Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Definida data para inauguração do planetário da Unipampa

Atividades comemorativas ocorrem nos dias 21 e 22 de setembro

Entrega da obra está prevista para sexta-feira
Entrega da obra está prevista para sexta-feira
Crédito: João A. M. Filho

A expectativa é de que a obra do planetário da Universidade Federal do Pampa seja entregue na sexta-feira. Inclusive, uma cerimônia deve ocorrer às 8h30min, no campus da instituição de ensino. Isso, porém, só será confirmado amanhã. Mas há uma programação de inauguração definida, que foi apresentada pelo coordenador do projeto Astronomia para Todos, professor Guilherme Marranghello. As atividades festivas começam no dia 21 de setembro, quando será feito o plantio de árvores ao redor do planetário. "Afinal, este planeta é, até o momento, o único onde temos certeza absoluta de existir vida, e é essencial cuidarmos dele", justificou o professor. No mesmo dia, a partir das 19h, ele ministra a palestra "Do Big Bang ao planetário: 13,7 bilhões de anos escrevendo a nossa história!". Mas a inauguração oficial ocorre no dia seguinte, pela manhã. As atividades só acontecem um mês após a entrega da obra porque, em tal período, será realizada a instalação de equipamentos.
Além da cerimônia oficial, haverá uma sessão de demonstração para as autoridades presentes. À tarde, a estrutura recebe uma turma da escola Peri Coronel para a primeira sessão oficial. Às 17h2min, haverá uma apresentação musical. Tal horário marca o início da primavera. "Ou para nós, astrônomos, o equinócio de primavera. Equi significa igual. Neste dia, a luz do Sol incide de forma igual sobre os hemisférios norte e sul. Assim, este é um dia que representa a igualdade entre todos", argumentou Marranghello. "Também é um dia que representa o ressurgimento da vida após o término do inverno e é isso que a data irá marcar", completa. Após a apresentação, sessões abertas ao público serão realizadas, uma programação que se repete no sábado à tarde.
Outras duas comemorações estão agendadas para os dias 21 e 22 de setembro, no Restaurante Quitanda e no Seu Jorge, respectivamente, ambas à noite. Marranghello explica que as duas empresas apoiaram a causa, realizando eventos para alavancar a arrecadação, na campanha que culminou na compra da cúpula do planetário. É importante lembrar que uma "vaquinha on-line", organizada por Marranghello, envolveu empresas e integrantes da comunidade acadêmica, e chegou ao fim ao atingir o montante de R$ 85 mil. O valor era essencial para a implantação da cúpula, que serve como um telhado, e que era imprescindível para o prosseguimento da intervenção. A "vaquinha" foi necessária, pois o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) não repassou os valores indispensáveis para isso.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 16/08/2017 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 16 de Agosto

    Governo anuncia pagamento total de horas extras do mês de julho

    A Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos (Sefir) divulgou, ontem, a informação de que o total das horas extras dos servidores, alusivas ao mês de julho, será pago em folha complementar na sexta-feira. Isso corresponde a cerca de R$...

  • Bagé, Segunda-feira 16 de Agosto

    Excesso de chuvas provoca alteração no cronograma de obras

    Após o fim de semana chuvoso, quando foram registrados mais de 85 milímetros de precipitação, segundo o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento (Seinfra) alterou cronograma de...

  • Bagé, Segunda-feira 16 de Agosto

    Futuros moradores de residencial realizam manifestação em frente ao condomínio

    Ontem à tarde, cerca de 50 famílias contempladas com apartamentos no residencial São Sebastião realizaram uma manifestação em frente ao condomínio, solicitando ao Executivo uma resposta sobre a data em que poderão ocupar as moradias. A vigilante...

  • Bagé, Segunda-feira 16 de Agosto

    Igreja divulga programação alusiva à família

    A primeira edição da Semana Municipal da Família, em Bagé, iniciou no domingo e se estende até o dia 19. O lema é “Família: santuário de vida”. Conforme o bispo dom Gílio Felício, no mês de agosto, a Igreja Católica comemora, já há alguns anos,...

  • Bagé, Segunda-feira 16 de Agosto

    Estado deve renovar contrato que garante recursos do SUS à Santa Casa de Caridade

    Na manhã de ontem, o provedor da Santa Casa de Caridade de Bagé, Aírton Torres de Lacerda, participou de reunião com o secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz. Na pauta, o principal tema era a renovação do contrato entre Estado e a...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.