Bagé / RS, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Segurança

Gaeco passa a ter núcleo na região da Campanha

Rodrigues é o coordenador regional
Rodrigues é o coordenador regional
Crédito: Divulgação/FS

O promotor de Justiça Criminal do Ministério Público, Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, de Bagé, junto ao promotor Adriano Pereira Zibertti, de Rio Grande, assumiu a coordenação dos novos núcleos regionais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Rodrigues coordena os núcleos da região da Campanha e Zibertti os da região Sul. Eles estiveram em reunião, na semana passada, com o subprocurador-geral de Justiça para assuntos institucionais, Marcelo Dornelles. Os promotores, inicialmente, irão acumular suas funções com a atuação no Gaeco.
Dornelles explica que os coordenadores terão apoio da administração superior, do Núcleo de Inteligência do Ministério Público (Nimp) e dos outros regionais. O subprocurador ressalta que ambos foram escolhidos por demonstrarem ter perfil para essa atuação e já vinham trabalhando com investigações criminais. “A ideia é ampliar a atuação do Gaeco e, cada vez mais, investir na área criminal e nas investigações que estão sendo desenvolvidas”, destaca.
Também participaram da reunião, o coordenador do Nimp, Diego Rosito de Vilas, e o secretário-executivo do Gaeco e coordenador do núcleo capital, Flávio Duarte.

Como funciona
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) é um órgão do Ministério Público que atua diretamente na identificação, investigação e repressão das atividades de organizações criminosas no Rio Grande do Sul. Integrado por Promotores de Justiça designados pelo procurador-geral de Justiça, é composto por núcleos regionais e por um núcleo de segurança alimentar, que abrangem a totalidade as comarcas e municípios do Estado.
O coordenador do núcleo da região da Campanha explica a importância do grupo. “O Gaeco é mais um instrumento do Estado no sentido de buscar a identificação; de investigar e atuar na repressão das atividades de organizações criminosas. O grupo não vem substituir a função de nenhuma outra instituição. Ele vem para somar. É mais uma forma de combater o crime organizado”, comenta.
O profissional relata que o Gaeco quer somar esforços junto à Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Federal. “O grupo é uma conquista para nossa região”, completa.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 12/10/2017 | Segurança

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Outubro

    Policiais de Bagé participam de capacitação em Montenegro

    A 21ª edição do curso de Capacitação de Policiais Militares para compor a Patrulha Maria da Penha encerrou na terça-feira. Com 30 horas-aula, o curso foi na Escola de Especialização e Formação de Soldados/EsFES de Montenegro, coordenado pelo...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Outubro

    Mais de 80 veículos abordados na Balada Segura

    No final de semana, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) realizou mais uma edição da operação Balada Segura na rua Carlos Barbosa. Conforme o secretário Paulo Véras Simões Pires, a operação é de fiscalização e educação para o...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Outubro

    Ônibus adaptado para funcionar como delegacia está na Expofeira de Bagé

    A Polícia Civil, em 2014, durante a Copa do Mundo, recebeu uma delegacia móvel, com toda a estrutura montada dentro de um ônibus. Após, o veículo passou a ser usado em grandes eventos. Desde ontem, ele está estacionado no Parque Visconde de...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Outubro

    Homens entram em luta corporal no bairro Getúlio Vargas

    Por volta das 19h de terça-feira, um homem de 31 anos comunicou, na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), que foi ameaçado por seu primo, de 26 anos, no bairro Getúlio Vargas. De acordo com o registro, os dois teriam entrado em luta...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Outubro

    Mulher agredida pelo companheiro

    Na terça-feira, por volta das 20h, uma mulher de 30 anos compareceu, na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), para registrar que foi vítima de lesão corporal praticada por seu companheiro. Conforme o registro, o acusado, um homem de...

Clique TV
Novo Polo na Tterrasul
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Engana-se quem acha que a riqueza e o status atraem inveja. As pessoas invejam mesmo o sorriso fácil, a luz própria, a felicidade simples e...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.