Bagé / RS, Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Segurança

Operação Calcário desarticula organização criminosa de abigeato

A Força-tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato da Polícia Civil deflagrou, na manhã de ontem, a operação Calcário. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa de abigeato que agia em várias cidades do Estado. Foram cumpridas 21 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão, além de quatro apreensões de automóveis e uma de um caminhão boiadeiro, utilizado pela organização em furtos de gado.
Seis pessoas foram presas preventivamente, sendo que um dos homens também foi autuado em flagrante por posse de arma de fogo com numeração raspada. Em Bagé, foi preso Manoel Luís Goulart Alves, 51 anos, Jéferson Ferreira Pereira, 34, e Erineu Schneider de Souza, 73. Souza foi detido em flagrante por posse de arma e porque havia mandado de prisão preventiva contra ele.
De acordo com o boletim de ocorrência, quando Souza avistou a polícia correu para dentro de casa e lançou um objeto para o pátio vizinho. Porém, um agente da força-tarefa pulou o muro e teria encontrado o revólver calibre 38 com numeração raspada. Perante a autoridade policial, ele manifestou o desejo de somente se pronunciar em juízo.
Segundo os delegados Cristiano Ritta e André de Matos Mendes, a operação ocorreu nos municípios de Bagé, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Porto Alegre e Taquari. Três das prisões ocorreram em Bagé, uma em Taquari, uma em Dom Pedrito e outra em Porto Alegre. Três veículos e uma arma foram apreendidos na Rainha da Fronteira, além de carne e uma carroceria usada para transporte de gado vivo.
Conforme os investigadores, a organização criminosa é chefiada por Erineu Schineider, que atua tanto no furto de gado bovino e ovino vivo (utilizando caminhão boiadeiro), como na forma de carneada. “A maior parte dos integrantes da quadrilha são de Bagé”, relata o policial.
De acordo com informações da força-tarefa, a operação foi denominada Calcário porque as investigações tiveram início após o furto de 17 bovinos, ocorrido em 2 de março, no município de Caçapava do Sul, cidade conhecida pela grande produção do mineral. No decorrer das investigações, os policiais conseguiram apurar que a organização criminosa de Schneider foi a responsável pelo referido furto.
Mendes comenta que o bando também é responsável por vários outros abigeatos ocorridos nos últimos meses. “Destaco dois: o furto de 46 bovinos ocorrido em março, na cidade de Pântano Grande, e o furto na forma de carneada de 15 ovelhas prenhes,  no mês de julho, em Bagé. Ambos com grande destaque na mídia estadual. O primeiro pela quantidade de animais furtados e o segundo pela crueldade como as ovelhas foram abatidas”, explica.
A Força-Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato foi criada em agosto de 2016 pela Polícia Civil, e vem realizando várias ações com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade no campo. Os investigadores estimam que, durante um ano de atuação, mais de R$ 6,5 milhões já foram retirados das mãos dos criminosos. “Valores que deverão servir para restituir as vítimas”, relatou o inspetor Patrício Antunes.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 13/09/2017 | Segurança

  • Bagé, Terça-feira 13 de Setembro

    Sindicato orienta atuação policial diante do parcelamento de salários

    No mês de setembro, os policiais gaúchos passam pelo 21º parcelamento de salários. Conforme o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores do Rio Grande do Sul (Ugeirm), são 21 meses em que os profissionais, que são responsáveis pela...

  • Bagé, Terça-feira 13 de Setembro

    Jovem assaltado em parada de ônibus

    Um jovem de 19 anos comunicou, na DPPA, que foi assaltado, na segunda-feira, por volta das 19h30min, no bairro Malafaia. Isso em uma parada de ônibus próximo à Universidade Federal do Pampa. De acordo com o registro, a vítima estaria esperando o...

  • Bagé, Terça-feira 13 de Setembro

    Homem é atingido por uma pedra no rosto

    A Brigada Militar foi acionada, na segunda-feira, por volta das 12h30min, a comparecer no bairro Menino Deus para atender uma briga entre vizinhos. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Segundo o registro,...

Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

Leonardo Pacheco

INVISTA EM CULTURA. A CIDADE APLAUDE. Esta frase poderia circular pela cidade em adesivos nos ônibus do transporte público, nos táxis e carros...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.