Bagé / RS, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Segurança

Campanha foi divulgada no lançamento da 105ª Expofeira

"Somos todos Alexandre Curto"

Ao final do lançamento da 105ª Expofeira de Bagé, a diretoria da Associação e Sindicato Rural se mobilizou para expor a campanha “Somos todos Alexandre Curto!”. Isso em apoio ao policial militar Alexandre Curto dos Santos, que foi condenado pela morte de Elton Brum da Silva, integrante do Movimento Sem Terra, morto em confronto na fazenda Southall, em São Gabriel.
O presidente da entidade, Rodrigo Borba Moglia, enfatiza que o policial foi condenado a 12 anos, em primeira instância, e já está cumprindo pena. “O chamamento que nós fazemos, a atenção que nós chamamos, é se este é o procedimento que nós queremos da nossa Justiça. No momento que há um confronto, a pessoa que está no outro lado, que está descumprindo uma ordem judicial e desrespeitando a autoridade policial, está ciente que pode receber reação”, salienta.
Moglia ressalta que condenar o servidor/indivíduo, nesta situação, penaliza-o, mas também passa uma mensagem negativa das forças policias. “De que maneira que um policial vai defender um cidadão? Eles devem pensar muito antes de defender cada um de nós, pois sabem que podem responder processo, ser condenados criminalmente como se fossem um assassino, tentando defender nós, cidadãos. O apelo que fazemos é que seja revista essa decisão. Não estamos colocando em cheque a Justiça. Nós apoiamos esse servidor e a sua família”, completa.
A campanha transcende a questão rural. “Por que ele foi condenado? Seria por que a vítima era um integrante do MST? Se fosse um traficante, ele (o policial) seria condenado dessa maneira? Temos que pensar na mensagem que passamos para a nossa sociedade. A polícia é o único aparato que temos entre nós e os bandidos. Pedimos às forças políticas que se engajem nessa campanha. Que não é somente pelo Alexandre, é por todas as forças policiais”, garante.

Petição pública
A Petição Pública Brasil é um serviço público gratuito de abaixo-assinados para quem pensa em exercer “pressão” em organismos, organizações ou empresas, sensibilizar políticos e organizar um protesto. As petições e abaixo-assinados on-line mobilizam a população sobre temas relevantes e são, muitas vezes, destacados nos principais meios de comunicação e grupos de mídia até chegarem ao seu alvo principal.
O organizador, Marcos Kelsch, enfatiza que a petição tem como objetivo “pressionar” para que o sargento Alexandre responda na fase recursal em liberdade, e talvez para que haja um novo júri, com a anulação do já foi realizado. “A ideia surgiu motivada pelo excepcional servidor policial que ele é.  O apoio está sendo surpreendente por parte de todos os estamentos sociais. Estamos até agora com três mil assinaturas”, explica.
Quem quiser assinar, a petição está diponível no link http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR102087.

Caminhada na sexta-feira
Kelsch solicita mobilização da população bageense para uma caminhada na sexta-feira, a partir das 17h30min. A saída é da Praça de Esportes e o percurso se estende até a Catedral de São Sebastião. “O movimento é em defesa dos Direitos Humanos. Para que haja sua aplicação de maneira universal, ou seja, para todos, principalmente aos servidores públicos. Quando o Estado coloca o servidor público em condições precárias de trabalho, quando o coloca em situação que potencializa a sua vitimização, em que eles morrem em uma quantidade muito acima do que seria minimamente razoável, o Estado está negando os direitos humanos aos servidores públicos. Infelizmente, os policiais não são vistos como pessoas. São vistos como o quê? É um uniforme e só”, salienta.
Ele comenta que é preciso que a sociedade brasileira, os governos, a mídia, e todas aquelas pessoas que têm poder de voz, exponham seus pensamentos. “Não dá para continuar. Não dá para você ter um grupo poderoso, com arma, com tudo (…). É hora de lutarmos pela universalidade dos direitos humanos”, salienta Kelsch.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 26/09/2017 | Segurança

  • Bagé, Quarta-feira 26 de Setembro

    Canteiro de obras em Seival é assaltado

    No domingo, por volta das 14h40min, um homem, na condição de vigilante de um canteiro de obras, em Seival, Candiota, compareceu na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para informar que o local foi alvo de assalto e ele teria sido...

  • Bagé, Quarta-feira 26 de Setembro

    Mais objetos encontrados no PRB

    Em mais uma revista de rotina no Presídio Regional de Bagé (PRB), realizada ontem, por volta das 8h, diversos objetos e aparelhos celulares foram encontrados. De acordo com o diretor da casa prisional, Carlos Eduardo Padilha, os agentes...

  • Bagé, Quarta-feira 26 de Setembro

    Homem é pego com animais silvestres

    Na tarde de domingo, por volta das 15h, a Polícia Rodoviária Federal, em patrulhamento na BR-153, quilômetro 632, abordou um indivíduo e apreendeu diversos animais silvestres. O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento...

  • Bagé, Quarta-feira 26 de Setembro

    PRF apreende arma

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada de ontem, durante abordagem de rotina na BR-153, quilômetro 114, em Bagé, apreendeu uma pistola calibre 765. Conforme repassado à reportagem, durante as atividades de fiscalização, os policiais...

Clique TV
Novo Polo na Tterrasul
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Engana-se quem acha que a riqueza e o status atraem inveja. As pessoas invejam mesmo o sorriso fácil, a luz própria, a felicidade simples e...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.