Bagé / RS, Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Social | Colunista: Gilmar de Quadros

Coluna Social

TERÇA-FEIRA (26), vai realizar-se “Fórum Regional em defesa da igualdade de gênero; articulação da universidade, gestão pública e movimentos sociais frente à violência contra mulheres e meninas”. O local, pela manhã, das 9h às 11h, Biblioteca Otávio Santos. À tarde, das 15h30min às 17h30min, cine debate sobre esse tema no campus da Unipampa.  À noite, das 18h30min às 20h30min, mesa redonda para discutir “a violência de gênero”, Unipampa.  A organização desse Fórum deu-se a partir de uma ação institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) da Federal do Pampa em apoio ao Movimento ElesporElas (HeforShe) da ONU Brasil.
 
TAMBÉM
, dia 26, a direção da Fiergs vai receber o comandante militar do Sul, general Edson Leal Pujol. O tema: “Panorama atual e perspectivas do Exército Brasileiro”. Em outubro, militares vêm a Bagé para três dias de debates e palestras que vão abordar a atuação do Exército nesta região do Brasil. O Arquivo Público e o Grupo de Estudos Tarciso Taborda promovem essa atividade. Aplausos!
 
DURANTE a inauguração da mostra “Restrospectiva Trinta Anos Sérgio Coirollo”, quinta-feira (21), Casa Pedro Wayne, Sapiran Brito me contou que o filme “Em 97 Era Assim”, dirigido por Zeca Brito, que teve direitos comprados pelo Sesc, vai, agora, ser exibido em Nova Iorque. Na televisão só em 2020, exibição pelo Canal Brasil, oba!
 
HOUVESSE concurso para eleger a obra-prima do artista plástico Sérgio Coirollo, com certeza, os retratos de dona Mariazinha e dr. Jaime da Silva Tavares dividiriam esse prêmio. O filho do casal, médico Luís Alfredo Costa da Silva Tavares, cedeu as duas obras do acervo da residência dele para essa exposição que pode ser visitada pelos próximos dias. Aplausos!
 
SALÃO do Paulo Veiga, quinta-feira, Maria Cristina Maurente Netto retocava o tom do cabelo; ela viajou a Santa Maria; a filha, a bonita Ana Helena Lahorgue, fez cabelo e maquilagem para ir a um jantar na OAB; a formatura dela em Direito, março de 2018. No outro espelho, Rafaela Ribas escovava os cabelos para ir ao jantar na casa de Ana Luiza e Wagner Bento, aniversário dele. Ah, Regina Sacco também chegou ao salão, o compromisso dela, exposição de Sérgio Coirollo, na Casa de Cultura.  Aplausos!
  
QUANDO o casal Prevedelo, Eusébio e Maita, veio de Rosário do Sul para visitar os clubes de Rotary, um momento especial dessa agenda, dia 5 de outubro, às 16h, na Casa da Amizade. A presidente Maria Zilma Karam e algumas diretoras visitaram, primeiro, as vovós da Vila Vicentina; depois, as crianças do Lar Santo Estevão. Aplausos!
 
A PROLE da família Obino vai aumentar. Em novembro, nasce Bárbara, filha de Pedro Ernesto Capiotti  Obino e Káren; em dezembro, vai nascer Mariano, filho de Pedro Obino Neto e Juliana. Assim, Ione será bisavó pela primeira vez; Vórgia, avó de mais um neto. Aplausos! 
 
MUITO
querido e estimado por todos, o médico Mário Mansur Filho tem circulado de carro, todas as tardes, pelo centro da cidade. Em cada lugar por onde passa, forma-se fila para cumprimentá-lo... DESFILE  FARROUPILHA, o prefeito Divaldo Lara foi muito cumprimentado após desfilar a cavalo e retornar a pé pela Sete para saudar os conhecidos e os estranhos também.  Não há como negar o imenso carisma de Divaldo; até seus adversários políticos precisam admitir esse fato. Aplausos!
NOVOS SONS,  projeto de reestruturação da banda do Imba, direção artística e regência, Lucas Barres. Curso de instrumentação para estudantes de 10 a 17 anos, não precisa estudar no Imba para ser da banda. Ouviram meninos! ... SOCIEDADE CULTURAL OS ZÍNGAROS vai comemorar 100 Anos em 2018.  A presidente do clube, Elizabeth Rodrigues, já elabora agenda de eventos, tal qual a data pede... ALMOÇO beneficente, domingo (24), no Centro Espírita Léon Denis. No cardápio risoto e salada, apenas para levar para casa.
 
DE São Gabriel, médico Gérson Luís Barreto de Oliveira: “Gilmar, lendo a social Aplausos notei que falas na escritora Elma Sant'Ana. Não posso deixar de relembrar a “Guasqueada do Pampa”, em 20/9/2010, reunião da família Guasque na Casa de Cultura Pedro Wayne, Bagé. Na ocasião,  Elma Sant'Ana lançou o livro comemorativo do ancestral da família: "Don José Guasque, da Espanha dos Bourbon ao Brasil Imperial e República Farroupilha". Depois, soube que Elma foi quem escreveu a biografia do Dr. Jônio Salles. Por isso, eu te digo que a ligação dessa pesquisadora com Bagé é muito fraterna. Convidem-a para a Feira do Livro; eu irei, a Bagé abraçar minha amiga Elma”. Abraço, Gérson.

CASAMENTO de Renata Ianzer e Everton Castro, hoje, às 19h30min, na Igreja Auxiliadora; depois, recepção no Clube Comercial.

Comente essa notícia
Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

“É erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstáculos; a vontade, vence-os.”
Alexandre Herculano
 
 
Parabéns em good...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.