Bagé / RS, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Semana é de inauguração do planetário da Unipampa

A partir das 9h de amanhã, a programação de inauguração do planetário da Universidade Federal do Pampa mobiliza a comunidade acadêmica. A primeira atividade será o plantio de árvores na área. Às 18h, será exibido o documentário "Astronomia para todos: um berçário estelar", no auditório do campus. A palestra "Do Big Bang ao planetário: 13,7 bilhões de anos escrevendo a nossa história" será ministrada em seguida, a partir das 19h, no mesmo local. A inauguração oficial está marcada para sexta, às 9h, e a abertura do espaço para as 11h. A primeira sessão ocorre às 15h para estudantes da escola Peri Coronel. Sessões de demonstração também estão previstas, a partir das 19h.
O coordenador do projeto, professor Guilherme Marranghello, comenta que o agendamento de turmas escolares está aberto e pode ser feito no site porteiras.s.unipampa.edu.br/planetário. Além disso, lembra que "o planetário vai, agora, oferecer sessões abertas à comunidade". E ele explica: "Elas ocorrerão nas quintas-feiras, à noite, em duas oportunidades, às 20h e às 21h. Também teremos sessões aos sábados, à tarde, às 16h, 17h e 18h. Apesar das sessões serem indicadas para todos os públicos, salientamos que as mais indicadas para o infantil ocorrerão sempre aos sábados, às 16h”.
Aqueles que visitarem o espaço, destaca Marranghello, encontrarão uma programação que inicia com a apresentação do céu noturno, indicando as principais constelações no céu, assim como os planetas visíveis. “A sessão Ilha de Vida, que será apresentada nos meses de setembro e outubro, traz a aventura e o maravilhamento imaginativo de duas crianças que exploram o céu, as constelações e os maiores planetas do sistema solar”, conta o professor universitário.
Outra sessão que o planetário da Unipampa apresenta entre os meses de setembro e outubro é a Fronteiras, produzida pelo Planetário de Medellín, que aborda “as nossas fronteiras regionais, saindo do sistema solar e alcançando as fronteiras do nosso Universo”. A sessão Fronteiras será exibida nas quintas-feiras, em dois horários, 20h e 21h. Vale destacar que a entrada é gratuita e será por ordem de chegada.  “Lembramos que o planetário dispõe de 40 lugares. A programação pode ser conferida no Facebook Planetário da Unipampa e informações podem ser obtidas pelo e-mail planetário@unipampa.edu.br “, comentou.

Desde o Big Bang
A teoria científica mais bem sucedida na tentativa de explicar a origem de tudo ficou conhecida como Big Bang. Segundo ela, o universo teria surgido há 13,7 bilhões de anos e explica que levou apenas três minutos para que ele processasse todo o material que daria origem às estrelas. É o que explica Marranghello, ao destacar que tudo isso será abordado na palestra, ministrada na quinta-feira.  “Mais tarde, foram as estrelas que processaram o material mais pesado e, ao explodirem, jogaram de volta o material necessário para formar os planetas”, completa.
“Nosso planeta surgiu com o sol e os demais planetas do sistema solar, quando o universo já possuía nove bilhões de anos de idade e precisou de mais um bilhão de anos para o surgimento da vida. Essa vida ainda era simples, unicelular, e assim permaneceu por mais três bilhões. Foi no último, destes 13,7 bilhões de anos, que a vida evoluiu rapidamente, formando organismos mais complexos”, explicou, a fim de despertar o interesse do leitor para a atividade, totalmente gratuita.
A fala também destacará a espécie dos Homo Habilis, Erectus, Neandertal e o mais recente, Homo Sapiens. “Mudamos nossa escala de tempo dos bilhões de anos para apenas os últimos dois milhões de anos de evolução. Desde os registros mais antigos já encontrados, com dezenas de milhares de anos, encontramos a paixão do ser humano pela Astronomia e de como os mais antigos faziam uso do céu para sua sobrevivência, determinando, por exemplo, o início das estações”, argumenta.
Por fim, a palestra apresentará a invenção do telescópio, dos foguetes, dos satélites. “Revolucionamos a vida, alcançando o espaço. Mantemos uma estação espacial internacional orbitando a Terra, pisamos na lua, levamos robôs para Marte e alcançamos os limites do sistema solar, buscando compreender o que é o universo, como surgimos ou se ainda encontraremos vida em algum outro planeta”, enfatiza.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 20/09/2017 | Geral

  • Bagé, Quarta-feira 20 de Setembro

    Nota Fiscal Gaúcha contemplará entidades de defesa e proteção animal

    Entidades de defesa e proteção animal poderão, a partir de 2018, ser beneficiadas no programa Nota Fiscal Gaúcha. O projeto de lei que concede o benefício, de autoria da deputada estadual Manuela d´Ávila (PCdoB), foi aprovado em plenário e...

  • Bagé, Quarta-feira 20 de Setembro

    Crianças participam de atividade da Semana Nacional de Trânsito

    A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) promoveu, ontem, mais atividades referentes à Semana do Trânsito. Na ocasião, os  agentes de trânsito entregaram informativos em sinaleiras da cidade, durante horário comercial. À tarde,...

  • Bagé, Quarta-feira 20 de Setembro

    Almoço farroupilha

    O Rancho Patrão Velho, na rua Caetano Gonçalves 1055, sedia, hoje, o 1º Almoço Farroupilha do Rotary Clube de Bagé Sul. O evento inicia às 12h e terá cardápio com churrasco, arroz, salada de maionese e salada verde. O convite custa R$ 25. O...

  • Bagé, Quarta-feira 20 de Setembro

    Desfile farroupilha contará com mais de 1,2 mil cavalos

    Acontece, hoje, o desfile de cavalarianos alusivo ao 20 de setembro. Segundo o organizador do evento, Orsay Azambuja, ao todo serão 34 entidades envolvidas. Até as 16h30min de ontem, conforme a responsável pela Inspetoria Veterinária, Ana Suñe, 1...

  • Bagé, Quarta-feira 20 de Setembro

    Prefeitura começa a planejar ações para o Outubro Rosa

    A Prefeitura de Bagé já começa a preparar as ações para a campanha do Outubro Rosa 2017. Uma reunião foi realizada, na segunda-feira, com presidentes de bairros, entidades e os secretários da Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso,...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Os olhos do espírito só se abrem à luz quando atinge-se a maturidade adquirida na correção das rotas do viver”
MP
 
Minuano gelado; coração...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.