Bagé / RS, Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Social | Colunista: Gilmar de Quadros

Coluna Social

MÉDICO, nefrologista, Gérson Luís Barreto de Oliveira “ergueu a taça”, outra vez, ao publicar artigo sobre Bagé. Começa assim: “Minha avó, Orphelina, adorava um desfile, qualquer que fosse, na avenida Sete. Lembro-me, exatamente, o lugar em que fiquei, perto do Clube Caixeiral, de repente começou o que era praticamente uma parada militar, solene. Paralisado, com minha visão de criança, observei que algo importante acontecia, as pessoas estavam em frenesi pela possibilidade de saudar o general presidente Emílio Garrastazu Médici. O ano era 1974. (...)
 
TIO PEDRO casara com a tia Glorinha, e tiveram um único filho, um tarimbadíssimo artista plástico. Não é preciso dizer que este filho levou uma visão fronteiriça para a arte e ganhou o mundo. O que poucos sabem é que o filho, Glênio, exerceu também profunda atividade intelectual. A convite do genial Darcy Ribeiro ajudou a fundar a Universidade de Brasília (UnB). Aí veio 1964, fecharam a universidade, os maiores expoentes foram presos. (...)
 
NA ÉPOCA, meu tio Pedrinho foi avisado de que o filho estava sendo detido. Contaram-me, anos depois, que ele pegou o telefone e, entre ansioso e com um Parkinson já ativo, discou um número que ninguém sabia que possuía: –
“Prenderam meu filho”. (...)
 
GLÊNIO veio a Bagé visitar o pai dele. Tio Pedro pediu para que ele fizesse uns painéis com temas gauchescos para decorar o restaurante Bianchetti. Parte do trabalho foi iniciado ali mesmo, o restante, pelo que sei, na estância da Pepita Ollé Collares, nas Palmas. (...) Quando a Esquina Bianchetti fechou, em outubro de 1988, meu pai me incumbiu de dar destino a muitos objetos, incluindo os painéis.  'Um deles, guardo comigo em São Gabriel.  (...)".
 
BACANA a proposta da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed) de tematizar a caminha cívica deste ano: "Escritores que fazem história na literatura de Bagé"... SUCESSO, oficina de crônicas com a escritora Letícia Wierzchowski, no Café & Prosa, aos sábados. Participam, entre outros: Andrea Gallo, Nilo Romero e Fernando Rich... PALESTRA, dia 22, Expoagas, Centro de Eventos da Fiergs, Lindonor Peruzzo Jr., Giovanni Tumelero, Júlio Eggers e Maria Augusta De Cesaro: “Empreendedorismo e Sucessão nas Empresas”. Aplausos!
 
 
QUARTA-FEIRA (9), em Bagé, realizou-se encontro de 48 fotógrafos da região... FORMATURA Direito (Urcamp), sábado (12), às 19h, no Clube Comercial... FESTIVAL HÍPICO, de 18 a 20, no Círculo Militar.  Aplausos!
 
VAI INAUGURAR, dia 18, às 18h, na Galeria do Palacete Pedro Osório, exposição “Reminiscências”, coletiva 30 artistas de Santa Maria... ASSOCIAÇÃO Amigos Museu Dom Diogo de Souza promove, dia 18, “Caldos de Memória”, na Casa da Sete. Sabiam que Fábio Lucas faz parte, agora, dessa associação? Aplausos!
 
PRÊMIO DISTINÇÃO EMPRESARIAL, Aciba, 15ª edição, sexta-feira (18), às 20h, no Clube Comercial. Rádios Difusora e Delta FM (Mariano Augusto, Beto Cogoy), Antena 1 e Difusora ( Gilmar de Quadros), oba!... CIA DE DANÇA Edson Silva vai realizar “Noite de Massas”, domingo (20), às 20h, no Salão Comemore. Aplausos!

Comente essa notícia
Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

Escrever é um ato solitário do qual me aproprio como forma de suavizar as dores e potencializar as alegrias do existir”.
MP
 
Ensaio sobre a...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.