Bagé / RS, Sábado, 19 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Cultura | Colunista: Diones Franchi

Juvêncio Lemos

 
Juvêncio Maximiliano Lemos nasceu em Canguçu em 29 de outubro de 1873, sendo de uma família de modestos agricultores. Iniciou na vida pública, como inspetor da Brigada Militar. Participou da Revolução de 1893, sendo defensor da República. Esteve no Cerco de Bagé, onde se concentrava a maior oposição ao governo. Durante o Cerco, Juvêncio Lemos, foi gravemente ferido por bala de fuzil no dia 24 de dezembro de 1893, sendo levado ao hospital de sangue. No posto de Alferes, foi incorporado ao 2ª Batalhão de Infantaria da Brigada Militar.
Em novembro de 1894, foi lhe concedido o posto de tenente, pelos serviços prestados a divisão memorável do sítio de Bagé.
Em 1909 veio a assumir o cargo de intendente provisório de Bagé no dia 11 de abril, após a anulação das eleições no município. Nessa ocasião, o major Juvêncio Lemos mostrou sua capacidade de administrador, tendo ficado à frente do município, de 15 de abril de 1909 até 31 de maio de 1910. Foi subchefe da polícia do estado e também Intendente eleito de Santana do Livramento.
Participou da Revolução de 1923, tendo lutado pelos Chimangos e organizado a 2ª Brigada Provisória do Oeste. Logo a seguir foi transferido com o seu Estado Maior para a 3ª Brigada Provisória do Sul, que também organizou e comandou.
Em 1924 comandou o 4° Batalhão de Infantaria Montada, depois chamado de 4° Batalhão de Caçadores de que foi organizador e primeiro comandante.
Em 1926, quando estava doente no hospital de Uruguaiana, pediu transferência para o hospital da Brigada Militar em Porto Alegre, e pouco depois solicitou reforma do serviço ativo da Brigada, tornando-se coronel graduado.
Em 1929, para contornar uma crise política foi chamado a Bagé, onde as eleições foram objeto de recurso apresentado pelo Tribunal de Apelação do Estado pelos candidatos Luís Mércio Teixeira e Carlos Kluwe. Osvaldo Aranha vindo a Bagé promoveu a pacificação, que concluía a retirada dos recursos interpostos, a renúncias dos membros do governo municipal, e a eleição de um intendente republicano do agrado das duas correntes, além de um vice-intendente libertador, cinco conselheiros libertadores e quatro republicanos. Foi apresentado o nome de Adolpho Luiz Dupont, com o qual as fontes maragatas não concordaram. Levado o caso ao presidente do Estado do Rio Grande do Sul Getúlio Vargas, foi indicado o nome do coronel Juvêncio Lemos, devido o prestígio que possuía no município.
Candidato da Frente Única foi eleito e empossado em 3 de março de 1930 e apoiando o movimento revolucionário de 3 de outubro, foi em 1° de dezembro de 1930 confirmado no cargo de prefeito, permanecendo até 8 de novembro de 1932.
Sua gestão foi muito importante, sendo considerado o primeiro a usar na administração de Bagé a designação de prefeito.
Fixou residência em Pelotas, onde exerceu a direção do Colégio Pelotense. Falava fluentemente francês, italiano e espanhol. Já na velhice estudou Inglês e Guarani.
Após se retirar da vida militar e política, exerceu ainda o cargo de provedor da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.
Foi casado com dona Gertrudes Jardim Lemos e deste matrimônio nasceram o coronel dr. Amadeu Lemos, médico da Brigada Militar, as professoras Zulmira e Santuza Lemos, Maria Lemos de Menezes e Eglantina Lemos Goulart, todas residindo em Pelotas.
Juvêncio Lemos faleceu no dia 12 de fevereiro de 1952. Em sua homenagem foi denomina a Escola Estadual de Ensino Fundamental Cel. Juvêncio Lemos em Rio Grande e a rua Juvêncio Lemos em Bagé.

Comente essa notícia
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

DEPOIS de lerem nesta social sobre lançamento do livro que vai contar a história da tradicional Casa Sloper, algumas amigas relembraram o glamour...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.