Bagé / RS, Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Social | Colunista: Marcos Pintos

Coluna Social

Paralelo MP

“A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma.”
Auguste Rodin
 
Do Pampa ao Louvre
Prado (Madrid), Hermitage (St. Petersburgo), National Gallery (Londres), Metropolitan (New York) e Louvre (Paris) formam a constelação de museus onde brilham as principais obras da História da Arte. Para um artista – de preferência em vida – expor nas salas de tais ícones é o auge; a coroação de uma carreira onde o espaço artístico tem o poder de agregar valor material/imaterial as suas obras de maneira definitiva. Quem vive este momento é Christina de Salles Madruga. Bageense, Christina foi convidada a expor no Louvre que, na lista dos museus universais, destaca-se como o principal pelo poder de um acervo inigualável. “Recebi o inesperado convite do Carroussel du Louvre onde pensei, apenas, entrar como apreciadora das artes e nunca como expositora”, disse à coluna. Gaúcha criada no campo, a artista busca inspiração no próprio terroir. “Levo no meu sangue a alma dos antepassados e o trabalho árduo no campo. Pinto as cores de um Rio Grande colorido e de sua brava gente”, finaliza. O vernissage acontece em 20 de outubro, no stand B15 da Divine Académie, às 20h. Très magnifique!
 
Trilha das bruxas
Há muito planejada, finalmente empreendi a trilha da Costa da Lagoa, em Floripa. Com nível de dificuldade médio, a trilha é literalmente mágica. Em seu caminho, casas datadas do século XVII contam a história das mulheres benzedeiras conhecedoras do poder das ervas, banidas da Ilha dos Açores por serem consideradas “bruxas” naquele século – imaginem a energia. Durante o trajeto também são encontradas ruínas dos engenhos de farinha construídos por escravos no início do século XVIII levando o mochileiro a uma viagem no tempo. Avançando pela Mata Atlântica, o encontro com uma cachoeira de cerca de oito metros: convite irrecusável para lavar a alma. Depois de três horas, chegamos ao centrinho da Costa da Lagoa. Ali, restaurantes especializados em frutos do mar esperam o cara que, lógico, chega louco de fome – anchova grelhada, especialidade local, é a dica. Para coroar a trip, o retorno de barco, ao cair da tarde, permite apreciar a luz do sunset incidindo no verde das montanhas. Espetáculo para guardar com especial apreço na mochila de memórias...
 
Hidráulica: do sonho à realidade
A coluna tem o prazer de informar: segunda-feira, 4, foi assinada a ordem que dará início à obra de revitalização dos jardins da Hidráulica. O espaço integra o complexo “Memorial da Água” que abrange o restauro da antiga casa de filtros – sediará museu, auditório e salas de exposição. “A previsão é de que todo o projeto, custeado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), através da Lei Rouanet, seja entregue à comunidade em dezembro”, comentou o secretário da Cultura, Fabiano Marimon, durante a assinatura. Também presentes à solenidade, o diretor do Daeb, Volmir Silveira, o presidente da Associação de Amigos do Imba (Amimba), Lucas Barres, representantes da Figueiredo & Nunes, empresa executora da obra, além da responsável pela fiscalização dos restauros, arquiteta Joelma Lemos. “No final do ano, entregaremos mais um espaço cultural e de lazer aos bageenses. Trata-se de um local-símbolo à cultura e ao turismo bageense”, destacou Divaldo Lara. Aguardemos...
 
Hora do chá
As senhoras integrantes da Casa da Amizade estarão reunidas, amanhã, para o chá mensal da entidade. Fulvia Augusta Grande de Macedo informa que a atração da tarde fica a cargo da Mosaico Joias e que a campanha do mês será direcionada ao Lar da Criança Santo Estêvão com arrecadação de alimentos. O evento tem start às 16h sob organização do Grupo das Rosas.
 
Papo artístico
Ângela Zaffari protagonizou “Conversas com Artistas”, atividade desenvolvida pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) onde os protagonistas das exposições oportunizam informações sobre como surgem as obras. “Na ocasião, falei sobre a minha trajetória artística e o meu processo criativo desde o início, no qual o elemento fundamental foi, justamente, a paisagem, passando pela abstração que deu origem às linhas e quadrados e, por fim, a esta nova série de paisagens em pixels onde trago, novamente, a paisagem ao trabalho dentro da minha linguagem de quadrados”, explicou ao público. Com casa cheia – a exposição é sucesso – Ângela recebeu grande número de apreciadores. “Foi uma tarde prazerosa, na qual mediadores, estudantes de arte, amigos e artistas participaram da conversa, primeiro, no anfiteatro, em seguida, na sala Iberê Camargo, onde está a mostra”, finalizou. Do Quadrado à Paisagem pode ser visitada até 24 de setembro, com entrada franca. 

Comente essa notícia
Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

Leonardo Pacheco

INVISTA EM CULTURA. A CIDADE APLAUDE. Esta frase poderia circular pela cidade em adesivos nos ônibus do transporte público, nos táxis e carros...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.