Bagé / RS, Sábado, 19 de Agosto de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Estado apresenta redução no número de casos de mormo

Após dois anos

Saneamento de propriedades foi prática adotada pela Seapa
Saneamento de propriedades foi prática adotada pela Seapa
Crédito: Fernando Dias/EspecialFS

Há pouco mais de dois anos, o município de Rolante, no interior do Estado, virou notícia pela identificação de um equino diagnosticado com a doença de mormo. Rapidamente, foram divulgados inúmeros casos suspeitos da zoonose no Rio Grande do Sul, provocando não só o sacrifício de equinos, mas também contestação aos exames feitos para identificar a doença, como também cancelamentos de eventos que concentravam animais para provas ou desfiles.
 
Suspeitas e confirmações 
Desde então, conforme dados disponibilizados pela Secretaria da Agricultura e, atualizados no mês passado, cerca de 122 suspeitas já foram descartadas, 46 focos confirmados e um total de 73 animais comprovadamente positivos, sendo que 61 foram diagnosticados pelo teste de maleína, 10 por western blooting e um por óbito em decorrência da zoonose. Segundo o Departamento de Sanidade Animal da pasta da Agricultura, cerca de 29 propriedades foco já encerraram o saneamento e foram desinterditadas. Em 2017 já ocorreram 14 investigações em função de suspeitas de mormo.
 
Em Bagé 
Em novembro de 2015, ocorreu uma suspeita da doença em um equino que era mantido no Círculo Militar. Em dezembro do mesmo ano, exames comprovaram que o animal não apresentava mormo. Contudo, desse montante divulgado pela Seapa, um equino foi identificado com a doença em uma propriedade em Bagé, na divisa de Dom Pedrito. Em contato com a representante da Inspetoria Veterinária e Zootécnica do município, a médica veterinária Anna Suñé, o animal teve a prova e contraprova confirmadas para a zoonose e a propriedade interditada para saneamento. “Contudo, houve uma liminar que impediu o sacrifício do animal, sendo que ele acabou morrendo depois por outra causa, não tendo relação com a doença”, destaca Anna, ressaltando que a propriedade já foi desinterditada e que não houve mais casos confirmados da doença na região de Bagé. O caso foi notícia no Folha do Sul em 27 de julho do ano passado.
 
Investigação e controle 
A representante da Secretaria da Agricultura, em Porto Alegre, Rita Dulac Domingues, comenta que, até o momento, no Estado, foram confirmados três focos novos da doença. Ela destaca que houve uma redução no número de focos nestes dois anos. A diminuição no número de casos é justificada pela fiscal agropecuária porque os trabalhos de investigação e controle dos focos feito pelos profissionais têm obtido resultados positivos. “A ampla divulgação da doença, até então desconhecida pela população, também ajudou a controlar a disseminação por parte de criadores e proprietários conscientes, que prezam por fazer os exames regularmente e não expõem seus animais ao risco participando de eventos onde estes exames não são exigidos no ingresso”, declara Rita.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 12/08/2017 | Geral

  • Bagé, Sábado 12 de Agosto

    Sebrae/RS e Associação Rural promovem excursão para Expointer

    A Gerência Regional Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae/RS, em parceria com a Associação e Sindicato Rural de Bagé, promove excursão para a Expointer, sem custo, no dia 31 de agosto. Os produtores rurais interessados devem possuir Inscrição...

  • Bagé, Sábado 12 de Agosto

    Prefeito anuncia criação do programa Sala de Gestão

    Para acompanhamento das ações e obras, o prefeito Divaldo Lara lançou, ontem pela manhã, a criação do programa Sala de Gestão. Conforme a assessoria de comunicação, cada secretário terá um login e uma senha para acesso do sistema, que dividirá o...

  • Bagé, Sábado 12 de Agosto

    Secretaria de Saúde de Bagé conquista prêmio em Porto Alegre

    A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência apresentou na Mostra Estadual de Experiências do SUS nos municípios gaúchos em 2017, realizada de 8 a 10 de agosto, em Porto Alegre, o projeto que vem sendo desenvolvido na rede pública...

  • Bagé, Sábado 12 de Agosto

    Prefeitura trabalha na construção de 25 abrigos de ônibus

    Com as recentes chuvas na cidade, uma preocupação veio à tona: a necessidade de estruturas para quem pega ônibus no centro e nos bairros. Desde janeiro, a Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) trabalha na elaboração...

  • Bagé, Sábado 12 de Agosto

    Acumulado do mês de agosto ultrapassa 80 milímetros

    Na quinta-feira, conforme o portal Climatempo, áreas de instabilidade voltaram a crescer entre a Argentina e o Paraguai e avançaram em direção ao Sul do Brasil. Entre a noite de quinta e a manhã  de sexta, choveram 10 milímetros em Bagé. De...

Clique TV
Técnico e jogadores do jalde-negro convidam torcida para a decisão da Segunda Divisão
No domingo, no Pedra Moura, o jalde-negro bageense tem seu jogo decisivo contra o Internacional, valendo o título da Segunda Divisão de 2017. No vídeo, o técnico Geverton Duarte e atletas fazem um...
Assista também:
Campanha busca lar para cães adultos atendidos pelo NBPA
Clique Social

Aplausos

Divulgação/FS

CONVITE em francês e português, vernissagem no Museu do Louvre, Paris, dia 20 de outubro, das 20h às 22h. CRISTINA SALIS MADRUGA, artista...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.