistema causa aumento no fluxo de atendimento do Daeb

    Após a migração dos sistemas de gestão comercial do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a autarquia teve aumento no número de atendimentos ao público, solicitações de segunda via para pagamento e outros serviços. Isso porque,...

  • Bagé, Sexta-feira 14 de Novembro

    Cartas do Papai Noel dos Correios estarão disponíveis a partir do dia 27

    Realizada há 28 anos, os Correios preparam mais uma edição da campanha “Papai Noel dos Correios”. As cartas poderão ser adotadas  a partir do dia 27 de novembro até 15 de dezembro, em todo o Rio Grande do Sul. Ao todo serão 84 pontos. Entre eles...

  • Bagé, Sexta-feira 14 de Novembro

    Agência do Sine realiza palestra em escolas

    A primeira palestra em instituições de ensino que a Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social está promovendo em Bagé acontece na manhã de hoje, às 9h, na Escola Silveira Martins. A atividade, conforme o coordenado da agência, Marcelo...

Clique TV
Caminhos
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Saber ler as entrelinhas da simplicidade é atitude virtuosa característica dos nobres de espírito.”
MP
 
Parabéns, casa das letras!
A...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.